quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sinopse do futebol espanhol - Apanhado de informações sobre o contexto espanhol, com os principais clubes, maiores torcidas, maiores vencedores e clássicos mais importantes

Futebol na Espanha

Assim como ocorre em toda Europa Ocidental, o futebol é o esporte mais popular também entre os espanhóis. Com uma população que gira em torno de 47 milhões de habitantes, a Espanha não está entre os países mais poderosos do seu continente, nem política, tampouco economicamente.

Se na área econômica a União Europeia tem como grandes potências a Alemanha, Inglaterra, França e Itália, no futebol a Espanha certamente está entre os grandes protagonistas. A liga espanhola, especialmente Real Madrid e Barcelona, são considerados referências mundiais no futebol. Marcas globais, que estão entre as instituições poliesportivas mais ricas e conhecidas do planeta.

Preferência nacional

Aproximadamente 68% dos espanhóis tem o futebol como o esporte predileto, superando por muito algumas modalidades como Tênis e Basquetebol. É o que diz uma pesquisa do Instituto espanhol AIMC (Associação para Investigação dos Meios de Comunicação). Fonte aqui.

Maiores da Espanha

Quando falamos em futebol espanhol, automaticamente pensamos em Barcelona e Real Madrid. São dois clubes hegemônicos, que já tiveram dezenas de craques ao longo dos tempos e que até hoje possuem os maiores craques da atualidade. O poderio econômico de Real Madrid e Barcelona é tão grande que se consolidaram nos últimos 10 anos entre as 3 equipes de futebol mais importantes do mundo. Encabeçam listas de maiores arrecadações, mais populares e globais, além é claro, de elencos mais qualificados. Isso faz ambos brigarem por todos os títulos possíveis, e, muitas vezes, vencerem.

No entanto, neste blog sempre enfatizamos a ótica intrínsica, neste caso, a visão que os próprios espanhóis possuem de seus clubes. A opinião pública da Espanha atualmente vê Real Madrid e Barcelona como os gigantes opostos e que polarizam o país e parte do planeta. Mas isso era bem diferente há até 25 anos atrás. O Atlético de Madrid, hoje tido como a terceira força espanhola, já foi tão bem sucedido quanto o Barcelona é hoje, por exemplo. Ambos se alternavam em boas fases e possuíam muito equilíbrio em títulos nacionais. Foi nos Anos 1980 que o Barcelona começou a abrir vantagem sobre os colchoneros de Madrid e dividir o protagonismo das disputas com o Real Madrid.

Na atualidade, o Atlético caminha a passos largos para ser mais um grande europeu. Ainda que não atinja o mesmo patamar dos dois rivais, o clube tenta se consolidar definitivamente como grande no cenário europeu e internacional, já que dentro do seu país já possui tal status.

Além dos três citados, a maioria dos espanhóis ainda vê outros dois clubes como “grandes” no país: Valencia e Athletic Bilbao, embora sejam vistos como grandes de representatividade e importância regional.

Abaixo, são citados os grandes clubes por cidade:

Madrid: Real Madrid e Atlético de Madrid

Barcelona: Barcelona

Valência: Valencia

País Basco: Athletic Bilbao


Há ainda os "médios tradicionais", que são chamados de “grandes” apenas em suas respectivas cidades e microrregiões. São eles:

Barcelona: Espanyol

Sevilla: Sevilla e Real Betis

País Basco: Real Sociedad

Mapa geopolítico da Espanha com as principais regiões e províncias:


















Maiores torcidas da Espanha

Barcelona e Real Madrid atualmente possuem uma inserção global, fruto da grande exposição proporcionada pela Liga Espanhola e pela UEFA Champions League. Contam com torcedores e simpatizantes em todo o mundo. Na maior e mais importante ferramenta de popularidade global, o Facebook, os dois gigantes são os dois mais populares do mundo. Em janeiro de 2015, o Barça contava com 81,8 milhões de seguidores e o Real com 81,3 milhões de fãs, muito a frente do Manchester United, terceiro mais popular com cerca de milhões 64 milhões de seguidores. Após boas campanhas nos últimos anos, o Atlético de Madrid também aproveitou para colecionar simpatizantes ao ponto de atingir os incríveis 10 milhões de seguidores e figurar entre os 15 clubes mais populares do mundo nesta rede social.

Em território espanhol, o domínio é madrilenho. O Real Madrid possui a maior torcida do país, presente em todos os cantos da Espanha, ainda que com penetração menor em regiões como Catalunha, Valencia, Sevilla e País Basco.

O Barcelona possui em seu torcedor local um forte vínculo com sua província. O clube é um dos grandes orgulhos dos catalães e um símbolo de Movimentos separatistas. Isso afugenta e gera repúdio de espanhóis de outras regiões, mas não impede que o clube seja o segundo mais popular do país. A fase que o Barcelona vive desde os Anos 90, de títulos e craques, fez aumentar o número de torcedores e simpatizantes entre os espanhóis não-catalães.

As pesquisas de popularidade na Espanha seguem a tendência de outros institutos europeus, com informações que privilegiam o mercado. Acabam entrando nas estatísticas os torcedores e também os simpatizantes (potenciais consumidores).

Vamos aos números:

Pesquisa 1 – configuração nacional

Uma pesquisa de torcida foi realizada em 2013 pelo instituto AIMC. Embora a metodologia desta pesquisa não esteja clara na fonte, é possível que esse percentual seja a estimativa de torcedores entre a população espanhola (e seus 47 milhões de habitantes). Veja o resultado da pesquisa e o percentual estimado de torcedores dos cinco clubes mais populares da Espanha:

Clube
% torcedores
1
Real Madrid
23,8 %
2
Barcelona
18,2 %
3
Atlético de Madrid
3,7 %
4
Valencia
3,1 %
5
Athletic Bilbao
2,7 %

Fonte: AIMC, 2013. 

Pesquisa 2 – configuração nacional

Este outro estudo produzido em 2014 pelo instituto CIS (Centro de Investigaciones Sociológicas) mostra o percentual estimado de torcedores e simpatizantes entre a população espanhola que acompanha futebol. Diferente da primeira pesquisa apresentada, nesta pesquisa o percentual foi calculado sobre a parcela da população que acompanha futebol. Por isso números de Real Madrid e Barcelona aparecem tão elevados.

Clube
% torcedores
1
Real Madrid
37,9%
2
Barcelona
25,4%
3
Atlético de Madrid
6,1%
4
Valencia
3,5%
5
Athletic Bilbao
3,3%
6
Betis
3,2%
9
Real Sociedad
1,9%
7
Deport. La Coruña
1,5%
8
Celta de Vigo
1,3%
9
Zaragoza
1,3%
10
Osasuna
1,2%
11
Sevilla
1,1%

Fonte: CIS, 2014.  

Como podemos notar, as 5 maiores torcidas mantiveram a ordem nas duas pesquisas, ainda que apresente grande variação de proporcionalidade entre elas.

Abaixo, um detalhamento da popularidade por cidade e região.

Madrid

Madrid é a capital da Espanha e cidade mais importante do país. Conta com uma região metropolitana de quase 7 milhões de habitantes. O Real Madrid abocanha a maior parte da preferência da cidade, com bastante vantagem para seu rival Atlético. Entre a população madrileña que possui uma equipe de futebol, a proporção de torcedores é a seguinte:

Real Madrid
62%
Atlético Madrid
22%
Barcelona
8%


Barcelona

Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Cataluña. Segunda cidade mais populosa no reinado espanhol. Sua área urbana concentra 4 milhões de catalães. O forte sentimento local do catalão com sua terra é um fator que contribui para que a Cataluña e Barcelona sejam uma das províncias com maior apego ao clube da cidade. O domínio do Barcelona é absoluto.

Barcelona
77%
Real Madrid
16%
Espanyol
3%


Valencia

A cidade de Valencia é a terceira maior e mais importante do país. Possui um grande clube, o Valencia, que conta com o apoio maciço dos torcedores da cidade e região. Essa polarização regional faz com que o Valencia tenha mercado e força suficiente para, muitas vezes, conseguir competir com os outros grandes.

Valencia
55%
Barcelona
18%
Real Madrid
17%


Sevilla

A cidade de Sevilla possui cerca de 1 milhão de pessoas e dois clubes muito tradicionais. Apesar da rivalidade e divisão de forças, a torcida do Betis é significativamente maior. A divisão de torcida na cidade é a seguinte:

Betis
55%
Sevilla
20%
Real Madrid
11%
Barcelona
7%

País Basco

A comunidade autônoma do País Basco possui duas províncias, com importantes cidades onde se localizam os dois principais clubes da região: Bilbau ou Bizkaia (1 milhão de habitantes, província do Athletic Bilbao) e Guipúscoa (800 mil habitantes, província do Real Sociedad). Cada clube ostenta o título de mais popular em sua respectiva cidade/província. O Athletic atinge 84% da preferência local em sua cidade, enquanto o Real Sociedad chega a 76% da torcida em sua cidade. Não só em Bilbau e Guipúscoa, mas em todo o País Basco, Real Madrid e Barcelona possuem quantidade insignificante de torcedores.

Mapa de popularidade da Espanha

O mapa abaixo mostra todas as províncias espanholas, mostrando o clube mais popular da respectiva região. O Real Madrid  é o clube de maior torcida em 23 províncias espanholas. Para ampliar a imagem, clique sobre a foto.



Fonte das informações acima: http://www.jotdown.es/2014/09/mapa-de-las-aficiones-del-futbol-espanol/ 

Mídia e Cotas de TV

Na Espanha, existe uma imprensa bastante segmentada, que cobre com mais intensidade os clubes da sua respectiva região. Madrid é o maior mercado publicitário do país e concentra os principais veículos de comunicação.

É comum a rivalidade entre Barcelona e Real Madrid transcenderem para os meios de imprensa. A mídia catalã é frequentemente acusada de tentar implantar crises no Real Madrid e a mesma coisa ocorre com a imprensa madrilenha. Além da rivalidade clubística, há também a rivalidade geopolítica que transcende para mídia, uma vez que os catalães são extremamente apegados à sua terra, o que gera conflitos nacionalistas entre a capital e a Cataluña.

Cotas de TV - O principal canal de televisão que detém os direitos de transmissão do Campeonato Espanhol – La Liga é o Canal + Liga, que pertence ao grupo Prisa TV, líder de audiênca na TV a cabo espanhola. O Canal + é responsável pela transmissão dos jogos, enviados para centenas de países diferentes. Na TV aberta, o canal Cuatro transmite um jogo por rodada para toda Espanha, privilegiando o apelo popular e audiência. Com isso as partidas mais televisionados no país são os jogos de Real Madrid, Barcelona, Atlético, Valencia e Athletic, nessa ordem.

A liga espanhola é um dos campeonatos mais assistidos do mundo, chamada também de Liga das estrelas por causa da grande quantidade de craques atuando pelo país.

A negociação dos direitos de TV é individual, o que torna a disparidade gigantesca entre os dois gigantes e os demais. Levando em conta a divisão de direitos de TV da última temporada completa, 2013/14, Real Madrid e Barcelona receberam € 140 milhões cada um. Atualmente, este modelo de divisão é contestado por todos os clubes da Liga, exceto Barcelona e Real Madrid. Ameaças de greve por parte dos clubes são recorrentes, o que pode acelerar algumas mudanças no atual sistema de cotas. Veja na figura abaixo o montante (em euros) destinado a cada equipe na temporada 2013/14.



Os clubes mais vencedores

O Real Madrid é o clube com o maior número de títulos nacionais e também o grande papa-títulos da Europa. Maior vencedor da UEFA Champions League, é considerado por muitos como o maior clube de futebol do planeta.

O Campeonato Espanhol é conhecido internacionalmente como La Liga ou Liga das Estrelas, e costuma aparecer como a melhor liga nacional do mundo nas listas publicadas pela IFFHS. O certame é disputado por vinte clubes, com sistema de disputa em pontos corridos, turno e returno. O campeonato é disputado desde 1928/1929.

Os 5 maiores clubes da Espanha dominam a lista de campeões, sendo mais da metade dos títulos vencidos por Real Madrid ou Barcelona. E apenas 9 clubes diferentes já foram campeões espanhóis, o que mostra uma concentração de forças em poucas equipes.

Uma curiosidade é que até meados década de 1970, Barcelona e Atlético de Madrid disputavam ferrenhamente o posto de segundo maior campeão espanhol. Foi nos Anos 80 em diante, que o Barcelona começou a abrir vantagem e se consolidar como a segunda força em títulos nacionais.

No cenário internacional, na competição de clubes mais importante do mundo, a UEFA Champions League, a Espanha vai bem. É o país com mais títulos, com 14, apesar desses triunfos estarem concentrados em apenas duas equipes. Valencia e Atlético já passaram perto, ambos possuem dois vices no torneio.

Em títulos mundiais, embora espanhóis não deem o mesmo valor que dão para a Liga Nacional e Liga dos Campeões da UEFA, o domínio é do Real Madrid, que ao lado do Milan, possui 4 títulos mundiais (3 Copas Intercontinentais e 1 Mundial de Clubes da FIFA) sendo o maior vencedor. O Barcelona possui 2 títulos de campeão do mundo e o Atlético um (1), pois em 1973/74 o campeão da Europa, Bayern de Munique, não representou o continente na final contra o campeão sul-americano, papel que coube ao Atlético, vice-campeão da Europa.

Abaixo, uma tabela com o número de títulos das duas competições mais importantes para os clubes espanhóis:

Clube
Campeonato Espanhol
Liga dos Campeões da UEFA
Real Madrid
32
11
Barcelona
25
4
Atlético Madrid
10
-
Athletic Bilbao
8
-
Valencia
6
-
Real Sociedad
2
-
Betis
1
-
Sevilla
1
-
La Coruña
1
-


Maiores clássicos da Espanha

El Clásico é o nome do duelo entre Barcelona x Real Madrid, considerado o maior clássico da Espanha e talvez o maior clássico do mundo. Diferentemente do que ocorre na maioria dos clássicos, em que a rivalidade é motivada pela vizinhança, este clássico tem alguns aspectos bem peculiares. A principal delas envolve fatores que vão além do futebol: a geopolítica. A Cataluña é uma província que, desde os tempos do ditador Francisco Franco, reclamava das atrocidades e do poder centralizador emanado da capital Madrid. Isso fez surgir um sentimento e um desejo de autonomia e independência no povo catalão, que entendia possuir grandes diferenças culturais e de ideologia com o resto do país que era controlado por Madrid. Na capital, os madrilenhos veem isso como uma rebeldia, traição à nação espanhola, gerando um sentimento de repúdio. Essas diferenças históricas são envolvidas até hoje em cada duelo entre Barcelona e Real Madrid. Somado a isso, são dois dos mais ricos clubes do mundo, constantemente disputam jogadores que se destacam por outras equipes. A rivalidade extra-campo invade os gramados, uma vez que os dois polarizam os títulos e a cada temporada, brigam cabeça a cabeça pelo título. Ódio entre povos, rivalidade dentro de campo com os melhores elencos do planeta... este é “O Clássico”, jogo que faz o mundo inteiro parar para assistir ao duelo.

Derbi de Madrid é o nome do clássico entre Real Madrid x Atlético Madrid. É o segundo maior clássico da Espanha. Os dois grandes clubes da capital possuem uma rivalidade histórica e intermitente. As fases do Atlético fazem este clássico se tornar ora mais, ora menos intenso em rivalidade. O Real Madrid é um clube com origens ligadas à realeza espanhola e com as classes mais abastadas, enquanto que o Atlético é por origem ligado às classes operárias da cidade. Isso gera entre os torcedores colchoneros um sentimento de inferioridade de recursos e de "superação na base da alma" contra o “primo rico”. Apesar dos torcedores merengues desenvolverem rivalidade muito maior com o Barcelona, não há unilateralidade nesta rivalidade, pois no passado a rivalidade entre os dois grandes de Madrid era intensa e em alguns períodos foi considerado como o clássico mais importante do país.

Clásico Barça-Atlético é o nome do clássico entre Barcelona x Atlético Madrid. É um clássico importante, cuja rivalidade também tem cunho geopolítico. Os mesmos motivos descritos no clássico Real Madrid x Barcelona valem para este duelo, embora a visão que os catalães tenham do Atlético seja bem menos radical, vinculando muito mais o Real Madrid ao poder centralizador da capital. Atlético e Barcelona tinham tamanhos parecidos até a década de 70, quando o time alvi-rubro começou a ficar para trás. Para os torcedores de ambos, o Real Madrid é o principal rival. Para os torcedores do Barcelona, a rivalidade com o Atlético divide um segundo plano com o Espanyol, enquanto os colchoneros assumem o Barcelona como único segundo rival.

Derbi Sevillano ou Derbi de Andalucía é o nome do clássico entre Betis x Sevilla. É o clássico local mais importante da Espanha. Sevillanos costumam dizer que é a maior rivalidade do país por envolver dois clubes da mesma cidade que se odeiam em grau máximo. Os clubes se equivalem nos títulos espanhóis (um, cada), o Real Betis possui uma torcida consideravelmente maior na cidade e região, enquanto o Sevilla possui uma condição financeira atual melhor e vantagem confortável na história de confrontos diretos do clássico.

Derbi Vasco é o nome do clássico entre Athletic Bilbao x Real Sociedad. Embora sejam de cidades diferentes, fazem parte do País Basco (País Vasco). Bizkaia (província do Athletic Bilbao) e Guipúscoa (província do Real Sociedad) ficam próximas. A popularidade absoluta de cada clube em sua respectiva cidade e província faz com que a rivalidade ganhe traços bairristas. Há uma disputa entre clubes e cidades para ver quem consegue polarizar mais a comunidade autônoma do País Basco. Com o histórico de ambas as equipes só utilizarem jogadores nascidos no País Basco, sempre existiram muitas disputas entre os olheiros das categorias de base dos dois clubes para recrutar jovens talentos, devido ao pequeno mercado para garimpagem. Este foi e ainda é um dos grandes motivos da rivalidade entre os clubes e seus dirigentes.

Derbi Barcelonés ou Derbi Catalán é o nome do jogo entre Barcelona x EspanyolE mais uma vez a política do país sendo decisiva para rivalidade no futebol. Embora não haja muita rivalidade por parte dos torcedores do Barcelona, este clássico local teve seu auge nos Anos 30, quando ambos tinham força equivalente e rivalidade grande. Durante a Guerra Civil espanhola, os dirigentes do Barcelona acusavam o Espanyol de ter ideologia centralista, traindo os ideais de catalanismo. Hoje em dia, a maioria dos torcedores do Espanyol continuam com o mesmo conceito, de uma Catalunha da Espanha, fato que incomoda os torcedores barcelonistas. Atualmente, o Espanyol é apenas o segundo ou terceiro rival do Barcelona, que vê em Madrid seus principais adversários. Já o Barcelona continua sendo o grande rival histórico do Espanyol.

Outros clássicos locais: 

Derbi de Valencia disputado entre Valencia e Levante; Derbi de Andalucía Oriental entre Granada e Málaga; Derbi Gallego entre os clubes da Galicia: Deportivo La Coruña e Celta de Vigo. Todos esses clássicos possuem apelo local e menor importância no contexto espanhol.

22 comentários:

  1. Sinopse do futebol,

    Excelente análise da principal liga nacional do Mundo segundo a IFFHS (na minha opinião a segunda, atrás somente da Inglesa).
    Detalhe para dois aspectos, o Athletic Bilbao ao lado Real e Barcelona foi a única equipe a não ser rebaixada. O outro é as cotas de TV de Real e Barça, que se assemelham às de Corinthians e Flamengo aqui no Brasil.

    Abraços.
    Participe do Super Quiz:
    Primeiro desafio

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção: a cidade do Athletic é Bilbao e do Sociedad é San Sebastian. Bizkaya e Guipúscoa são províncias que o País Basco engloba. E estava curioso para ver a tabela de torcedores no País Basco pois sou fã do Athletic e do trabalho de vocês .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem e louco por corinthians vai la e clicando nos anúncios ganha 50 centavo por anuncios sao 6 anúncio por dia direto pro paypal
      http://amoraocorintias.blogspot.com/

      Excluir
  3. Nossa Excepcional cara, bela análise. Sou Santista roxo, mais na Espanha gosto do Deportivo La Coruña gosto desse time porque teve vários brasileiros e conseguiu quebrar a hegemonia Barça/Real no começo do Seculo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que no caso da Real Sociedad não existe mais essa regra de aceitar apenas jogadores bascos, ou estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não. A Real Sociedad aceita estrangeiros em seu time já a um bom tempo,recentemente o chileno Claudio Bravo,o mexicano Carlos Vela e o francês Antoine Griezmann,para citar exemplos,foram ídolos no time de Guipúscoa mas a Real não aceita jogadores de outras regiões da Espanha em seu time e sim somente bascos. Nascidos na Espanha para jogar na Real Sociedad tem de ser bascos mas o clube aceita estrangeiros,de outros países,a bastante tempo. O Athletic por exemplo,só aceita jogadores bascos ou de ascendência basca,como o venezuelano Fernando Amorebieta,em seu time.

      Excluir
  5. Só um adendo: a rivalidade entre La Coruña x Celta é muito grande e esse é o clássico com mais violência de torcidas na Espanha. É maior que qualquer rivalidade local na Espanha, e o nível de animosidade das torcidas superam de todos os clássicos espanhóis.

    ResponderExcluir
  6. parabens vc deveria trabalhar na globo ou coisa assim

    ResponderExcluir
  7. Nossa, SdF, que bom que você não abandonou o blog!! Admiro seu trabalho há um tempão!

    Continue postando(e com mais frequência!), você tem futuro.

    Está aceitando sugestões? Com o crescimento da popularidade da Lampions League, seria ótimo ver um ''Sinopse do Futebol Nordestino'' aqui no SdF.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo. Claro que continuamos aceitando sugestões, as últimas sinopses internacionais foram feitas em função do pedido de dezenas de leitores do blog. Infelizmente não somos profissionais, não recebemos nada por isso, temos de trabalhar e nas horas vagas pesquisar o futebol. Saiba que mesmo assim tudo é feito com muito carinho e capricho. Para vocês! Abraço.

      Excluir
    2. E sua sugestão para Sinopse dos principais clubes do Nordeste está registrada. Obrigado.

      Excluir
  8. Então registra aí tb o reforço ao pedido, rs.

    Gosto muito do trabalho de vcs. Espetacular, mas já temos enorme fartura de material rico em detalhes e confiável a respeito dos principais centros futebolísticos europeus.
    Trabalhos sérios como esses a respeito do futebol nacional ou no continente americano é muito raro.

    Futebol nordestino é uma ótima pedida. E o ascendente americano (estadunidense) também.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom trabalho de pesquisa.
    Me inspiro em vcs para fazer jornalismo

    ResponderExcluir
  10. Excelente Matéria! As cotas de transmissão de TV do Campeonato Brasileiro deveria ser menos parecidas com a de La Liga, e mais parecida com a Premier League, pelo bem do nosso Futebol

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o maior rival do Real é o Atlético mesmo,pois são da mesma cidade foi o primeiro rival do Real e depois dessas duas champions entre os dois clubes a rivalidade deixou de ser de cunho local pra ser uma rivalidade mundial,já Barça x Real é uma rivalidade mais em quesitos políticos,de poder e de mídia e nisso os dois clubes se rivalizam mais,mais mesmo assim acredito que o grande arquirrival do Real é o Atlético o que falta aos Colchoneros é mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a rivalidade Barça x Real é mais por questões politicas e status pois ambos tem o mesmo poder de compra seria um clássico Flamengo x Corinthians só que com mais rivalidade entre os clubes da Espanha.O Atlético de Madrid seria o maior rival do Real pois são da mesma cidade e o Atleti veio primeiro seria uma espécie de Corinthians x Palmeiras ou seja arquirrivais ainda mais por ter disputados duas finais em que quase o Atletico leva.

    ResponderExcluir
  13. Agora já sei q o Betis eh tradicional zinho, bora fazer um modo carreira com ele hahaha

    ResponderExcluir
  14. http://www.estadiodeportivo.com/sevilla/2016/07/28/sevilla-hay-sevillistas-beticos/79108.html

    ResponderExcluir
  15. Existem vários outros clássicos, como:
    Derbi canario: Tenerife x Las Palmas
    Derbi balear: Mallorca x Atl. Baleares
    Derbi asturiano: Oviedo x Sporting Gijón
    Derbi Aragonés: Zaragoza x Huesca
    Derbi cantabriano: Racing Santander x Gimnastica Torrelavega
    Comunidade Valenciana: Valência x Levante x Villareal
    País Basco e Navarra: Athletic Bilbao x Real Sociedad x Alavés x Osasuna (Navarra)
    derbi leonés: Valladolid X Salamanca x Numancia (Salamanca licenciado atualmente)
    Galícia: Dep. La Coruña x Celta x Compostela
    derbi andaluz oriental: Málaga x Granada x Almeria
    derbi sevilliano e andaluz ocidental: Sevilla x Betis; Cadiz × Córdoba x Rec. Huelva
    Comunidade Madrid: Derbi madrilenho e Rayo Vallecano x Getafe
    derbi norteafricano: Ceuta x Melilla

    ResponderExcluir
  16. Existem vários outros clássicos, como:
    Derbi canario: Tenerife x Las Palmas
    Derbi balear: Mallorca x Atl. Baleares
    Derbi asturiano: Oviedo x Sporting Gijón
    Derbi Aragonés: Zaragoza x Huesca
    Derbi cantabriano: Racing Santander x Gimnastica Torrelavega
    Comunidade Valenciana: Valência x Levante x Villareal
    País Basco e Navarra: Athletic Bilbao x Real Sociedad x Alavés x Osasuna (Navarra)
    derbi leonés: Valladolid X Salamanca x Numancia (Salamanca licenciado atualmente)
    Galícia: Dep. La Coruña x Celta x Compostela
    derbi andaluz oriental: Málaga x Granada x Almeria
    derbi sevilliano e andaluz ocidental: Sevilla x Betis; Cadiz × Córdoba x Rec. Huelva
    Comunidade Madrid: Derbi madrilenho e Rayo Vallecano x Getafe
    derbi norteafricano: Ceuta x Melilla

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela página!
    Ótimos tópicos e textos, muito bom mesmos.
    Espero que ainda esteja ativo com o blog.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.