sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PESQUISAS SOBRE TORCIDAS

PESQUISAS NACIONAIS
Ranking de Torcidas - Veja todas as pesquisas desde 2004 dos principais institutos de pesquisa do Brasil
Lista de pesquisas de institutos com credibilidade destacada no cenário nacional. O Ranking foi a média final de todas as pesquisas dos ultimos anos.


PESQUISAS DAS REGIÕES SUL E CENTROESTE
Sinopse das Torcidas - Veja o que mostram as pesquisas nos estados do Centro-Sul do país
Levantamento de pesquisas de torcidas nos estados do Centro-Sul brasileiro. Veja pesquisas de cidades e estados do PR, SC e Centroeste.


PESQUISAS DA REGIÃO NORTE, NORDESTE E ESPÍRITO SANTO
Sinopse das Torcidas - Veja o que mostram as pesquisas em toda Região Norte/Nordeste do Brasil e no Espírito Santo
Pesquisas de todos os estados do Norte/Nordeste brasileiro e do estado do Espírito Santo, divulgadas na internet. 

Percentual (fatia) de cada torcida em relação ao total de torcedores que torcem para clubes do mesmo estado; e o percentual de torcida que torce para clubes de cada estado em relação ao total de torcedores brasileiros.


Distribuição das torcidas pelo Brasil - Veja onde há predomínio de torcedores paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos no território brasileiro
Mapa que mostra aonde ocorre o domínio de determinadas torcidas no Brasil. 


Distribuição das torcidas pelo Brasil - Parte 2: Veja onde há predomínio de torcedores do seu clube no território brasileiro
Mapas que mostram onde se concentram os torcedores de cada time do G12.

Um comentário:

  1. As pesquisas Datafolha não servem de parâmetro, pois provocam muitas distorções, visto além da margem de erro alta (sempre acima de 2%), este instituto arredonda o resultado final (1,95 é 1 e 2,1% é 2). As únicas pesquisas que merecem credibilidade, são as duas LANCE IBOPE (1,6% de margem de erro) e a recém divulgada da PLURI, com margem de erro de apenas 0,68% (A MENOR DA HISTÓRIA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS), que permite estabelecer sim, o tamanho das torcidas sem muito engano.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.