sábado, 20 de dezembro de 2014

Sinopse do Futebol Holandês - Compilado de informações sobre os maiores clubes da Holanda, títulos, torcidas e outras curiosidades

 Por: Pablo Martins – pablobotafogo1991@gmail.com

FUTEBOL HOLANDÊS

No texto abaixo, mostraremos uma série de informações inéditas sobre o futebol holandês em sites brasileiros. A Holanda, cujo nome oficial é Países Baixos o - nome Holanda se refere à província de Holanda, a província mais conhecida do país e a que deu nome aos Países Baixos -, é um país localizado na chamada Europa Ocidental, fazendo fronteira com a Bélgica ao sul e à leste com a Alemanha. Com quase 17 milhões de habitantes, a Holanda é o 11º país mais populoso da Europa e um dos países de maior densidade demográfica do mundo.

Muito tradicional no futebol, a Holanda tem 3 vice-campeonatos da Copa do Mundo (1974, 1978 e 2010), 1 título da Eurocopa (conquistado em 1988) e 3 clubes bastante vitoriosos no cenário europeu e mundial, fora o grande número de craques históricos no futebol como Cruyff, Van Basten e outros, seleções lendárias como a “Laranja Mecânica” comandada por Rinus Michels, e as fortes equipes da seleção da Holanda na década de 90.

Preferência pelo Futebol

O futebol é o esporte mais popular da Holanda e os torcedores holandeses estão entre os mais fanáticos do mundo. Segundo estudos (fonte), em 2010, cerca de 85% dos holandeses se declararam fãs de futebol, torcedores de alguma equipe e praticantes do esporte.

Com uma média de público na temporada 2013/2014 de 19.219 torcedores, a Eredivisie, nome do campeonato nacional local, ficou em oitavo lugar no ranking mundial de público, o que faz a Holanda, proporcionalmente em relação à população total do país, o país do mundo em que as pessoas mais frequentam os estádios de futebol.

Maiores clubes da Holanda

No cenário do futebol holandês, há apenas 3 clubes grandes e que monopolizam o futebol do país como um todo. Ajax, Feyenoord e PSV Eindhoven, são os gigantes locais e dominam o futebol holandês em todas os aspectos. Internamente, clubes como o Twente e Az Alkmaar, são considerados medianos e possuem bastante apelo popular ao lado de outras equipes de cunho regional.

Os grandes do país separados por cidade:
Amsterdam: Ajax
Rotterdam: Feyenoord
Eindhoven: PSV

Localização dos maiores clubes holandeses

As duas maiores cidades do país – Amsterdam e Rotterdam - e a cidade de Eindhoven (quinta maior cidade), concentram as três equipes mais importantes do país. Ajax e Feyenoord, por conta de rivalidades históricas entre as cidades de Amsterdã e Rotterdam, monopolizam a mídia do país e são os clubes com apelo em todas as regiões da Holanda.

Outras cidades importantes como Haia e Utrecht, possuem equipes tradicionais na primeira divisão do país, embora sem muita representatividade para o futebol nacional.

O mapa acima mostra o território holandês e a localização das principais cidades do país.

Maiores torcidas da Holanda

A maior torcida da Holanda é a do Ajax. Os Joden (judeus em holandês) possuem torcida em todas as regiões da Holanda sendo relativamente popular até em regiões dominadas por seus dois maiores rivais. O Feyenoord, maior rival do Ajax e sediado na segunda maior cidade do país, também é bastante popular e conta com torcedores em todas as regiões do país, ainda que em proporção menor que a do rival. Já o PSV Eindhoven, sediado na quinta maior cidade do país, possui uma torcida relativamente espalhada pela Holanda – em número bem menor que a dos rivais -, entretanto o maior contingente de torcedores do clube fica bastante concentrado na região de Eindhoven e cidades vizinhas. Outros clubes como o Twente e Az Alkmaar, possuem apelo regional e suas torcidas são concentradas em suas regiões de origem.

Na temporada 2013/2014, o Ajax teve média de 50.907 torcedores por jogo, o Feyenoord com 45.757 e o PSV, contou com o apoio de 33.024 torcedores por partida. Proporcionalmente, Ajax, Feyenoord e PSV, possuem taxa de ocupação acima de 90% de seus estádios, com o Ajax obtendo a incrível marca de 96% de taxa de ocupação. Entretanto, a maior taxa de ocupação da Eredivisie na temporada 2013/2014, foi do Twente, que com seus mais de 29 mil torcedores de média, obteve 98% de taxa de ocupação em seu estádio. No ranking mundial de média de público por clubes, o Ajax figurou na 11º colocação, o Feyenoord em 21º, o PSV ocupou a 56º e o Twente a 67º no ranking global, segundo estudo da Pluri Consultoria.

Em 2011, um estudo sobre o tamanho das torcidas holandesas foi feito pelo instituto Repucom, com os seguintes resultados:

Pesquisa Nacional 1- Pesquisa realizada em 2011/12 em toda Holanda pelo Instituto Repucom, cujo nome anterior era Sport + Markt:
  
Clube
% de torcida
1  Ajax
46%
2  Feyenoord
27%
3  Twente
22%
4  PSV Eindhoven
21%
5  Az Alkmaar
10%
6  Heerenveen
9%

Fonte: Instituto Repucom, 2011.

Pesquisa Nacional 2 – Feita pelo mesmo instituto, na temporada 2012/13, em todo o país e com a mesma amostragem da pesquisa de 2011:

Clube
% de torcida
1  Ajax
48%
2  Feyenoord
33%
3  PSV Eindhoven
22%
4  Twente 
16%
5  Az Alkmaar
11%
6  Heerenveen
9%

Fonte: Instituto Repucom, 2012.

O resultado geral das duas pesquisas anteriores e a estimativa da quantidade de torcedores de cada equipe encontra-se na figura abaixo.


A vantagem do Ajax sobre o segundo colocado se dá de forma ampla e bastante significativa, embora, mesmo em seca de títulos nacionais, a torcida do Feyenoord tenha crescido consideravelmente no intervalo das duas pesquisas, mostrando a fidelidade do torcedor de Rotterdam, o que dá boa vantagem ao Feyenoord em relação ao PSV, que recuperou o terceiro lugar que na pesquisa de 2011 era ocupado pelo Twente. Clubes como Az Alkmaar, Heerenveen, Utrecht e ADO Den Haag são clubes regionais e com um bom número de torcedores em suas regiões.

No mapa abaixo, podemos ver a penetração da torcida do Ajax em todo o território holandês, aparecendo com força significativa em todas as regiões:




















Nesse link - http://www.tubantia.nl/extra/datajournalistiek/voetbalkaart - é possível visualizar o mapa interativo de todos os clubes do país e notar como é a penetração das torcidas no território holandês, e a porcentagem de cada torcida na cidade/região que for clicada.

A tendência de popularidade é verificada também na maior rede social do mundo. Os clubes holandeses com mais “curtidas” no Facebook são:

Ajax – 1.760.978 “curtidas”
Feyenoord – 408.398 “curtidas”
PSV Eindhoven – 306.242 “curtidas”

Clubes holandeses e a mídia

Sendo um grande celeiro para a revelação de jovens jogadores, a Eredivisie é uma liga do segundo escalão da Europa, que serve de trampolim para ligas maiores como Premier League, Bundesliga e La Liga. A Fox Sports comprou os direitos de transmissão da liga nos próximos 12 anos, pagando um valor de 1 bilhão de euros por esses direitos. Na temporada 2012/2013, a Eredivisie figurou na 12º colocação no ranking de ligas mais valiosas do mundo. No Brasil, os canais ESPN detém os direitos de transmissão de até dois jogos da liga por semana.

Ajax, Feyenoord e PSV são os clubes com maior destaque na mídia, sendo os dois grandes rivais os times de maior cobertura de TV e que monopolizam a atenção da imprensa nacional, sobretudo na semana do clássico.

Fonte: Dutchsoccer.

Cotas de Tevê - Cota da temporada 2014/2015 dos times holandeses, de acordo com o tamanho de suas torcidas e desempenho na liga nacional:

Ajax 8,5 milhões de euros
PSV Eindhoven – 7,5 milhões de euros
Feyenoord – 7 milhões de euros
Twente – 7 milhões de euros


Receitas dos clubes – Segundo um estudo da Brand Finance (fonte), em 2014, o Ajax foi o 16º clube mais rico do mundo, com um faturamento de 149 milhões de euros, o PSV figurou na 45º com um faturamento de 59 milhões de euros. O Feyenoord, não apareceu no estudo (o clube passou por uma longa crise financeira nos últimos anos). Basicamente, o faturamento dos clubes holandeses é oriundo da venda de jogadores, direitos de tv – embora represente um percentual pequeno – e a bilheteria de seus estádios.

Times mais vitoriosos da Holanda

Os três gigantes do país dominam de forma ampla todo o futebol holandês, e possuem muitos títulos internacionais. No âmbito nacional e internacional, o Ajax domina de forma incontestável o futebol nacional e é o clube mais vitorioso do país em todos os quesitos. O PSV surpreende na segunda colocação de títulos com larga vantagem para o número de campeonatos nacionais do Feyenoord, mesmo sendo de uma cidade menor e possuindo uma torcida menor que a do rival de Rotterdam, contrariando o paradigma de capacidade de investimento dos clubes mais populares.

O quadro abaixo mostra a quantidade de títulos nacionais e internacionais dos principais clubes do país:

Clube
Campeonato Holandês
Liga dos Campeões
Ajax
33
4
PSV Eindhoven
21
1
Feyenoord
14
1

Maiores Clássicos da Holanda

De Klassiekerou “O Clássico” é o nome dado ao confronto entre Ajax x Feyenoord, que fazem o maior clássico e a maior rivalidade da Holanda. É o confronto das duas maiores cidades do país, das duas maiores torcidas e, antes de qualquer coisa, é o confronto entre a rixa histórica das cidades de Amsterdam e Rotterdam. Por conta da tradição portuária de Rotterdam, o Feyenoord é conhecido e identificado como o time da classe trabalhadora na Holanda, enquanto o rival Ajax é conhecido como “joden” em alusão ao fato do antigo estádio do clube ser localizado próximo ao bairro judeu de Amsterdam. É a partida mais importante do calendário do futebol holandês, com mais incidentes de violência nas torcidas e o jogo que monopoliza as atenções em todo o país. Para provocar os rivais, a torcida do Feyenoord costuma cantar músicas em homenagem ao Hamas e imitar barulhos das câmaras de gás utilizadas no Holocausto para assassinar os judeus. Em contrapartida, os torcedores do Ajax costumam exaltar Israel e sua ligação com a comunidade judaica de Amsterdam nos clássicos.

Clássico entre Ajax x PSV Eindhoven, apesar de possuírem uma rivalidade menor do que a rivalidade do “De Klassieker”, a rivalidade entre Ajax x PSV Eindhoven existe, e foi intensificada nas últimas duas décadas com a ascensão do PSV e o declínio do Feyenoord. Nos últimos anos, os dois clubes dividiram as primeiras posições do futebol holandês. É o segundo jogo mais importante do calendário holandês, onde os confrontos costumam ter um alto número de gols por partida. Para os torcedores do PSV, o Ajax é o maior rival, enquanto para os torcedores do Ajax, o PSV é o segundo maior rival da equipe.

Clássico entre Feyenoord x PSV Eindhoven é o terceiro jogo mais importante do calendário holandês, com as duas equipes disputando o posto de segunda força do futebol nacional. Embora o PSV tenha conquistado mais títulos nos últimos 20 anos, o Feyenoord segue sendo a segunda maior torcida do país e uma grande força do futebol local. Embora as duas torcidas considerem essa partida de segundo escalão nas rivalidades - ambos rivalizam mais com o Ajax -, a rivalidade entre as duas equipes existe e o confronto tem sua importância no futebol holandês.

Outros clássicos de relativa rivalidade no país são os confrontos entre o Twente x Heracles Almelo (chamado de Derby de Twente), o confronto entre Heerenveen x Cambuur e outras rivalidades regionais menores, mas nenhuma chega perto do peso nacional dos confrontos dos gigantes.

No campo da rivalidade entre grupos hooligans de torcidas, os torcedores do Ajax, além do Feyenoord, possuem rivalidade com os torcedores do ADO Den Haag e praticamente com o restante de toda a Holanda.


Colaborou: Pablo Martins.

16 comentários:

  1. Muito bom esse esboço de um contexto mais aprofundado do futebol holandês. Gostaria de saber quando sai a matéria sobre o futebol colombiano, um centro futebolistico, culturalmente e historicamente, relevante, com uma liga nacional notavelmente equilibrada, dividida entre forças das principais cidades como bogotá, cali, medellín, barranqueira entre outras. Excelente site, continue o bom trabalho, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse esboço de um contexto mais aprofundado do futebol holandês. Gostaria de saber quando sera publicada a matéria sobre o futebol colombiano, um centro futebolístico, historicamente e culturalmente, relevante, com uma liga nacional notavelmente equilibrada, dividida entre diversas forças, representadas por suas principais cidades, como: bogotá, cali, medellín e barranquila. Mais uma vez excelente matéria e site, continue o bom trabalho! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Futebol colombiano por favor

    ResponderExcluir
  4. É difícil encontrar uma leitura tão boa e esclarecedora quanto a deste sítio. Eu considero-me um grande fã de futebol e até um bom entendedor e acreditava ser o PSV o maior rival do Ajax, crença que caiu por terra ao ler esta matéria. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os leigos sobre futebol holandês pensam isso, porque nas duas últimas décadas o PSV cresceu bastante e o Feyenoord decaiu muito. Apesar disso, o Ajax e o Feynoord mantém uma rivalidade feroz que não diminui com o passar dos anos, e tem origens na rixa histórica de Amsterdam e Rotterdam.

      Pablo - Autor da sinopse

      Excluir
  5. Ótima matéria, porque não faz da vizinha Bélgica ou Colombia e Espanha

    ResponderExcluir
  6. Eu o futebol holandês! Torço pra Holanda eu amo esse país

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez meus parabéns, porém só uma correção de um título que encontra-se assim: "Localização dos maiores clubes russos" Quando deveria estar:: Localização dos maiores clubes Holandeses.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Albert. Pequena falha nostra! ;)

    ResponderExcluir
  9. Queria saber o por que o clássico entre Ajax e PSV é chamado de "The Tooper"?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tenho ingressos de praticamente todos os clássicos do futebol mundial. Se quiserem usar as fotos dos meus ingressos, basta entrar em contato e eu os envio com prazer. Atenciosamente Francisco Monteiro

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Muito boa matéria. Só a título de informação e curiosidade que poderia ter sido colocada na matéria: todos os grandes times da Holanda tem o vermelho nas suas cores: Ajax, Feynoord, Twente e AZ Alkimar são alvirrubros, enquanto o PSV é tricolor coral. Os outros times de Roterdã também tem o vermelho nas cores:O Sparta é alvirrubro e o Excelcior é rubro negro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.