quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sinopse do Futebol Alemão - Entenda o contexto do futebol alemão e veja quem são os maiores clubes da Alemanha em títulos, torcida e tradição

O futebol alemão encontra-se em alta no cenário internacional. A seleção alemã se renovou, a geração atual é uma das mais técnicas do mundo, até fugindo um pouco da característica histórica de futebol-força dos jogadores alemães. A Bundesliga vem ganhando cada vez mais espaço e prestígio na Europa, sendo hoje uma das ligas mais importantes do planeta, e à medida que tudo isso vem à tona, automaticamente surgem dúvidas quanto ao contexto do futebol alemão. Dúvidas como "quem são os maiores?"; "quem são os mais vitoriosos?"; "quem são os mais populares dentro da Alemanha?"; ou "quais são os maiores clássicos do país?" são frequentes e por isso montamos uma compilação de informações, curiosidades e dados históricos sobre os clubes alemães.

Preferência pelo Futebol

O futebol é disparado o esporte mais popular da Alemanha. De acordo com uma pesquisa recente da EBS Universität (Institute for Sports, Business & Society - ISBS) publicada em 2012,  os jogadores de futebol lideram as preferências entre o público ligado ao esporte, sendo mais de 32 milhões de alemães que acompanham e prestigiam o futebol do país. Segundo essa mesma pesquisa do ISBS, o ex-jogador Franz Beckenbauer foi eleito o jogador de maior representatividade para os alemães. Entre os jogadores atuais, Mario Götze é o jogador preferido da maioria (17,4%), bem a frente do segundo colocado Thomas Müller (8%).

Na Alemanha, a idolatria para com esportistas só não é maior que a idolatria para com artistas musicais e ídolos pop da música. Quando perguntados sobre quais estrelas vinham à mente, os esportistas (dentre eles, grande maioria de jogadores de futebol) foram citados por 74,5% dos entrevistados, contra 91,5% das estrelas da área musical. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos alemães se mostraram fãs ou admiradores de alguma personalidade da política.

Maiores clubes da Alemanha

A Alemanha, assim como ocorre no Brasil, possui um seleto e relativamente numeroso grupo de clubes que são considerados como grandes internamente. E distribuídos por vários estados diferentes. Os 9 clubes mais tradicionais são:

Estado da Renânia do Norte-Vestfália: Schalke 04 (Gelsenkirchen), Borussia Dortmund (Dortmund), Borussia Mönchengladbach (Mönchengladbach) e Colônia (Colônia).

Estado da Baviera: Bayern de Munique (Munique) e Nuremberg (Nuremberg).

Estado de Baden-Württemberg: VfB Stuttgart (Stuttgart)

Estado de Hamburgo: Hamburgo SV ou HSV (Hamburgo).

Estado de Bremen: Werder Bremen (Bremen)


Mapa dos estados alemães:

Na Alemanha, como podemos observar, não há uma concentração de forças em apenas um ou dois centros. As grandes forças são bem distribuídas, apesar do domínio absoluto de um clube, o Bayern de Munique. Os dois estados mais fortes e tradicionais são Baviera e Renânia do Norte-Vestfália. São os dois estados mais populosos e mais importantes da Alemanha, onde se concentram os clubes mais bem sucedidos do país.

Além dos 9 grandes, consideram ainda vários clubes como médios tradicionais, dentre os quais se destacam Bayer Leverkusen (Leverkusen), Kaiserslautern (Kaiserslautern), TSV 1860 München (Munique), Hertha Berlin (capital federal Berlim) e Hannover 96 (Hannover). O Bayer Leverkusen, por seu crescimento e força atual, muitas vezes figura na lista dos grandes clubes do país, ao lado dos outros nove supracitados.

Maiores torcidas da Alemanha

Certamente você já deve ter ouvido em algum lugar que o clube alemão mais popular é o Schalke 04 (S04). O próprio clube e seus torcedores afirmam que o S04 possui o maior número de fãs dentro da Alemanha, o que aguça a nossa curiosidade sobre como um clube de uma cidade tão pequena possa ter se tornado um fenômeno de popularidade. De fato, o clube da pequena Gelsenkirchen é um dos mais populares, mas de acordo com as pesquisas alemãs, quem aparece na frente na maioria das vezes é o Bayern de Munique, o que veremos mais a frente.

Reza a lenda (difundida principalmente pelos torcedores do Schalke 04) que é entre os alemães que o S04 é o mais popular, atribuindo a popularidade do Bayern principalmente aos imigrantes que moram na Alemanha e aos outros fãs que o clube de Munique possui mundo a fora. E não é difícil entender essa paixão e mística que existe ao redor do clube de Gelsenkirchen entre o povo alemão: O Schalke 04 é de uma cidadezinha localizada no meio da maior conurbação urbana da Alemanha e uma das maiores da Europa, o Vale do Ruhr. Gelsenkirchen era um reduto de mineradores (o que explica o apelido de 'mineiros' dos torcedores do Schalke), e muitos de seus jogadores também eram mineiros nas décadas de 1910 e 1920, numa cidade em que a mineração era a atividade econômica mais importante  para o desenvolvimento da região do Ruhr, do estado de Norte-Vestfália e do país. Isso acabou atraindo a simpatia dos alemães para o S04, que era tido como o clube dos trabalhadores e nacionalistas. Nos Anos 30, Adolf Hitler chegou a usar o Schalke 04 como um símbolo do Nazismo, para instigar os alemães ao nacionalismo, progresso e crescimento da Alemanha. Em contra-partida, existia uma outra grande força no vale do Ruhr que conseguia atrair adeptos por ter uma posição contrária à política de Hitler: o Borussia Dortmund. Esse antagonismo é um dos motivos da rivalidade entre os dois clubes. Falaremos mais disso na seção "Maiores Clássicos da Alemanha".

Apesar de Schalke e Borussia serem oriundos do maior berço popular, e de terem torcedores fanáticos por todo o país, a Alemanha se viu dominada por um clube de outro estado: O Bayern de Munique, do estado da Baviera. E nem pudera: como se não bastasse a Baviera ser o segundo estado mais populoso da Alemanha, o desempenho esmagador do Bayern na Era Bundesliga (pós-1963) acabou atraindo fãs por toda a Alemanha e por todo o planeta. O Bayern é o clube mais democrático da Alemanha, e o principal gigante do país. Sua marca está fortemente inserida por vários cantos do planeta, tornando esta agremiação a de maior apelo mundial entre clubes alemães. O Bayern consegue faturar milhões com marketing e exposição da marca no cenário nacional e internacional.

Esses três clubes (Bayern, S04 e Dortmund) são os mais populares do país. Em um segundo escalão de popularidade, aparecem Hamburgo, Mönchengladbach e Werder Bremen. 

O sexteto formado por Bayern, Schalke, Dortmund, Hamburgo, Werder e M'gladbach é responsável por mais de 60% da preferência da população alemã. Juntos, somam aproximadamente 55 milhões de alemães, que torcem para um desses seis clubes. 

Pesquisas de torcidas não são muito comuns na Alemanha. A opinião geral costuma usar outros indicadores para mensuração de popularidade, entre eles a média de público e o número de sócios-membros.

Vejamos então, o ranking de clubes alemães com o maior número de sócios ou membros:

Bayern München 171.345
FC Schalke 04 100.426
Hamburgo SV 70.920
Borussia Dortmund 60.000
Colônia 53.987
Borussia Mönchengladbach 50.000
VfB Stuttgart 43.866
Werder Bremen 40.400
Hertha BSC 29.330

Outro indicador de popularidade usado com frequência na Alemanha é a média de público. Neste caso, o recordista é o Borussia Dortmund na temporada de 2003/04, com média de 79.647 espectadores por jogo, e taxa de ocupação do estádio de quase 100% redondos. Os números atuais do Borussia Dortmund continuam na dianteira, mas a taxa de maior ocupação do estádio pertence ao Schalke 04 com 99,4%:

CLUBE
Capacidade - Estádio
Média 2010/11
Ocupação %
Borussia Dotmund
80 720
79 151
98,1
Bayern Munique
69 901
69 000
98,7
Schalke 04
61 673
61 320
99,4
Hamburgo SV
57 000
54 446
95,5

Embora raras, encontramos algumas pesquisas de torcida recentes realizadas dentro da Alemanha. Muitas pesquisas on line ou de agencias de publicidade acabam postando dados que englobam torcedores e simpatizantes pelo mundo, distorcendo a real porcentagem de torcedores no interior da Alemanha. Mas aqui postaremos duas pesquisas estritamente nacionais, realizadas apenas no território alemão.

Pesquisas de torcida

Pesquisa 1 - O Instituto de Allensbach - IfD Allensbach -, é um dos principais institutos de pesquisa de opinião da Alemanha. Essa é a pesquisa mais recente, de 2012, onde os alemães responderam sobre qual seria o seu clube de interesse na Alemanha.

CLUBE
Quantidade
(em milhões)
% estimada
Bayern de Munique
15.150.000
19%
Borussia Dortmund
10.920.000
14%
Schalke 04
9.310.000
12%
Werder Bremen
6.860.000
8%
HamburgSV
6.440.000
8%
B. Mönchengladbach
5.250.000
6%
Stuttgar
4.970.000
6%
Colônia
4.650.000
6%
BayeLeverkusen
4.150.000
5%
Hannover 96
4.020.000
5%

Fonte: IfD Allensbach, 2012. Publicado em Statista, 2012.


Pesquisa 2 - A pesquisa do Institute for Sports, Business & Society - ISBS pertencente à Escola de Negócios EBS Universitätrealizada em 2011 em todo território alemão aponta o Bayern como o time de maior torcida na Alemanha.

CLUBE
%
Bayern de Munique
25,1%
Borussia Dortmund
18,6%
Schalke 04
7,0%
B. Mönchengladbach
5,2%
Werder Bremen
4,6%
Stuttgart 
4,1%
Hamburgo SV
3,8%
Hertha Berlim
2,8%
Colônia
2,8%
Hannover 96
2,7%
Kaiserslautern
2,7%
Mainz 05
2,0%
Bayer Leverkusen
1,8%
Nuremberg
1,4%



Pesquisa 3 - O Instituto de Allensbach - IfD Allensbach - Pesquisa de opinião na Alemanha. Neste levantamento, foram entrevistados 20.990 pessoas entre 2010 e 2011, e publicado em outubro de 2011. Os resultados encontram-se a seguir:

-- Percentual dos clubes após responderem a indagação "Qual é o seu clube de interesse na Bundesliga?". Os clubes que obtiveram os maiores percentuais foram:

CLUBE
%
Bayern de Munique
23%
Schalke 04
15%
Borussia Dortmund
14%
Werder Bremen
12%
Hamburgo SV
11%

Fonte: IfD Allensbach, 2011.

-- Outras considerações do Instituto de Allensbach:
- Quando falamos em futebol alemão, o estado mais importante e que concentra o maior número de times tradicionais é o estado da Renânia do Norte-Vestfália ou Nordrhein-Westfalen. Renânia do Norte-Vestfália é o estado mais populoso da Alemanha com cerca de 18 milhões de habitantes e sua capital é Dusseldorf, município de 600 mil habitantes que faz parte da maior região metropolitana da Alemanha, conhecida como Região Metropolitana do Reno-Rhur (Rhine-Ruhr), que concentra mais de 10 milhões de habitantes, dentre elas as cidades de Dortmund (600 mil habitantes) onde se situa o Borussia Dortmund; Mönchengladbach (260 mil habitantes) onde encontra-se o Borussia Mönchengladbach; e Gelsenkirchen (260 mil habitantes) que é a cidade-sede do clube de maior mística da Alemanha, o Schalke 04. Essa região metropolitana é cortada por dois rios famosos: o Rhur, que corta a parte norte da metrópole, e o Reno, que cruza a parte sul da cidade.

A cidade de Colônia (Köln) é a maior cidade do estado com mais de 1 milhão de pessoas, e assim como Leverkusen (160 mil habitantes) também fazem parte da Região Metropolitana, ambas geograficamente situadas no vale do Rio Reno (distantes do vale do Rio Rurh que é a microrregião de maior densidade demográfica da Região Metropolitana do Reno-Rhur e do país). Dos 5 times tradicionais da Região Metropolitana do Reno-Rhur, o Schalke 04, o Borussia Dortmund e o Mönchengladbach (parcialmente) estão inseridos na microrregião do Vale do Rhur, enquanto Leverkusen e Colônia ficam no vale do Reno, na parte sul da Região Metropolitana.
Em azul claro, a Região Metropolitana do Reno-Rhur,
e dentro dela, os municípios-sede de SChalke e Borussia.
Ao lado, temos uma figura que ilustra o estado da Renânia do Norte-Vestfália, e a Região Metropolitana do Reno-Rhur em azul, com destaque para as duas cidades onde se situam os dois maiores clubes do estado: Gelsenkirchen e Dortmund.
Entre os clubes do estado, há um equilíbrio muito grande entre Schalke 04 e Borussia Dortmund. O Colônia surpreende o Borussia Mönchengladbach com 2% a mais da preferência, talvez pelo fato de ser oriundo  da maior cidade do estado.

Estado da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen)

Schalke 04.................................22%
Borussia Dortmund .....................22%
Colônia.......................................14%
Borussia Mönchengladbach..........12%
Bayer Leverkusen........................10%

- O segundo principal estado do país é a Baviera ou Bayern, por contar com o clube mais bem sucedido da Alemanha: Bayern München. A Baviera é o segundo maior estado do país, com mais de 12 milhões de habitantes. Sua capital é Munique, que possui 1,5 milhão e uma região metropolitana de 2,5 milhões de pessoas.

Na Baviera, o Bayern de Munique é o clube de interesse da grande maioria dos entrevistados. Como a pesquisa do Instituto IfD-Allensbach em 2011 só englobou clubes da primeira divisão da Bundesliga, um tradicional clube de Munique, o TSV München 1860, ficou de fora do levantamento. Há quem diga que a torcida do TSV München 1860 possua uma quantidade razoável de torcedores em Munique. O FC Nuremberg é um clube da cidade de Nuremberg, segunda maior cidade da Bavária, com meio milhão de habitantes. E com a decadência do München 1860, assumiu o posto de segunda maior força da Baviera, atrás apenas do gigante Bayern de Munique, clube com o qual desenvolve a maior rivalidade do estado.

Estado da Baviera (Bayern)

Bayern de Munique........................37%
Nuremberg....................................21%
Augsburg........................................9%


OBS: Na dúvida ou curiosidade sobre a localização das cidades, estados e regiões, clique no mapa ao lado para ampliar a imagem.

-- Outros estados alemães:

Dentre os principais estados alemães, em se tratando de torcidas de clubes de futebol, destacamos:

- O Hamburgo SV possui 39% da preferência no seu estado de origem, o pequeno estado de Hamburgo, cuja capital possui o mesmo nome do estado e do clube.

- No estado de Baden-Württemberg (terceiro mais populoso do país depois da Renânia do Norte-Vestfália e Baviera), o clube de maior preferência é o Stuttgart, com 30% do total. Os outros dois clubes tradicionais do estado, Freiburg e 1899 Hoffenheim, fazem parte do interesse de, respectivamente, 15% e 14% da população do estado.

- A capital Berlim é uma cidade bastante eclética. Sabe-se que Schalke 04 possui um dos maiores grupos de torcedores da cidade, e que Bayern e Borussia Dortmund também são populares na capital alemã. Mas o clube que desperta o maior interesse na capital federal ainda é o Hertha Berlim, que possui 36% da preferência em todo o território federal, que possui mais de 3 milhões de habitantes.

- Mas de todos os clubes alemães, o clube que possui o maior predomínio no seu estado é o Werder Bremen. Bremen é o menor estado da federação, tanto em população como territorialmente. Neste estado de população inferior a 1 milhão de habitantes, o Werden é o clube de interesse de 43% do total da população.

A agencia Sport+Markt realizou uma pesquisa com 602 alemães de todas as regiões alemãs, e o resultado da pesquisa que avaliou os clubes de interesse preferidos de cada região foi o seguinte:
Destaque para a superpopularidade do Bayern de Munique na Baviera, com 66% seguido pelo rival da cidade, o Munique 1860 que apresenta 12%, superando o Augsburg (9%) e o Nuremberg, que nem aparece entre os três primeiros. Em Baden-Württemberg, o Stuttgart apresenta boa vantagem para o Bayern. Na região leste, o Borussia Dortmund supera a todos, inclusive o Hertha Berlim, time local de maior torcida na região. No norte, a disputa é entre Werder e Hamburgo, enquanto no estado da Renânia do Norte-Vestfália o resultado aponta um empate técnico entre Schalke e Dortmund, verificado na pesquisa Allensbach (2011).

Cobertura de Mídia e Patrocínio dos clubes

Os clubes mais midiáticos da Alemanha são Bayern de Munique, Schalke 04 e Borussia Dortmund, que recebem uma cobertura massiça da imprensa nacional e internacional, seguidos por Hamburgo e Werden Bremen, com uma cobertura razoável. O Bayern de Munique, por ser o clube mais bem sucedido e de maior receita, geralmente é quem consegue montar times mais fortes, e com isso acaba sendo o clube de maior exposição internacional, sendo o alvo preferido das tevês mundo a fora que retransmitem a Bundesliga. A Bundesliga é transmitida ao vivo para mais de 130 países, entre eles China, Japão, Estados Unidos e Brasil (através dos canais ESPN e Esporte Interativo).

Em relação aos patrocínios de camisa, os clubes alemães só perdem no geral para os clubes ingleses, impulsionando as receitas dos clubes. Os clubes que possuem os melhores contratos anuais até 2012 são:

Bayern de Munique: Telekom (telecomunicações) - 25 milhões de euros
Schalke: Gazprom (energia) - 15 milhões de euros
Borussia Dortmund: Evonik Industries (conglomerado) - 12 milhões de euros

Werden BremenTargobank (Banco) - 10 milhões de euros 
Hamburgo SV:
 Emirates (Aviação)  - 7,5 milhões de euros

* O Wolfsburg possui um patrocínio em forma de parceria com a Volkswagen (fabricante de automóveis). Apesar de ser um clube pequeno e sem apelo, a parceria com a grande empresa da sua cidade sede rende cerca de 20 milhões de euros anuais.

Receitas - Pelo sétimo ano seguido a Bundesliga quebrou recorde de receita chegando aos valores de € 2,23 bilhões (R$ 5,1 bilhões) no somatório de seus 36 clubes, segundo o relatório financeiro da liga alemã. O que ocorre no futebol alemão também foi sentido na economia do país, com a Alemanha como principal responsável pelo crescimento econômico do bloco europeu.

Cotas de Tevê - Os 36 times da Primeira e Segunda Divisão do futebol alemão receberão 2,5 bilhões de euros (R$ 6 bilhões) pelos direitos de transmissão das competições até 2017, superando em um bilhão de euros (R$ 2,4 bilhões) o valor do último contrato. Na Alemanha, os clubes negociam os direitos de transmissão em forma coletiva e a divisão é feita de modo quase que de igualdade absoluta, o que causa um certo protesto do Bayern de Munique. O dinheiro obtido é repartido através de fórmula que leva em conta o desempenho esportivo das equipes. No fim da temporada passada, por exemplo, o Bayern de Munique recebeu 29,96 milhões de euros (R$ 71,9 milhões) pelos direitos de TV, enquanto o Saint Pauli, rebaixado para a Segunda Divisão, recebeu 13,2 milhões de euro (R$ 31,68 milhões). Com informações do Lancenet.

Com base nesses percentuais, a temporada 2012/13 teve a seguinte divisão, segundo o portal Bundesliga Fanatic:

Estimativa das marcas - De acordo com a Forbes, 4 clubes alemães aparecem entre os 20 clubes mais valiosos do planeta em 2012. A Forbes avalia os clubes como marcas, e leva em conta dados relativos ao número estimado de torcedores, dados econômicos e financeiros. As quatro maiores marcas da Alemanha são:

1 - Bayern de Munique - avaliado em 1.235 bilhão de dólares (5ª maior marca do mundo)
2 - Schalke 04 - avaliado em 587 milhões de dólares (10ª maior marca do mundo)
3 - Borussia Dortmund - avaliado em 394 milhões de dólares (14ª maior marca do mundo)
4 - Hamburgo SV - avaliado em 355 milhões de dólares (16ª maior marca do mundo)


Clubes mais vitoriosos da Alemanha

O clube mais vitorioso da Alemanha é o Bayern de Munique, disparado. É o time alemão com maior número de Champions League e Bundesliga. Falando em Bundesliga, ela foi criada no ano de 1963 e teve como o primeiro campeão o Colônia. A Bundesliga foi criada com este formato de pontos corridos em turno e returno. 

Dos 22 títulos alemães do Bayern, nada mais nada menos que 21 foram na Era-Bundesliga. O segundo que mais venceu foi o  Borussia Mönchengladbach com apenas 5 tentos. Por incrível que pareça, o Schalke jamais venceu uma Bundesliga, e o Borussia Dortmund triunfou apenas 4 vezes, num período mais recente.

Porém, antes da Bundesliga e também paralelamente, existiram outros torneios que fazem parte da história do Campeonato Alemão de Futebol. Vejamos:

O Campeonato Alemão existe desde a temporada 1902/03, com apenas 6 times em disputa, quando o Leipzig se consagrou como o primeiro campeão alemão jogando apenas quartas de final, semi-final e final. O Campeonato Alemão se manteve com esse formato eliminatório até 1933 quando apenas os campeões regionais podiam participar, num formato semelhante ao da Taça Brasil no Brasil. 

De 1933 a 1963 o Campeonato Alemão mudou bastante devido aos percalços da Segunda Guerra Mundial, mas basicamente seu formato possuía fases de grupo, mais ou menos como era o Campeonato Brasileiro entre 1971 a 2002. 

E durante um certo tempo, ainda existia mais de uma competição de futebol na Alemanha, como o Campeonato da Alemanha Oriental (realizado antes da Unificação das duas Alemanhas no pós guerra, entre 1950 a 1991). 

Na figura abaixo, os pontos vermelhos representam os clubes campeões alemães e os pontos roxos representando os clubes campeões na Alemanha Oriental (esta figura conta os títulos até a temporada 2010/2011):


































Já nas competições européias, o Bayern continua soberano, muito a frente dos seus conterrâneos. O segundo clube alemão de melhor desempenho é o Hamburgo com um título de Liga dos Campeões e um vice. 

Na UEFA Europa League, o torneio de segundo escalão da Europa, já há um desempenho melhor. O Borussia Mönchengladbach possui 2 títulos e 2 vices; e com 1 título cada para Frankfurt, Bayern de Munique, Schalke 04 e Bayer Leverkusen, além de vários vice-campeonatos.

O quadro abaixo ilustra o número de títulos alemães e de Liga dos Campeões de cada clube (não incluímos títulos do campeonato da Alemanha Oriental e desconsideramos títulos de clubes alemães que sumiram do cenário atual).

CLUBE
Campeonato Alemão
Liga dos Campeões da Europa
Bayern de Munique
27
5
Nuremberg
9
-
Borussia Dortmund
8
1
Schalke 04
7
-
Hamburgo SV
6
1
B. Mönchengladbach
5
-
Stuttgart 
5
-
Werder Bremen
4
-
Kaiserslautern
4
-
Colônia
3
-
VfB Leipzig
3
-
Hannover 96
2
-
Hertha Berlim
2
-

Clubes com apenas um único título alemão não foram citados.

Mundiais Interclubes: Entre os clubes alemães, apenas Bayern de Munique e Borussia Dortmund já foram campeões mundiais (pela antiga Taça Intercontinental). O Bayern possui 2 títulos contra 1 do Borussia Dortmund.

Maiores clássicos da Alemanha

- Derby do Vale do Ruhr ou Revierderby é o clássico entre  Schalke 04 x  Borussia Dortmund. O clássico do Ruhr envolve os dois maiores e mais populares clubes do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais rico e populoso da Alemanha. É considerado o maior clássico da Alemanha e a maior rivalidade do país. Existem muitos fatores para explicar tal rivalidade: a proximidade das cidades, que fazem parte da mesma região metropolitana e do mesmo contexto (torcedores de ambos estão distribuídos por toda metrópole, intensificando a rivalidade no dia-a-dia), a disputa acirrada no ranking de títulos alemães e a disputa pelo posto de clube mais popular no estado e no país. Mas a rivalidade ainda tem outra explicação histórica: O Schalke, por ser o clube mais popular entre os trabalhadores, chegou a ser usado como símbolo do nacionalismo por Adolf Hitler (que supostamente seria um torcedor do S04). Neste mesmo período, o Borussia Dortmund era dirigido por um grupo de não-simpatizantes à política de extrema-direita, e por não se juntarem ao partido de Adolf Hitler, os dirigentes do Borussia foram afastados e, posteriormente, fuzilados. Isso ajudou a torna-los grandes rivais, situação que se estende até hoje.

- Clássico da Baviera é o jogo entre  Bayern de Munique x Nuremberg. São os dois maiores e mais populares clubes da Baviera. Muito embora sejam de cidades diferentes, este clássico ultrapassou o Derby de Munique em importância, uma vez que o Munique 1860 enfraqueceu demais nas últimas décadas, perambulando com frequência pela segunda divisão da Bundesliga. O Bayern de Munique, por sua natureza econômica e domínio, é um dos clubes mais odiados da Alemanha, mas curiosamente não possui um grande rival específico, pois o próprio Nuremberg, apesar de ser o segundo maior vencedor de Campeonatos Alemães, conquistou a maioria deles antes da criação da Bundesliga e encontra-se em baixa no cenário atual. Por isso o rival do Bayern geralmente é quem "está melhor". Hoje em dia, podemos dizer que é o Borussia Dortmund.

- Derbys do Reno ou Rheinisches Derby é a alcunha de qualquer clássico envolvendo B. Mönchengladbach x Colônia x BayeLeverkusen. Destaque para B. Mönchengladbach contra o Colônia, e Colônia contra o Leverkusen. A rivalidade é aguçada pela proximidade das cidades, que ficam na mesma região metropolitana e no vale do rio Reno.

- Derby do Norte ou Nord-Derby é o jogo entre Hamburgo x Werder Bremen. São os dois maiores times do norte da Alemanha, além de consideravelmente populares, e por isso costumam fazer o grande clássico da região. O Hamburgo SV ainda desenvolve uma rivalidade forte com o rival da cidade de Hamburgo, o FC St. Pauli. Mas seu grande adversário histórico é o Werder.

 Derby de Munique ou Münchner Stadtderby é o jogo entre Bayern de Munique x  TSV Munique 1860. Este clássico possui um charme apenas na cidade de Munique, onde dividem o estádio Allianz Arena. As quedas constantes do Munique 1860 para segunda divisão mudaram o foco da Baviera para Bayern x Nuremberg. 

Atualizado em: maio/2017

19 comentários:

  1. MUITO BOM POST, BOM LEVANTAMENTO SOBRE A MELHOR LIGA NACIONAL DO MUNDO NA ATUALIDADE!

    ResponderExcluir
  2. É incrível como na Europa eles nunca questionam os títulos do passado. É tudo unificado sem o menor protesto ou confusão: Campeonato Ingles, Alemão, Champions League, todas mudaram de nome mas nem por isso os antigos campeões 'deixaram' de ser campeões.
     
    Já no brasil...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez pelo trabalho de vocês, com relação as pesquisas de torcida é uma pena que isso não seja muito comum na Europa como um todo, particularmente acho muito interessante, até pq essas por exemplo na Alemanha que são pesquisas de uma menor escala geram algumas controvérsias como por exemplo em muitas destas pesquisas o Bayer Leverkusen aparece com mais torcida que o Nuremberg, Hertha Berlim, Hannover, Eintrecht frankfurt, Kaserslautern, 1. VfB Leipzig e Fortuna dusseldorf que são times com mais titulos e de cidades bem maiores, além do fato de leverkusen estar na região metropolitana de Colônia o que muito provavelmente faz com q o time q nem campeão alemão é, perca torcedores para o Fc Colônia além dos outros times q ficam ali perto no vale do ruhr. Mais por favor pelo bem de nos q gostamos de futebol internacional continuem com este trabalho impecável de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelos elogios, amigo. Sinta-se em casa neste espaço. Abs.

      Excluir
  4. Excelente texto e site. Gostaria de completar com alguns clássicos, são eles: Hamburgo vs St Pauli (Clássico de Hamburgo), St. Pauli vs Hansa Rostck (Extrema esquerda vs Neonazis) e Kaiserslautern vs KSC.

    ResponderExcluir
  5. tenho algumas duvidas do campeonato espanhol

    ResponderExcluir
  6. faltou Stuttgart x Hoffenheim x Freiburg

    ResponderExcluir
  7. Faltou Stuttgart x Hoffenheim x Freiburg

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a matéria, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. O bayer Leverkusen ainda vai ganhar muito título

    ResponderExcluir
  10. Pra me 2 melhores times da alemanha e sempre vai continuar sempre 2 melhores times da alemanha BAYERN DE MUNIQUE E BORÚSSIA DORTMUND.

    ResponderExcluir
  11. Matéria Excelente só não concordei do uma coisa: " O Bayern Domina" O dominio do campeonato alemão não se restringe a só o Bayern mais também o Borussia Dortmund os Dois gigantes Alemães. Quem também estão entre os Maiores da Europa.

    ResponderExcluir
  12. Faltou o The Klassicer, acho que é assim q se escreve o clássico Borussia Dortmund e Bayern de Munique!

    ResponderExcluir
  13. Extrema-direita ? Nazismo? Logo essa ideologia que é uma irma do socialismo. Esses esquerdistas. Kkkkkkkk mds...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.