segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sinopse do futebol chileno - Entenda o contexto do futebol chileno e veja quais são os maiores e mais populares clubes do Chile

O futebol chileno encontra-se em amplo crescimento técnico e econômico. Porém, se olharmos historicamente, os clubes chilenos deixaram a desejar em relação à competitividade quando comparados aos clubes brasileiros, argentinos, uruguaios e até paraguaios e colombianos. Exceção feita ao Colo-colo, único clube do Chile que conseguiu fazer boas campanhas em torneios sul-americanos, ainda que eventualmente. 

Entretanto, o cenário parece melhorar, impulsionado pelo ótimo crescimento do Chile nos últimos anos. O título da Universidad de Chile na Copa Sul-americana de 2011 veio confirmar esse novo momento vivido pelos clubes chilenos. Os clubes grandes possuem uma boa estrutura, o mercado interno permite que os times chilenos contratem muitos estrangeiros, principalmente jogadores argentinos, os patrocinadores e as cotas de televisão são substancialmente significativas, sendo inferiores apenas à dos clubes brasileiros e argentinos.

Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul, contando com aproximadamente 17 milhões de habitantes. Dentro do contexto maior da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica, baixa percepção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza. Sua economia vai bem, com crescimento anual acima da média sul-americana, o que pode influenciar o cenário futebolístico na América do Sul nos próximos anos.

Clubes grandes e médios do futebol do Chile

Em relação aos clubes chilenos, a grande força está concentrada na capital do país. Lá estão os três grandes do futebol chileno: Colo-colo, Universidad de Chile e Universidad Católica. A capital Santiago possui cerca de 6 milhões de habitantes (região metropolitana), e apesar de possuir dezenas de outros clubes,  em popularidade se divide entre os 3 gigantes. Os três grandes da capital são os mais populares em todas as regiões do país, principalmente o Colo-colo e a Universidad de Chile. 

Cobreloa algumas vezes é referido como o "quarto grande" do Chile, apesar de uma certa resistência por parte da maioria da opinião pública chilena. São vistos como um clube abaixo dos três gigantes, mas acima dos três médios tradicionais do país. A equipe é da cidade de Calama (apenas 150 mil habitantes), que fica no norte do país e na região do Deserto Atacama, mas com boa quantidade de torcida em toda região.

Entre os clubes médios, citamos o Santiago Wanderers, Unión Española e Audax Italiano, que podem ser considerados grandes internamente, mas em um patamar abaixo dos 3 gigantes e do Cobreloa. O Santiago Wanderers, apesar do nome, não é de Santiago capital. É da cidade de Valparaiso (capital da província de Valparaiso), cidade portuária e terceira maior aglomeração populacional do Chile. Já o Unión Española e o Audax Italiano são clubes de colônias da capital Santiago.

Maiores torcidas do Chile

Pesquisa de maiores torcidas em todo o Chile, realizada pelo Estudio Chilescopio em 2006:

Chile

CLUBE
PORCENTAGEM
Colo-Colo
42 %
Universidad de Chile
26 %
Universidad Católica
10 %
Cobreloa
5 %
Wanderers
4 %


Pesquisa de maiores torcidas na capital Santiago:  

Região Metropolitana de Santiago 

CLUBE
PORCENTAGEM
Colo-Colo
32 %
Universidad de Chile
14 %
Universidad Católica
13 %
Unión Española
2 %
Cobreloa
2 %


Fonte: Instituto Chilescopio, 2006


- Pesquisas de torcidas de outros institutos possuem percentuais parecidos em relação aos 3 clubes mais populares - Colo-colo, Universidad de Chile e Católica. 

- Cobreloa, Santiago WanderersUnión Española e Audax Italiano se alternam entre a 4ª a 7ª posição de maiores torcidas, variando entre 1 a 4% do total, estando, por tanto, em um empate técnico de popularidade no território chileno.


Clubes mais vitoriosos do Chile

O Campeonato Chileno existe desde 1933, sendo  realizado no sistema de Apertura e Clausura desde 1997 (não continuamente). O maior campeão chileno é o Colo-colo. Veja a lista dos maiores campeões nacionais:


CLUBE
TÍTULOS CHILENOS
Colo-Colo
31

Universidad de Chile
17

Universidad Católica
12

Cobreloa
8

Unión Española
7

Audax Italiano
4

Magallanes
4

Everton
4

Wanderers
3

  
Com relação à títulos de Libertadores da América, principal competição do continente, o único clube chileno que possui este título é o Colo-colo, conquistado em 1991.


Maiores clássicos do futebol chileno

- El Superclásico del fútbol chileno é o confronto entre Colo-ColUniversidadChile. Este é considerado o maior clássico do Chile, jogo dos dois maiores e mais populares. O curioso é que esta rivalidade era quase inexistente até a década de 60, quando o Colo-colo tinha como grande rival o modesto Magallanes, clube que foi muito forte durante os Anos 20, 30 e 40, e a La U mantinha uma grande rivalidade com a Universidad Católica. Mas o declínio do Magallanes, e o crescimento de La U com grandes títulos a partir da década de 60, foram moldando para que este se tornasse o principal clássico do futebol chileno na atualidade.

- Clásico Universitario é o clássico entre UniversidadChile  UniversidaCatólica. O Clássico Universitário foi considerado o maior clássico do Chile até os Anos 40. Aguçados pela origem acadêmica, o clássico universitário até hoje continua sendo o clássico mais charmoso do Chile, sendo considerado o segundo clássico mais importante do país. A rivalidade entre as 'hinchadas' das duas equipes é intensa e mais antiga que a do Superclássico Colo-colo x La U.

Clásico Albo-Cruzado é o clássico entre Colo-Colo UniversidaCatólica. É o clássico de menor ênfase no cotidiano da capital Santiago, apesar de importante para ambas as equipes.

Clássico de Colônias é como são chamados os clássicos envolvendo os times de colônias do Chile: Unión Española AudaItaliano x Palestino. O principal deles é Unión Española x Audax Italiano, por serem os clubes das colônias espanhola e italiana respectivamente, da Grande Santiago. 

5 comentários:

  1. Valeu a pesquisa, sempre bom saber sobre o Futebol Sul-Americano em Geral Vlw muito, mesmo o Chile tendo clubes pequenos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, realmente ou não sabe ler, ou não conhece os clubes sulamericanos.

      Excluir
  2. Pequenos ? eu acho que vc não leu a matéria inteira ou vc é um analfabeto multifuncional.

    ResponderExcluir
  3. Um detalhe que acho válido informar acerca do Cobreloa é que, com apenas três anos de vida (foi fundado em 1977), chegou a duas finais consecutivas da Copa Libertadores da América, nos anos de 1981 e 1982, perdendo para Flamengo e Peñarol, respectivamente.

    ResponderExcluir
  4. Sou torcedor do Corinthians, mas no Chile tenho uma enorme simpatia pela Univ. Católica mesmo eu não sendo de crenças católicas. Sempre foi meu time no Chile !!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.