domingo, 13 de maio de 2012

Entenda o contexto do Futebol Uruguaio - Veja quem são os maiores clubes do Uruguai, bem como os mais vitoriosos, as maiores torcidas e principais clássicos do país

Historicamente, o futebol uruguaio é um dos mais tradicionais do mundo. O país é bicampeão mundial (1930 e 1950) e bicampeão olímpico (1925 e 1928), e 15 vezes campeão da Copa América, além de varias outras ótimas campanhas em Copas do Mundo. A seleção uruguaia voltou a uma semi-final de Copa em 2010 após 40 anos. 

Em relação aos clubes uruguaios, o país possui dois gigantes internacionais - Peñarol e Nacional -, dois tricampeões mundiais. Porém, os clubes uruguaios não viveram um bom momento nas últimas décadas e tentam se reerguer no cenário atual, dominado pelos clubes economicamente mais fortes.

O tamanho da população uruguaia acaba limitando não apenas o garimpo de talentos pelos clubes uruguaios, mas principalmente o crescimento econômico dos clubes. O país é muito pequeno, conta com apenas 3,5 milhões de pessoas, tornando o mercado uruguaio  igualmente pequeno, o que acarreta em receitas (arrecadações) muito baixas em relação aos clubes de países economicamente mais fortes como Argentina, Chile, Colômbia e principalmente Brasil.

Resumindo, os times uruguaios não possuem condições financeiras de se manterem fortes e regulares por causa do restrito mercado uruguaio. Mas isso não apaga a história construída por esses clubes na América do Sul e no planeta, tampouco impede que eles possam eventualmente brigar de igual com clubes brasileiros e argentinos em competições sul americanas. O Peñarol, finalista da Libertadores da América de 2011, foi um bom exemplo disso.

Maiores clubes do Uruguai

No contexto uruguaio, apenas 2 clubes são considerados grandes. Peñarol e Nacional, os dois gigantes da capital Montevidéu. 

Entretanto, o Uruguai não possui apenas Peñarol e Nacional. Existem outros clubes que são muito tradicionais no Uruguai, e que possuem uma razoável importância no cenário nacional daquele país: Defensor Sporting (Montevidéu), Danubio (Montevidéu) e Montevideo Wanderers (Montevidéu), todos tidos como médios tradicionais no contexto uruguaio.

Dos 16 clubes uruguaios da Primeira Divisão em 2012, nada mais nada menos do que 15 são situados na Grande Montevidéu. Apenas um clube do interior no Campeonato Uruguaio, prova da grande concentração de forças na capital do país.

Maiores torcidas do Uruguai

O Uruguai é composto por uma população relativamente pequena, cerca de 3,5 milhões de habitantes, sendo mais de 80% dela formada por seguidores de apenas dois clubes.

O Uruguai não possui estados federativos como o Brasil, mas possui uma divisão similar aos estados chamados de Departamentos. Os departamentos mais importantes são os de Montevidéu (cuja capital é Montevidéu), Salto (125 mil habitantes), Paysandú (120 mil habitantes), Rivera (105 mil habitantes) e Cerro Largo (90 mil habitantes).

A maior cidade uruguaia é a capital Montevidéu, com 1,3 milhão de habitantes, cuja região metropolitana possui 1,7 milhão de habitantes (metade da população do país).

Veja os percentuais de torcida no Uruguai, segundo uma pesquisa do instituto uruguaio MPC Consultores, realizado em 2011 em todo o território uruguaio:

Pesquisa de Torcidas - Uruguai

CLUBE
%
Peñarol
45,1 %
Nacional
38,6 %
Defensor
1,3 %
Danubio
1,2 %

Fonte: MPC Consultores, 2011.

- Com base nesta pesquisa e na pequena população uruguaia, a torcida do Peñarol em todo o Uruguai é estimada em 1,4 milhão de torcedores 'carboneiros'. Já o Nacional possui cerca de 1,2 milhão de seguidores. Os dois grandes são responsáveis por mais de 80% da população do país.

- Dentre os médios e pequenos, Defensor possui cerca de 38 mil torcedores e o Danúbio aproximadamente 33 mil torcedores, restritos aos seus respectivos bairros e/ou regiões de Montevidéu da qual fazem parte. Ou seja, possuem um número de torcedores extremamente reduzido e bem concentrado nas redondezas de suas respectivas sedes.

- Abaixo desses, ainda temos duas torcidas que merecem citação: Cerro e Rampla, dois pequenos clubes do Bairro do Cerro, tradicional bairro de Montevidéu. Estima-se que cada um deles possua cerca de 20 mil torcedores, concentrados no bairro do qual fazem parte. Apesar de pequenos no cenário nacional uruguaio, a rivalidade entre os dois clubes do Bairro do Cerro é intensa e tradicional.

- De acordo com essa mesma pesquisa, veja a distribuição das torcidas na capital Montevidéu e no interior do país:

Montevidéu

CLUBE
%
Peñarol
44 %
Nacional
37 %
Outros
9 %

Fonte: MPC Consultores, 2011.

Na capital, há um número maior de clubes, somando nove pontos percentuais, mas nada que impeça o domínio da dupla Nacional e Peñarol. Sempre lembrando que a Grande Montevidéu representa 50% da população uruguaia e que concentra a maioria dos times que disputam o Campeonato Uruguaio.

Interior do Uruguai

CLUBE
%
Peñarol
46 %
Nacional
39 %
Outros
2 %

Fonte: MPC Consultores, 2011.

No interior, somando os percentuais de todos os departamentos uruguaios, a força de Peñarol e Nacional aumenta proporcionalmente, uma vez que há um menor número de clubes importantes fora da capital. Apenas 2% das pessoas não torcem para um dos dois gigantes da capital.

Cobertura de mídia e arrecadação

O mercado uruguaio é bastante reduzido, o que dificulta a vida dos clubes uruguaios, que precisam se virar com receitas pequenas. O principal empresário do Uruguai é um brasileiro radicado em Montevidéu, Paco Casal. Paco é um dos donos de uma importante emissora americana, a Gol TV, com sede nos Estados Unidos, mas foco na América Latina, entre eles, o Uruguai.

Os 3 principais canais de tevê aberta do Uruguai são Monte Carlo TV, Teledoce Saeta TV Canal 10. A Saeta TV canal 10 é o maior canal de TV do país, pertencente ao maior grupo de comunicação do Uruguai: Fontaina – De Feo. A Saeta TV é a emissora que faz a maior cobertura do futebol uruguaio. Nacional e Peñarol recebem disparadamente a maior cobertura de mídia do Uruguai.

Cotas de Tevê: A Tenfield SA é a empresa que detém os direitos de transmissão do futebol cisplatino. Ela repassa cerca de 50 milhões de dólares à Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que fica com uma parte desse dinheiro e a outra parte divide aos clubes. Não há uma organização na partilha do dinheiro, variando muito conforme o número de jogos transmitidos. Os jogos dos pequenos está diretamente relacionado aos jogos de Peñarol e Nacional. Os dois gigantes cobram cerca de 67 mil dólares por partida. Os demais médios e pequenos recebem entre 26 a 42 mil dólares por jogo (lembrando que os médios e pequenos possuem muito menos jogos transmitidos pela TV). Com informações do Diário La Republica.

Outras fontes de receita: Além das cotas de Tevê, os clubes uruguaios se sustentam basicamente com dinheiro de negociações de jogadores e um outro segmento que vem crescendo muito entre eles: Sócio-torcedores. Veja o ranking de sócios até 2012 dos principais clubes uruguaios:

1 - Peñarol - aproximadamente 54 mil sócios
2 - Nacional - aproximadamente 40 mil sócios
3 - Defensor Sporting - aproximadamente 6 mil sócios

Clubes mais vitoriosos

Os dois clubes que polarizam os títulos entre os uruguaios são Peñarol e Nacional. 

O Campeonato Uruguaio de Futebol é organizado pela Associação Uruguaia de Futebol desde 1900. Os uruguaios dividem o Campeonato por Eras: Era Amadora, de 1900 até 1931, e Era Profissional, de 1932 ate os dias atuais. Na Era Amadora, o Nacional possui 1 conquistas contra 9 do Peñarol/CURCC. Já na Era Profissional, o Peñarol domina com 37 títulos uruguaios contra 32 do Nacional. Mas no geral, os uruguaios costumam somar as duas Eras na contagem de títulos uruguaios.

O Campeonato Uruguaio é disputado em sistema de Apertura e Clausura (ambos em pontos corridos) desde 1994. Mas diferente do que ocorre na Argentina, por exemplo, não há dois campeões uruguaios por temporada. O Uruguai mantém apenas um único campeão nacional por temporada. Como? O campeão uruguaio é definido após uma semi-final entre o campeão do Apertura contra o campeão do Clausura. O vencedor do duelo enfrenta na final o time uruguaio que fez o maior somatório de pontos na temporada (soma do Apertura e Clausura), na chamada Tabela Anual. Ou seja, o clube que faz o maior número de pontos nos dois torneios se classifica automaticamente para a final do Campeonato Uruguaio, a menos que um mesmo clube vença o Apertura e Clausura da mesma temporada. Neste caso, é declarado campeão uruguaio direto, uma vez que não existe a possibilidade de outro clube ter feito mais pontos na Tabela Anual.

Em relação aos títulos internacionais, a dupla de gigantes da capital também se destaca. Peñarol possui 5 títulos de Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e 10 finais da mesma. O Nacional já venceu 3 vezes a maior competição da América (1971, 1980 e 1988). E curiosamente os dois clubes são tricampeões mundiais interclubes. Veja a lista de títulos:

Clube
Títulos
Uruguaios
Copa Libertadores
Mundiais Interclubes
 Peñarol
46
5
3
 Nacional
43
3
3
 Defensor
4
-
-
 Danubio
3
-
-
 M. Wanderers
3
-
-

* O Peñarol contabiliza títulos do CURCC (Central Uruguay Railway Cricket Club), primeiro nome do clube que viria se chamar Club Atlético Peñarol somente em 1913.

* Apenas clubes com dois ou mais títulos uruguaios foram incluídos no quadro.

Maiores clássicos do Uruguai

Clásico del fútbol uruguayo é o nome de  Nacional x  Peñarol, indiscutivelmente o grande clássico do país, também chamado de El Superclásico. Duelo que envolve os dois maiores, mais vitoriosos e mais populares clubes cisplatinos. A rivalidade entre os dois clubes é uma das maiores do mundo. Nasceu quando o Peñarol (ainda como CURCC), um clube fundado por ingleses, mantinha o domínio dos esportes uruguaios no final do século XIX e início do século XX. O Nacional nasceu de um grupo de pessoas que buscavam um clube estritamente nacional, genuinamente uruguaio, sem influência de estrangeiros. A partir daí surgiu essa que se tornaria a maior rivalidade do Uruguai e uma das maiores do mundo.

El Clásico de los Chicos ou Clássico dos Pequenos é o clássico envolvendo Danubio x  Defensor Sporting. Na verdade, os clubes não são de bairros vizinhos (principal fator de rivalidade entre os clubes menores de Montevidéu). Mas há uma disputa recente entre eles (da década de 90 para cá) para saber quem é a terceira força do país. Isso acabou gerando uma certa rivalidade entre as duas equipes e seus torcedores, fato que fez crescer um jargão popular, "clássico dos pequenos". Apesar da rivalidade pelo posto de terceiro maior do Uruguai, ambas torcidas nutrem um grande ódio pelos dois gigantes, Nacional e Peñarol.

- El Clásico de la Villa ou Clássico da Vila é o jogo entre Cerro x Rampla Juniors, que apesar de serem clubes pequenos e de pouca representatividade, fazem o segundo mais famoso clássico do Uruguai, depois do Superclássico dos Gigantes. É o jogo entre as duas equipes da Villa del Cerro, um bairro tradicional de Montevidéu que fica separado da cidade pela baía, isolando-o do resto de Montevidéu e tornando-o um bairro onde quase todos os moradores são 'flintstones' (torcedores do Rampla) ou cerrenses. Todo clássico da Villa gera uma atmosfera especial, sendo este o clássico de maior risco de violência entre hinchadas, superando muitas vezes as ocorrências policiais do Superclássico entre Peñarol e Nacional. 

27 comentários:

  1. parabens legal esse trabalho

    ResponderExcluir
  2. parabéns legal, muito legal o enfoque da matéria, peço permissão para colar ele no meu blog....confirmar pelo e-mail futeboluruguaio@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.
    você sabe a média de público dos times uruguaios?

    ResponderExcluir
  4. Temos também clássicos como:
    Wanderers x Bella Vista x River Plate que é o classico de Prado. O estádio desses três times ficam muito proximos um do outro.
    Central Español x Miramar Misiones. O estádio dos dois times, (que são muito acanhados) ficam na mesma praça, de frente para o estádio Centenário.
    Cerrito x Rentistas. As duas equipes são do mesmo bairro, e na maioria das vezes disputam esse clássico na segunda divisão. A torcida do Cerrito é famosa por ser uma torcida que comparece em bom número aos jogos e por ser muito violenta.
    E no interior temos o clássico entre o Atenas x Deportivo Maldonado.

    ResponderExcluir
  5. Pelo o que eu acompanho do campeonato uruguaio dentre as equipes pequenas de montevideo o Cerro, Danubio, Defensor, Liverpool, Wanderers, Progresso, Racing, River Plate, Cerrito e Rampla Juniors levam ao estádio de 1.000 a 2.500 pessoas em jogos normais.
    Ja as equipes do interior como o Cerro Largo e o Tacuarembó normalmente levam ao seus estádios mais de 2.500 pessoas por jogo.
    As demas equipes dificilmente conseguem ter um público que chegue prómixo de 1.000 pessoas quando jogam entre eles.

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Fantástico!

    Gostaria de poder ver novamente Peñarol e Nacional como eram antigamente, temidos e respeitados. Duas camisas pesadíssimas no cenário do futebol mundial.

    Achei, também, muito interessante a forma de disputa do título uruguaio, afinal, acho maçante um campeonato apenas por pontos corridos, nele, não existe aquela emoção do mata-mata de matar ou morrer e, o campeonato uruguaio privilegia o maior pontuador com uma vaga direta na final.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. gostei desse trabalho muiiito bOom mesmo quem diria q para o Uruguai crescer mais no futbol e também no desenvolvimento do pais é preciso aumentar a população do pais

    ResponderExcluir
  8. Posso estar falando bobagem aqui, mas, como sou fã de futebol e geografia, acabo misturando as duas coisas. Penso que a solução para o futebol uruguaio seria uma hipotética fusão do Uruguai com o Rio Grande em um único país, o que lhe renderia um campeonato mais forte, com quatro times grandes e mais alguns pequenos tradicionais. Já pensei nisso em relação a Holanda e Bélgica, pois penso que a Laranja Mecânica nunca será campeã mundial, apesar de estar entre as oito maiores potências futebolísticas, o que me dá pena, pois as vezes que decidiu um mundial, o fez contra um gigante e por isso acabou levando a pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, geografia, demografia e economia contam muito atualmente.

      Excluir
    2. E, complementando, ótimo artigo.

      Excluir
    3. Na verdade seria legal que o Uruguai administrasse melhor o futebol, pois, uruguaio novo saindo pra Europa tem todo dia, como SuareZ cavani etc.. Alguns empresários como paco e carrasco sucatearam o futebol uruguaio que só agora está se recuperando e só pra deixar claro. O URUGUAY TEM A SELEÇÃO MAIS VITORIOSA DA HISTORIA DA HUMANIDADE NENHUMA OUTRA GANHOU MAIS TITULOS, SEGUIDO DE PERTO PELA ARGENTINA, EM 2010 ESTAVAM EMPATADOS EM TUDO 2 2 14 / 2 2 14. : copas do mundo, título olímpico e copa América, sendo que o URUGUAY passou a frente em 2011 eliminando a Argentina lá dentro " 15 contra 8 do Brasil e nenhum título olímpico" !!

      Excluir
  9. Brilhante análise do futebol uruguaio. Só esqueceram de falar do Montevideo Wanderers, que vez ou outra disputa a Libertadores e que saiu campeão uruguaio em 2013. O time que mais me simpatizo é o Nacional, devido a sua amizade com o Grêmio, meu time de coração.

    Sobre a união do futebol uruguaio com o futebol gaúcho, seria melhor então a Dupla Gre-Nal se filiar à Federação Uruguaia assim o campeonato uruguaio se valorizaria e teria um mercado de 11,5 milhões de pessoas. Seria uma boa pra todos, a Dupla Gre-Nal brigaria fácil por uma das 3 vagas uruguaias da Libertadores e os uruguaios teriam um campeonato mais valorizado e com mais força.

    ResponderExcluir
  10. muito bueno, macanudo, eu que soy descendiente de uruguayos mis abuelos eram, eu tenho uma curiosidade grande é a respeito dos times extintos ou desafiliados do uruguay, gostaria que me dessem uma dica,ou fizessem um trabalho a respeito, muchas gracias.

    ResponderExcluir
  11. Seria muito bom se fgf com auf fizessem um campeonato com times do RS e times do UY. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Amigo eu tenho um PlayStation 2 eu tem um jogo de futebol no PlayStation 2 que tem o campeonato Uruguai e eu sou lider do campeonato Uruguai estou jogado com o penarol claro hehehe

    ResponderExcluir
  13. Yo solicito mui respeitosamente que ustedes haga um trabajo, colocando todos los clubes por barrio, me gustaria mucho, todavia soy loco pelo futbol Uruguayo(tierra de mis abuelos), e non lo se los barrios de algunos clubes, muchas gracias, e parabenz por el trabajo(desculpa el gaucho).

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da matéria jornalística. Gosto muito do futebol uruguaio, acho o mais charmoso da America Latina. E depois desta matéria estou muito curioso para assistir o "clássico de la Villa". No próximo ano, 2019, vou visitar o Uruguai. Entre os clubes tenho uma especial simpatia pelo Danúbio, considerado o maior celeiro de craques do Uruguai. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  15. Qual é o limite de jogadores de fora do pais!no campeonato uruguaio??

    ResponderExcluir
  16. Qual é o limite de estrangeiros no campeonato uruguaio?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber quais equipes são de Dora da capital,mas específico perto de Rio Branco e ou Chuí

    ResponderExcluir
  18. O campeonato uruguaio é praticamente um campeonato de Montevideu, se não me engano, somente o Plaza Colonia não é da capital.

    ResponderExcluir
  19. A garra, a entrega com que os jogadores uruguaios disputam uma partida, causa inveja aos torcedores brasileiros.

    ResponderExcluir
  20. Pelo o que eu to vendo o campeonato uruguaio eh quase amador com publico 2000 pessoas eh qase uma vazea ...eh um campeonato muito ilimitado..

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.