segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Distribuição das torcidas pelo Brasil - Parte 2: Veja onde há predomínio de torcedores de cada clube no território brasileiro

Você já viu aqui no Sinopse do Futebol um levantamento sobre a distribuição das torcidas brasileiras pelo Brasil, separadas por estado. Um mapa foi elaborado para ilustrar o predomínio de determinado tipo de torcedores em cada região do país. Entretanto, as regiões foram definidas conforme grupos de torcidas de estados federativos. Dessa vez, o levantamento abordará a distribuição nacional da torcida de cada clube, isoladamente. E para isso, utilizamos uma ferramenta do Portal IG que mapeia as torcidas através do cadastramento do CEP dos torcedores. Entendemos que essa ferramenta possa expressar um cenário de distribuição proporcional à realidade de cada torcida.

Veja também: 
Distribuição das Torcidas pelo Brasil - Parte 1

Mapas das Torcidas: Os mapas de cada torcida foram elaborados a partir do cadastramento do endereço na ferramenta Torcida Virtual do Portal IGO torcedor, ao se cadastrar, é automaticamente inserido no mapa uma vez que a ferramenta localiza o CEP do cadastrado (cidade e região). O mapa mostra as cidades e regiões onde se concentram o maior número de torcedores de determinada equipe através do preenchimento colorimétrico. Veja a ordem das cores, partindo das que representam a maior concentração de torcedores para as que representam a menor concentração:

Vermelho >>>> Laranja >>>> Amarelo >>>> Verde >>>> Azul

Os pontos do mapa em tom vermelho expressam as cidades e regiões onde houve um maior número de cadastros de determinada torcida. São os pontos de concentração extrema e representam os grandes nichos de cada clube. Tons em laranja representam regiões de concentração moderada; tons em amarelo representam concentração razoável; e o tom verde representa as regiões com concentração minimamente significativa de determinada torcida. Os pontos em azul, são pontos onde houve cadastro em quantidade mínima, proporcionalmente insignificantes uma vez que podem ser facilmente influenciados pela quantidade de cadastros. 

Por exemplo, clubes que tiveram o maior número de cadastros podem ter uma maior diversificação de cidades/regiões no mapa em razão da quantidade absoluta de pessoas cadastradas. Entretanto, proporcionalmente não haveria certeza alguma de representatividade nessas regiões em tom azul. Na prática, um único cadastro em uma pequena cidade no interior de um estado qualquer seria representado no mapa por um círculo azul, mas proporcionalmente essa torcida poderia não possuir de fato uma grande torcida nessa cidade ou região por conta de um cadastro isolado. Para evitar conclusões precipitadas em cima de "falso-positivos", entendemos que os tons em azul não representam uma informação de grande valia. Representam cadastros isolados e proporcionalmente pouco relevantes.

Vale lembrar que algumas cidades apresentam boa quantidade de determinados torcedores por se tratar de grandes metrópoles, que reunem pessoas de diversas regiões do Brasil. É o caso de São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo. Entretanto, ao mesmo tempo que o mapa define a distribuição proporcional das torcidas, as cores também podem representar a quantidade absoluta. Proporcionalmente, algumas torcidas que aparecem em destaque nessas metrópoles possuem percentuais baixíssimos nessas cidades. A concentração (pontos em vermelho), nestes casos, é explicada pelo enorme tamanho dessas cidades. Proporcionalmente, podem ser raros, mas em quantidade absoluta, podem ser numerosos em razão da população dessas metrópoles serem gigantescas. 

Isto posto, lembramos pela última vez que consideramos esses mapas como uma tendência e não como verdade absoluta. Pode ser uma simples tendência peculiar apenas ao site do IG? Sim, claro que pode. Mas  também existe a possibilidade de que essa ferramenta do Portal IG transcenda o meio da web e que expresse um resultado próximo da realidade, no que tange à distribuição proporcional e absoluta de cada torcida.

Distribuição das Torcidas de cada Clube:


AtléticMG

Na distribuição da torcida do Atlético no mapa, nota-se uma concentração maior na Grande Belo Horizonte e na região sudeste de modo geral, sendo relativamente pequena nas demais regiões brasileiras. Também podemos observar pontos com quantidade absoluta significativa em algumas capitais das regiões Nordeste, Sul e Centroeste. Pontos com quantidade absoluta de atleticanos nas capitais paulista e carioca, Brasília e Vitória.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil































Cruzeiro

A distribuição da torcida do Cruzeiro no mapa é semelhante à do Atlético-MG. Percebe-se uma concentração maior na Grande Belo Horizonte e na região sudeste de modo geral, sendo relativamente pequena nas demais regiões brasileiras. Também podemos observar pontos com quantidade absoluta significativa em algumas capitais das regiões Nordeste, Sul e Centroeste. Pontos com quantidade absoluta de atleticanos nas capitais paulista e carioca, Brasília e Vitória.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil



























Internacional

Na distribuição da torcida do Internacional de Porto Alegre, nota-se uma concentração maior na Região Sul. Destaque para o estado do Rio Grande do Sul de modo geral, litoral e oeste de Santa Catarina, além de focos razoáveis no Centroeste, capital paulista, Distrito Federal e algumas capitais do Nordeste.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil






























Grêmio

A distribuição da torcida do Grêmio de Porto Alegre segue o mesmo padrão do seu rival colorado. Evidencia-se uma concentração maior na Região Sul. A diferença é que o Inter teve um número de cadastros um pouco maior e seu mapa ficou um pouco mais preenchido em azul (pouco relevante uma vez que se tratam de cadastros isolados). Mas nota-se que o Grêmio obteve um pouco mais de destaque no Centroeste, com mais pontos em tom verde que o Internacional.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição pouco uniforme pelo Brasil






























Fluminense

A distribuição da torcida do Fluminense no mapa é razoavelmente boa, sobretudo no lado leste do Brasil. Há uma concentração maior no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste de um modo geral e um outro grande foco no Distrito Federal. Nota-se ainda focos significativos no Vale do Itajaí (Santa Catarina) e em varias capitais do Nordeste, porém apresenta-se escassa no interior do país.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil






























Botafogo

Na distribuição da torcida do Botafogo no mapa é possível perceber semelhanças com a torcida do Fluminense, com regiões (nichos) idênticos. Há uma concentração maior no estado do Rio de Janeiro, na região sudeste de um modo geral e um outro grande foco no Distrito Federal. Nota-se ainda focos significativos no Vale do Itajaí (Santa Catarina) e em varias capitais do Nordeste, porém apresenta-se escassa no interior do país.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil






























Flamengo

A torcida do Flamengo apresenta uma distribuição regular no mapa. Segundo as pesquisas  locais e regionais, o Flamengo apresenta quantidade significativa em quase todas as regiões do Brasil, exceto nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar do número de cadastros flamenguistas no IG não ser tão elevado como os de Vasco e Corinthians (a seguir) é possível identificar os mesmos nichos das torcida de Fluminense e Botafogo, com a diferença que os pontos colorimétricos do mapa flamenguista são maiores e mais destacados que o mapa da dupla Vovô nas capitais do Nordeste, São Paulo e do Sul do país, mostrando que os flamenguistas estão presentes em maior intensidade nesses nichos cariocas. Destaca-se também um grande foco em Manaus e focos razoáveis no interior dos estados nordestinos.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil





























Vasco

A torcida do Vasco apresenta uma distribuição regular no mapa, idêntica à do Flamengo.  O maior preenchimento do mapa vascaíno se deve ao fato do Vasco ter, até então, uma quantidade maior de cadastros que o Flamengo na ferramenta do IG. Mas analisando a distribuição dos vascaínos no mapa, não foge muito do mesmo nicho carioca dos rivais de estado. Grande concentração no Rio de Janeiro, Sudeste, capitais do Nordeste, Manaus, São Paulo e no Sul do país. Ainda notam-se alguns focos razoáveis no interior dos estados nordestinos.

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil






























Santos

A torcida do Santos apresenta uma distribuição razoável pelo Brasil, com maior concentração no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral. Nota-se ainda uma razoável presença de santistas nas capitais do Nordeste e no estado de Rondônia. 

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil






























São Paulo

A torcida do São Paulo acompanha o nicho apresentado pela torcida do Santos. Proporcionalmente, as torcidas paulistas estão presentes nas mesmas regiões (nichos paulistas). Entretanto, a torcida são-paulina apresenta uma distribuição um pouco mais uniforme pelo Brasil que a torcida santista. Ocorre maior concentração no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral, além de uma considerável presença de torcida nas capitais do Nordeste e Manaus. 

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil






























Palmeiras

A torcida do Palmeiras segue a tendência de São Paulo e Santos. Seu nicho é praticamente o mesmo dos dois primeiros. O fato do Palmeiras possuir mais cadastros que a dupla San-são no IG talvez seja a explicação para a maior intensidade de pontos em destaque no mapa. Sua torcida concentra-se sobretudo no estado de São Paulo e no Centro-sul brasileiro (Regiões Sudeste, Sul e Centroeste) de um modo geral, além de uma considerável presença de torcida nas capitais do Nordeste. 

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição razoavelmente uniforme pelo Brasil






























Corinthians

O mapa da torcida do Corinthians é o mais preenchido, mas antes que pensem que a torcida do Corinthians é mais presente que a do Flamengo, lembro aqui que até o momento em que fizemos este levantamento, a torcida do Corinthians liderava com folga em número de cadastrados na ferramenta do IG. Com mais cadastros, maior possibilidade de preenchimento. Entretanto, como já explicamos, os pontos em azul representam pouco no que se refere à proporção. A distribuição de corintianos é praticamente a mesma dos outros clubes paulistas. Grande concentração em São Paulo e ótima presença em vários pontos da Região Centro-sul, com destaque para Goiânia e Brasília, Paraná e região de Joinville, capitais do Nordeste, Centroeste e Manaus. Percebe-se ainda uma considerável presença de torcida no interior dos estados do Nordeste e interior da Região Sul. 

Avaliação da distribuição nacional: Distribuição uniforme pelo Brasil































Ranking de Torcidas mais "nacionais"

Após mostrar detalhadamente o mapa de cada torcida, encerraremos esse levantamento com um ranking sobre o nível de distribuição das torcidas. Consideramos como mais "nacionais" as torcidas que mostraram distribuição mais uniforme pelo território brasileiro, ou seja, as torcidas menos concentradas ou proporcionalmente mais espalhadas pelo Brasil de acordo com esses mapas e com as diversas pesquisas locais publicadas no Sinopse do Futebol; [1] [2].


PATAMARES DAS TORCIDAS MAIS NACIONAIS 

(das torcidas mais bem distribuídas para as torcidas mais concentradas)

Patamar 1: Flamengo / Vasco

Patamar 2: Corinthians

Patamar 3: São Paulo / Palmeiras

Patamar 4: Santos / Fluminense Botafogo

Patamar 5: Grêmio / Internacional 

Patamar 6: AtléticMG / Cruzeiro


Você já leu a Parte 1? Leia: Distribuição das Torcidas pelo Brasil - Parte 1
Agradecimentos ao Portal IG. Créditos dos Mapas: http://torcidas.esporte.ig.com.br/?pi=1

21 comentários:

  1. Helio Municci Morais - SP2 de janeiro de 2012 às 11:17

    Trabalho maravilhoso! Parabéns pelo blog, sempre entro aqui para ver se tem textos novos.
    Morei por 7 anos em Teresina e via muitos são-paulinos por lá. Acho que o São Paulo tem mais torcida que o Corinthians no Piauí.
    Aqui em sampa não tem jeito, somos a segunda torcida mesmo, e aumentando a diferença para os palestrinos que precisam ficar de olhos abertos com o Santos :D

    ResponderExcluir
  2. Helio Municci Morais2 de janeiro de 2012 às 11:23

    Esses mapas dos times gauchos e mineiros são iguaizinhos. Nem da pra saber qual mapa é do Gremio e qual é do Inter :D
    Os mapas dos times paulistas tambem são parecidos. Ocupam as mesmas regiões. Eu não tinha essa percepção.
    Legal.

    ResponderExcluir
  3. hélio você morou em teresina e disse ver mais sãopaulinos que CÚrinthianus por lá agora vocÊ via torcedores de GAYLO CÚZEIRO GAYMIO E CHOLORADOS. E AS TORCIDAS CARIOCAS COMO SÃO LÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as torcidas cariocas são as mais choronas possíveis

      Excluir
  4. Obrigado pelos elogios, Hélio. E seus relatos são interessantes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. LEGAL ESSA MATERIA AGORA AS TORCIDAS PARAM DE FICAR ACHANDO QUE O SEU TIME TEM MAIS TORCEDORES DO QUE OS OUTROS CLUBES.

    ResponderExcluir
  6. Vendo os mapas e as análises de cada um dos times, identifica-se o Corinthians como o de maior abarngência. Entretanto, quando você se refere aos "Patamares das Torcidas Mais Nacionais", coloca o Corinthians atrás do Flamengo e do Vasco. Ou seja, são duas informações paradoxais.

    ResponderExcluir
  7. GeCesar

    A ferramenta do IG marca no mapa todos os cadastros. Um cadastro em uma unica cidade, serve para formar um círculo em azul. Isso não é influenciado pela distribuição da torcida e sim pelo número de cadastros. O Corinthians é o time que mais teve cadastro.

    O que nós deixamos bem claro e explícito no texto de introdução, é que levamos em conta principalmente os pontos em vermelho e laranja, pois são as regiões onde se concentram boa quantidade de torcida proporcionalmente ao tamanho da mesma.

    Pontos azuis foram descartados das análises. E pontos em verde foram levados e conta, mas em importancia muito pequena.

    Note que em número de pontos vermelhos e laranjas, Flamengo e Vasco estão mais bem distribuidos, ou pelo menos possuem mais pontos vermelhos e laranjas e seus mapas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas me parece que há uma análise mais subjetiva do que objetiva, nessa explicação de vocês. O que garante a vocês que o cadastro do IG não representa o número de torcedores efetivos? Pelo que entendi, vocês tomaram como base de análise, os cadastros do IG, mas relativizaram os seus dados para chegar a uma conclusão que lhes parecessem, digamos, mais próxima do que imaginavam no começo do estudo.

      Excluir
    2. Olha, respondi conceitualmente, no meu último comentário, baseado nos argumentos de você que entendi mais subjetivos que objetivos. Mas agora fui novamente aos mapas, com mais atenção aos pontos vermelhos e laranjas, do Corinthians, Flamengo e Vasco e, francamente, não vi diferenças que pudessem separar os três times. Precisarei de melhores óculos?
      Abraço e obrigado.

      Excluir
    3. GeCesar

      Sim, na análise de distribuição, há sim um pouco de subjetividade, pois é um mapa sem muita informação numérica e concreta, e essa subjetividade também teve influência das pesquisas regionais e locais publicadas por este blog (são muitas do Brasil inteiro, disponíveis no link "Pesquisas de Torcidas").

      Proporcionalmente ao tamanho da sua torcida, a concentração de corintianos no estado de SP é muito maior que a concentração de vascaínos e flamenguistas no estado do RJ.

      Sobre os pontos em vermelho e laranja, Flamengo e Vasco possuem cerca de 16 micro-pontos diferentes espalhados mais regularmente por todas as regiões, enquanto o Corinthians possui 16 micro-pontos, sendo 10 deles muito próximos, concentrados no centro-sul e ao redor do estado de SP (como o norte do Paraná, Curitiba/Joinville, Capitais do sudeste e centro-este). Realmente não é uma diferença grande para Flamengo e Vasco, mas se relativizarmos também o fato do Corinthians ter 13 mil cadastros contra aproximadamente 10 mil de Vasco e Flamengo, verás que a conclusão tem sentido e lógica, embora possa gerar dúvidas como a sua olhando apenas para os mapas.

      Abrç.

      A disposição,

      Moderação Sinopse do Futebol.

      Excluir
  8. muito bem.
    é mais ou menos isso mesmo.
    só que corinthians não tem mais que fla
    ja o vasco não temmais que o sãopaulo
    mas acho que ja passaram opalmeiras que esta em ma fase ha 10 anos eo vasco conseguiu sair da má fase.

    ResponderExcluir
  9. a torcida do corinthians é a q mais cresce...ja é a maior na internet!!!nordestinos tem o flamengo como segundo time...
    torcedores flamenguistas torcem atoa...nem acompanham futebol...flamengo teve media de 2.000 pagantes no ultimo campeonato carioca...faça uma pesquisa bem feita...comfiável...por favor...obgdo!!!

    ResponderExcluir
  10. Markin, São Paulo e Palmeiras tem mais torcida que o Vasco porque o Estado de São Paulo tem o dobro de habitantes do Rio. Isso não é óbvio?

    ResponderExcluir
  11. Quando será que os corinthianos vão admitir que o Flamengo possui a maior torcida do Brasil? Insistem nesse blábláblá de que o Flamengo é o segundo time dos nordestinos....parem de hipocrisia, como o JC disse, o estado de São Paulo tem quase o mais que dobro da população do Rio e ainda sim somos maiores....teria pena de vocês se o Flamengo fosse um clube paulista....aí o Corínthians teria uma torcida minúscula....seria um Fluminense da vida. E olha que estamos em uma fase ruim...imagine quando estivermos bem....SRN!

    ResponderExcluir
  12. SANTOS: aqui na regiao de Campinas, cresceu muito, ja' PALMEIRAS diminui a cada dia, realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc eh loko..1 flamengo Corinthians palmeiras Vasco são Paulo

      Excluir
  13. Torcida mais fanática do Brasil eh a do palmeiras.. Na fazê ruim pesquisas assassinam milhões de palestrinos ..próxima pesquisa estaremos na frente do são Paulo..

    ResponderExcluir
  14. Torcida mais fanática do Brasil eh a do palmeiras.. Na fazê ruim pesquisas assassinam milhões de palestrinos ..próxima pesquisa estaremos na frente do são Paulo..

    ResponderExcluir
  15. Palmeiras tem a quarta maior torcida do Brasil, quem nega isso, nega a realidade. O palmeiras, porém, sofre por ter uma torcida forte no interior de São Paulo, que nem sempre é contabilizada de maneira correta nas pesquisas, que se focam mais nas capitais. Mas só lembrando que o interior do Estado tem 20 milhões de almas (a mesma quantidade da capital) e na maioria das cidades com forte presença de descendentes de imigrantes italianos o Palmeiras tem a primeira ou a segunda maior torcida, sempre com números parecidos com a do Corinthians. São Paulino a gente vê muito pouco. Assim, o ranking de torcidas no Brasil é:

    1) Flamengo
    2) Corinthians
    3) São Paulo (mas só aparecem em jogo da Libertadores)
    4) Palmeiras
    5) Vasco

    O resto dos times não têm torcidas em quantidade significativa hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nick Abug vc me parece ser um cara invejoso com relação ao São Paulo heim, aceite que o tricolor tem mais torcida que seu time é mais bonito, alem do mais o tricolor é mais vitorioso que o seu Ok

      Excluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.