sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Distribuição das torcidas pelo Brasil - Veja onde há predomínio de torcedores paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos no território brasileiro.

Este levantamento leva em conta todas as pesquisas regionais de torcidas publicadas. Algumas pesquisas das regiões Sul, Centroeste, Norte e Nordeste você pode encontrar nos links a seguir: Centro-Sul do BrasilNorte e Nordeste do Brasil

Para ilustrar o levantamento e facilitar o entendimento, criamos um mapa que mostra aonde ocorre o domínio de determinadas torcidas no Brasil. 

Separar por clube seria complexo e impreciso demais, tendo em vista a grande quantidade de regiões diferentes e dos diversos fatores que influenciaram o tamanho de determinada torcida nas mais diversas localidades. Assim sendo, dividimos o país em regiões onde predominam torcedores de determinado estado. 

Vale ressaltar que apenas as torcidas dos times cariocas, paulistas, gaúchos e mineiros foram consideradas, uma vez que correspondem a maioria absoluta dos torcedores (de acordo com os principais institutos de pesquisa), possuindo quantidades significativas de torcedores em grandes regiões. Mas há de se considerar que, os clubes de Recife (Sport, Santa Cruz e Náutico), Curitiba (Atlético PR, Coritiba e Paraná) e Salvador (Bahia e Vitória) possuem grande influência em suas respectivas regiões metropolitanas, e por isso correspondem a maior parte dos torcedores em suas respectivas capitais. Mas no Mapa de Distribuição das Torcidas não foram considerados pelos motivos descritos acima.

Veja também:
Distribuição das Torcidas pelo Brasil - Parte 2 (distribuição por clube)
Participação Percentual das Torcidas - Percentual em relação ao total de torcedores do Brasil e de cada estado da federação

Entenda a Influência de cada estado

Para entender o porquê da divisão, precisamos entender a importância das grandes metrópoles  brasileiras, que polarizam grandes áreas do território nacional. Essas metrópoles influenciam determinadas regiões em diversos aspectos (econômicos, culturais etc) e não poderia ser diferente no futebol.

O Rio de Janeiro por exemplo, já foi capital federal antes da década de 60. Sua influência sobre estados de times poucos tradicionais e influentes foi imensa. Os veículos de comunicação, sobretudo rádios ajudaram a construir a "força carioca" pelos estados do Norte e Nordeste ainda nas décadas de 40 e 50. O predomínio de torcidas cariocas nesses estados continuou intenso nos anos 70 e 80 com a fortíssima presença das Organizações Globo de Comunicação, que retransmitiam jogos dos times cariocas para esses estados. Hoje, a presença de torcidas cariocas ainda é maior, principalmente por causa de Flamengo e Vasco. Mas há um recente crescimento das torcidas paulistas, verificado nas pesquisas dos ultimos 20 anos, a ponto de clubes como Corinthians e São Paulo terem superado com folga as torcidas de Botafogo e Fluminense na maioria dos estados do Nordeste.

São Paulo é a maior metrópole do país, cidade e estado que possui os clubes mais "ricos" e vitoriosos de um modo geral. Associado a isso, o fato de São Paulo possuir uma forte influência sobre a região centro-sul, as torcidas paulistas estão concentradas em maior número nas regiões sudeste, sul e centroeste do país. Em razão da concentração da grande mídia - de alcance nacional - e dos principais veículos de comunicação priorizarem a cobertura dos clubes paulistas, estes encontram-se em amplo crescimento nas últimas pesquisas, inclusive em regiões antes dominadas pelas torcidas cariocas como Nordeste, Norte e Distrito Federal.

A zona de torcidas gaúchas é explicada pela forte imigração de gaúchos para colonizar terras  em outros estados, criando um fluxo intenso de gaúchos pelo sudoeste brasileiro. Sairam para "plantar soja" Brasil a fora, e levaram consigo a forte influência e tradição gaúcha. Essa influência não é perdida facilmente e por isso a presença da dupla GreNal se mantêm forte, sobretudo no oeste catarinense, sudoeste paranaense e em algumas cidades e/ou regiões isoladas do Centroeste.

Os times mineiros tambem possuem uma quantidade razoável de torcedores em uma área considerável polarizada por Belo Horizonte. Mas a forte influência dos vizinhos Rio e São Paulo ainda influenciam o estado de Minas Gerais, principalmente nas regiões próximas às fronteiras. Porém, o recente aumento da cobertura da mídia belorizontina pelo estado vem diminuindo o crescimento de torcidas não mineiras em Minas Gerais.


Considerações importantes sobre o levantamento:

A distribuição exposta não é regra. Em varias regiões um determinado clube carioca ou paulista pode ter uma grande torcida, mas ficar oculto no mapa por conta do predomínio na região. Por exemplo, o Flamengo possui uma das maiores torcidas do Mato Grosso, mas a soma de todas as torcidas paulistas supera e muito a soma de todas as torcidas cariocas neste estado. Por isso o mapa distribui apenas de acordo com o predomínio, de forma geral.

Outro exemplo são as torcidas dos times paulistas no Nordeste. Corinthians e São Paulo muitas vezes aparecem na frente de Fluminense, Botafogo e até do Vasco em varios estados, mas normalmente aparecem muito atrás do Flamengo. E na soma de todas as torcidas, o total de torcidas cariocas ainda acaba superando o total de torcedores de times paulistas.

Mapas com os detalhes de cada região estão disponíveis abaixo do mapa principal. Neles, é possível visualizar as regiões onde há um mix de torcedores de estados diferentes. Os mapas separados por regiões mostram as zonas principais de influência e as localidades onde há quantidade significativa de torcedores de um determinado estado através de quadradinhos. 


Veja o mapa do Brasil com a Distribuição das Torcidas

O mapa abaixo ilustra as zonas de predominância das torcidas dos 12 maiores clubes. De certa forma, são as zonas de influência. Entenda como "zonas com predomínio de torcidas" as áreas onde a soma de todas as torcidas de um estado supera a soma das demais. Considerando "torcidas paulistas" a soma das torcidas de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos;  "torcidas cariocas" a soma das torcidas de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo; "torcidas gaúchas" a soma das torcidas de Grêmio e Internacional; e "torcidas mineiras" a soma das torcidas de Cruzeiro e Atlético Mineiro. A descrição da distribuição, você encontra abaixo do mapa.
































Zona com predomínio de times Cariocas: Inclui a maior parte do território brasileiro e engloba o maior número de estados. Se estende do Rio de Janeiro passando pelo Espírito Santo e vai até o Norte e Nordeste. Também compreende o Distrito Federal, parte de Minas Gerais, parte de Goiás, litorais paranaense, catarinense e Vale do Itajaí.

Zona com predomínio de times Paulistas: Inclui grande parte da população do centro-sul, regiões de maior poder aquisitivo. Se estende do norte de Santa Catarina passando pelo Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e vai até parte de Rondônia. Também compreende o sul de Minas, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, além de algumas regiões isoladas do Nordeste, especialmente na Bahia.

Zona com predomínio de times Gaúchos: Inclui basicamente o Rio Grande do Sul, além do oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Existe ainda uma micro-área que vai da região central do Mato Grosso até o norte do estado com forte colonização gaúcha.

Zona com predomínio de times Mineiros: Inclui basicamente o miolo do extenso estado de Minas Gerais, na zona de influência de Belo Horizonte. 

Por regiões

Clique sobre a imagem para aumentar o tamanho do mapa. Nestes mapas divididos por regiões, é possível  observar não apenas as áreas de predomínio, mas também áreas mistas onde há significativa quantidade de torcedores de outro determinado estado. Esta quantidade não predominante, porém significativa, é ilustrada através de quadradinhos com a cor representativa de cada estado. Veja as descrições:




Região Norte: Percebe-se que há amplo predomínio de torcidas cariocas, exceto no sul de Rondônia. Mas há uma presença significativa de torcidas paulistas na região norte, sobretudo no Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins. Clique na imagem ao lado para ampliar o mapa.






Região Nordeste: Situação parecida com a Região Norte, no que se refere aos torcedores de times do Rio. Destaque para a grande quantidade de torcedores de times paulistas na Bahia e Pernambuco, onde se equivalem aos times cariocas (especialmente o Flamengo que representa a grande maioria) e em algumas regiões até superam, como na Zona da Mata e Agreste pernambucano e região de Salvador-BA. Alagoas e Sergipe o domínio é maior por parte dos clubes cariocas.  Clique na imagem ao lado para ampliar o mapa.





Região Centroeste: Nota-se um grande predomínio de torcedores dos clubes de São Paulo com significativa presença de torcidas cariocas (representados praticamente apenas pelo Flamengo) e torcidas gaúchas em regiões de forte colonização gaudéria. Em Goiás, boa parte do estado é de predominância carioca, sobretudo no norte do estado, talvez em razão da proximidade com o Distrito Federal, mas há também uma presença paulista considerável nessas regiões, como podemos perceber na figura. Clique na imagem ao lado para ampliar o mapa.





Região Sudeste: Percebe-se que há amplo predomínio apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Observa-se a presença de uma quantidade significativa de torcedores de times cariocas e paulistas nas regiões mineiras de fronteira e triângulo mineiro; e a presença significativa de torcedores mineiros no Espírito Santo. Clique na imagem ao lado para ampliar o mapa.




Região Sul: Na figura, é possível perceber que o Sul possui três regiões com predominância diferente, mas há um grande mix em Santa catarina entre torcidas gaúchas, cariocas e paulistas, que mesmo nas áreas de dominância de determinado estado, verifica-se a presença de torcedores de outros estados. O Paraná possui o oeste e o litoral com predominância gaúcha e carioca, respectivamente, mas com forte presença de times paulistas em ambas as regiões. Clique na imagem ao lado para ampliar o mapa.



Outras Considerações

◙ População e quantidade absoluta

Com relação ao número de habitantes de cada região de predomínio, as áreas de predomínio mais populosas são:

Zona com predomínio de times Cariocas - Abrange aproximadamente 95 milhões de habitantes.

Zona com predomínio de times Paulistas - Abrange aproximadamente 60 milhões de habitantes.

Zona com predomínio de times Gaúchos - Abrange aproximadamente 18 milhões de habitantes.

Zona com predomínio de times Mineiros - Abrange aproximadamente 13 milhões de habitantes.


◙ Potencial de consumo

Com relação ao poder aquisitivo de cada região de predomínio, as áreas com predomínio de torcidas paulistas constituem as regiões com maior concentração de renda, ou seja, as torcidas paulistas são predominantes em regiões onde há grande concentração de renda e potencial de consumo elevado.

77 comentários:

  1. Sou natural de Uberaba, torço para o Palmeiras, e aqui a torcida se divide para times paulistas e cariocas. Acho que deve ter mais torcedores de times paulistas realmente. Mas tem muitos flamenguistas por aqui, isso é visível. E muitos palmeirenses também. Nossa torcida lotou quando o Verdão veio jogar aqui contra o Uberaba nesse ano. Interessante ver as regiões separadas por influência dos estados. Outro lugar que eu conheço é Brasilia, e lá é exatamente assim. Cariocas dominam mas tem bastante tocedor paulista. Saudações a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é um trouxa influenciado pela mídia!
      em MINAS QUEM MANDA É O CRUZEIRO, O MAIOR TIME FODA DO EIXO E TRICAMEPEÃO BRASILEIRO DE 2013"

      Excluir
    2. trouxa ele seria se torce para esses timecos de BH

      Excluir
    3. Larga de ser mentiroso! Sou Mineiro 100% e Uberabense e não vejo dessa forma. Realmente tem uns gatos pingados de torcedores (forasteiros e falsos mineiros) do eixo mauuuuuuuuuuu, com "u" mesmo. Mas, a maioria é de torcedores da raposa e do galo, disparado. Qualquer outra informação diferente é mero achismo

      Excluir
    4. Vá buscar seu ninho forasteiro! Desinfeta!!!!!!!!!!!!!!!!!! Desapareça de nossa pátria mineira.

      Excluir
    5. o cruzeiro predomina aqui no norte de minas aqui nao tem torcidas de times paulista e do rio nen existe

      Excluir
    6. Caro anônimo morador do norte de Minas,
      Tem outro comentário do seu IP para ser aprovado dizendo que é morador de Botucatu-SP e que lá tem muitos cruzeirenses. Acho que temos alguém mentindo aqui, concorda???? Ou você teletransportou-se de lugar? rs.

      Excluir
    7. Tbm sou do Triangulo(Prata MG) e sou cruzeirense.

      3 maior torcida de udi, 2 maior do triangulo, 1 de MG, 4 maior torcida do sudeste

      Excluir
    8. Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo e Palmeiras tem torcida em todos os estados do Brasil. Em todos!

      Excluir
    9. Caro Moderador SdF, quem comentou esse comentário foi eu, não sou de "Botucatu-SP" e sim de janaúba MG. Tem alguma coisa errada ai...

      Excluir
  2. vcs que moram divisa é tudo mineiro de merda torcendo pra time de rio e sao paulo mineiro que é mineiro de verdade tinha era de tocer pra time da qui nao fica torcendo pra time de merda de outros lugares seu bando de safado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu fico indignado com mineiros que torcem para times de rio e são paulo. isso é ridículo. nosso estado da show nesses estados, principalmente, no rio, estado tão atrasado que precisa do governo federal para manter a ordem publica. é brincadeira. viva o galão da massa!!!

      Excluir
    2. Enfia no rabo o galinho garnizé e a raposa doméstica. Quem manda nesta porra é a torcida do Mengão.....

      Excluir
    3. Realmente é uma vergonha. Mas isso vai mudando aos poucos. Venho de uma cidade a 500 Km ao norte de BH e quando era criança meu pai tinha improvisar antenas no alto dos morros para que pudéssemos assistir a jogos de Cruzeiro e Atlético. Hoje em dia tem muito jogo de mineiros na TV aberta transmitidos pra o interior, sem falar da TV a cabo, que está bem disseminada. Um dia, se deus quiser, os otários que torcem para times de outros estados serão raridade.

      Excluir
    4. torcer para atletico e cruzeiro??
      times que vivem assaltando os times pequenos no campeonato mineiro

      Excluir
    5. Carioca e paulista tiram maior sarro com a cara dos mineiros,e ainda tem uns bobos que torcem pra times de la.Aqui e Galo.

      Excluir
    6. babar ovo pra time carioca e ser muito babaca

      Excluir
    7. Pimenta no dos outros é colírio, não? Cá no Sul de Minas somos etnicamente paulistas, desde o vestir até o falar (o sotaque de Belzonte cum çêuz éhez fóhtez em coda çilábica nuz ihita), e evidentemente no torcer também. Nem todo mineiro é montanhês, meu caro; como caipiras, somos descendentes dos Bandeirantes, originários de São Paulo.

      Excluir
  3. acho que no interior de sao paulo e norte do parana atorcida do flamengo tambem deveria aparecer porque morei nessas regioes e notei muitos flamenguistas iqual a palmeiras e sao paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. norte do paraná tudo bem, mas interior de São paulo ? os que torcem para o Flamengo é tudo segunda opção

      Excluir
    2. em maringa pr as torcidas são corinthians ,são paulo , santos , palmeiras e flamengo nessa orden de maior para menor

      Excluir
  4. Nas pesquisas locais, a soma das torcidas cariocas, inclusive do Flamengo, não superam 3%, que seria o uma baixa significância para uma torcida em determinada região.

    Nesses mapas, colocamos quadradinhos quando a soma das torcidas de um estado atingiu pelo menos 5% ou 6% do total. Exemplo: Note que no Espírito Santo tem quadradinhos em laranja representado torcidas mineiras. Isso se deve porque na soma de torcedores de Cruzeiro (3,5%) e Galo (2%), atingi-se pelo menos aqueles 5% necessários. No caso do Flamengo, não passa perto disso no estado de SP. Mas no Paraná, consegue sim, atingir esse patamar, principalmente no sul do estado e litoral, onde é maioria.

    ResponderExcluir
  5. Mas considerarei Londrina como um ponto, por apresentar algumas vezes pesquisas onde os cariocas quebram a barreira dos 6%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os times paulistas tem grandes torcidas no norte do Paraná.

      Excluir
  6. em sao jose dos campos e regiao tambem ha muitos mas muitos flamenguistas por que nao aparesse na pesquisa

    ResponderExcluir
  7. sou de ribeirão preto e flamengo. Flamengo é um fenomeno nacional n tem comparção. SAUDAÇOES RUBRO NEGRAS

    ResponderExcluir
  8. se as pesquisas fossem feitas com seriedade por pessoas neutras de outros paises ai os corintianos e a bandeirantes iam andar de cabeça baixa pelas ruas por que a torcida do flamengo e sim inalcansavel no brasil

    ResponderExcluir
  9. a pesquisa e feita por institutos neutros e independentes e inclusive contratado da globo carioca, e as torcidas dos times paulistas so crescem , tendo como alavanca a torcida do corinthians e sao paulo, a torcida do flamengo so e grande em regioes onde nao ha clube grande e os moradores torcem para dois times, preferindo o time local se este vier a ser forte, os cariocas se apegam a globo para sua torcida crescer, mas com o passar do tempo com internet e tv a cabo sendo instalado em todo brasil a tendencia a diminuir a torcida carioca, principalmente a do flamengo, a torcida do corinthians e sim um fenomeno nacional.

    ResponderExcluir
  10. sou do rio de janeiro a torcida do timao aqui nao quintal caricoa e enorme.

    ResponderExcluir
  11. É interessante que a grande área em vermelho que corresponde a zona com predomínio de times paulistas é também a região onde predomina a pronúncia do R retroflexo, o r caipira, também conhecido como r paulista, ou seja, nessa área a cultura dominante é a paulista, podendo ser chamada de Brasil Paulista. O mesmo não se aplica a área azul, que abrange mais de uma cultura.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,

    Morei muitos anos em Poços de Caldas, cidade mineira, pólo da região e que fica a cerca de 10 km da divisa com SP...Lá a torcida dos times paulista é maior, no entanto, a do Cruzeiro tem crescido muito nos últimos anos...Entre as crianças, a torcida do Cruzeiro já é uma das maiores.

    O mesmo tem ocorrido em Uberlandia e Uberaba, cidades importantes do triângulo mineiro....Acho que daqui uns 10 a 15 anos (quando as crianças de hoje se tornarem adultas), a área de influencia das torcidas do Cruzeiro e do Atlético serão bem maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc que as torcidas de Minas vem crescendo aqui em Poços de Caldas Mais é incontestável que a torcida do Atlético é maior que a do Cruzeiro aqui. Batsa ver os públicos dos dois contra a Caldense aqui. Galo tem até torcida organizada aqui e a torcida vem crescendo muito, te aformo com certeza, comenta-se muito aqui em na cidade. Acredito que hoje a torcida do Galo seja menor apenas que a do Corinthians, do São Paulo e talvez do Palmeiras em Poços de Caldas

      Excluir
    2. Acredito que em poços de caldas a maior torcida seja do corinthians e depois do Santos, muito mais numerosa que dos times mineiros.

      Excluir
    3. Poços de Caldas tem muito Atleticano e Cruzeirense, mais ainda vejo mais torcida de times paulistas. Acredito que com o tempo a torcida dos Mineiros e em especial do Atlético deva crescer ainda mais por aqui

      Excluir
  13. No ES está havendo um crescimento de torcidas paulistas , e mineiras e uns gatos pingados de torcedores gaúchos. Os barzinhos daqui estao bastantes animados com essa mistura.

    ResponderExcluir
  14. SOU DE URUGUAIANA E GOSTEI DO FLAMENGO E DAI. ISSO É MENGÃO. AS PESSOAS RIEM DE MIM. MAS CONHEÇO ALGUNS FLAMENGUISTA AQUI TB PELO SUL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma meia dúzia
      aqui no RS se torce pra Inter Gremio ou é estrangeiro

      Excluir
    2. Isso mostra que vc é IGNORANTE sustentado pela Rede Globo. Gaúcho que é gaúcho APENAS TORCE pra clubes do RS ou não torce pra nenhum. VC APENAS MORA EM URUGUAIANA E DEVE SER DE FORA.

      Excluir
  15. Me parece que o Palmeiras é o patinho feio dos clubes paulistas. Ano após ano, seu percentual só diminui, enquanto os outros times conquistam torcedores em todas as regiões.
    Na região Nordeste já é visível o aumento de corintianos e sao paulinos, mas no ES,AM e DF a predominância flamenguista é muito grande. A tendência natural é o Corinthians brigar pela ponta como Flamengo. O 3° lugar está garantido para o São Paulo por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  16. comentei a pouco tempo nesta pagina que em uma pesquisa neutra feita por estrangeiros mostraria os numeros reais das torcidas no brasil passou pouco tempo uma pesquisa feita por argentinos mostraram a NAÇAO RUBRONEGRA muito na frente quase 50.000.000 de torcedores muito na frente da segunda torcida, as pesquisas feitas pela rede globo nao contam pois para a globo e melhor colocar as duas maiores bem proximas assim agrada as duas partes os flamenguistas por que ja sao a maioria e da aos corinthianos esperança de algum dia chegar la se a globo mostrar a verdade para os corintianos pode ganhar sua antipatia oque para ela nao enteressa na verdade nao da pra comparar o flamengo tem torcida no interior paulista inteiro e ate na capital quem nao se lembra da torcida do flamengo colocando 30.000 flamenguistas no pacaembu na final da taça sao paulo contra o baia 11 hs da manham po cai na real FLAMENGO e FLAMENGO nao da pra voces tem que aceitar e pronto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi essa pesquisa argentina, eles não fizeram pesquisa nenhuma eles pegaram resultados de pesquisas anteriores fizeram um calculo maluco e publicaram, eles fizeram a msm coisa no México, na Inglaterra, Espanha e outros paises.

      Excluir
    2. Nasci e tenho vários parentes no interior e na capital Sp , Flamengo aqui só conheço três , todos vieram morar aqui , paulista torcer pra carioca é igual Brasileiros torcerem para os Argentinos têm poucos trouxas que fazem isso , aqui carioca não se cria , como torcer para os times e o estadual mais fraco do país , a trabalho conheço o Rs garanto lá é Gremio e Inter e tenho certeza o terceiro time que mais tem é o Corinthians pelo tanto de gaúchos morando por lá , em Sc tem mais flamenguistas em certas regiões , como em outras tem mais Corinthianos e outras tem mais Gremistas , no Paraná disparado Corinthians é o primeiro , Flamengo só no litoral que é pequeno no PR , no Mt e Mts tirando Cuiabá , tudo é corinthians disparado primeiro e conheço o sul de minas , triângulo mg digo a torcida paulista é muito mais mais forte q a de cariocas , mais não me venha com essa que paulista torce pra Flamengo isso não existe , mas vou dar um simples exemplo em sp capital , cariocas que vem morar ou a trabalho deve ter 400 mil como não botar 30 mil , imagino que paulista que moram no Rj deve ser ainda maior , a torcida do Corinthians está maior do que os flexs dos flamenguistas , o que mais vejo é torcedor dizer , sou Remo , Bahia , Crb e simpatizo com o Flamengo , não existe torcer para dois times , por isso só dou valor aos verdadeiros , flexs não existe e 40% da torcida do flamidia é flexs , e o outro falar que a Globo manipula para não aparecer a disvantagem kkkkkkkk , a mamãe do flamerda e a Globo , querem inflar garganta abaixo jogos e o globo esporte dos cariocas para os paulistas e gaúchos verem , ou alguém acha q eu como paulista gosto de ver as merdas dos times Rio , só time lixos , mas ela tenta enfiar guela abaixo aos brasileiros , sem a Globo o flamidia some , sem os flexs são a 5 maior do país e quando o time está bem só os modinhas torcem , torcida mais fajuta do mundo , história mais suja inunda , títulos roubadissimo , se duvidar assista brasileiro no you tube , de 80 , 82 , 87 contestável , mais o mais jogo roubado da história do futebol mundial , libetadores 81 contra atlético mg , o maior roubo q já vi , sujo e falsos , papai cbf tapetão em vários brasileiros para não cair , até em estadual caíram , time lixo

      Excluir
  17. Flamengo dominou o cenário em 81 quando ganhou libertadores e a copa intercontinental, ou seja, há 31 anos, de lá pra cá só está em decadência, agora é a vez do Timão que mesmo sem libertadores e mundial e com uma série B ja era a segunda maior torcida do Brasil, então agora com libertadores(invicto e com uma audiência maior que da copa do mundo) e 02 campeonatos Mundiais, sem falar Copa do Brasil e mais um campeonato brasileiro, e com a forte campanha de marketing, sem duvida já é o primeiro colocado.

    ResponderExcluir
  18. A torcida Rubro-Negra é um FENÔMENO NACIONAL. FATO! Somente um genocídio em vermelho e preto que mudaria isso. E outra, embora deteste o Vasco, duvido muito se realmente eles estão atrás do Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Quando se vê que o grande mercado midiático do país está em SP se entende o "resultado" dessas pesquisas.

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... rio é tamanho de caixa de ovo... só na grande sp são 45 milhões de habitantes, sem contar o resto do estado! o estado deve ter uns 60 milhões de habitantes em um país de 190 milhões... chora não querido, logo logo o flamengo cairá para 5º lugar... não é necessário genocídio não.. é só necessário internet e título coisa que o flamengo não ganha há muito tempo!

      Excluir
    2. kkkkkk...para de fumar crack mané, população do estado de SP é 41 252 160 Habitantes, fonte wikipédia.

      Excluir
  19. Pessoal, a verdade é que o charme do futebol do Rio acabou. Concordo com um internauta que disse que o FLA dominou nos anos 80, mas agora a decadência do futebol carioca é visivel e o crescimento, principalmente dos times de São Paulo é realidade. Sou FLA, mas meus filhos torcem para times de São Paulo, não querem nem ver os jogos do Rio. É triste mas a culpa são dos dirigentes.Quanto a torcida do Vasco, me perdoem, mas ela tem diminuido e a torcida do São Paulo crescido entre os jovens.

    ResponderExcluir
  20. Esqueceram
    No paraná existem torcidas Paulistas sim
    mas a maioria aqui é
    1° Atlético-PR 3 milhões\30%
    2° Coritiba 1,9\milhões\19%
    3° Corinthians 900 mil\9%

    ResponderExcluir
  21. Curta nossa comunidade do facebook e dê sugestôes: https://www.facebook.com/pages/Feel-Brazilian/174765876023629?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  22. Seu trabalho é incrível. Parabéns

    ResponderExcluir
  23. A torcida do Flamengo é quse do tamanho do atlético em Minas, só perdemos em BH, onde é a sede do galinho. Sou mineiro de Barbacena e aqui quando o Mengão é campeão tem até carreata. Cada um torce pra quem quiser, e o Flamengo é uma força em Minas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter vergonha , sou paulista e mg tem time pra torcer e uns pagas pau de carioca ou mesmo q seja de paulista isso é não ter personalidade , fraco .

      Excluir
    2. Babá ovo de carioca ! Sem personalidade e mongoloide

      Excluir
  24. Em Minas:

    Região de Uberlândia: 1. Flamengo (com folga), 2. Cortinhians, 3. Cruzeiro, Vasco e São Paulo.

    Região de Uberaba, muito parecido com o cenário acima, porém com mais predomínio dos paulistas e Cruzeiro mais forte.

    Região de Juiz de Fora: 1.Flamengo, 2. Vasco, 3.Botafogo, 4. Fluminense, 5. Atlético-MG e Cruzeiro, 6. Times paulistas e outros

    Região de BH: 1.Atlético-MG, 2. Cruzeiro, 3. Flamengo, 4. outros cariocas e paulistas

    Sul de Minas: predomínio de times paulistas e Flamengo, com torcida crescente do Cruzeiro.

    Norte de Minas: Times cariocas, na ordem de Juiz de Fora com o Cruzeiro chegando junto com os clubes mais populares do Rio.

    Vale do Aço, Ipatinga, Gov.Valadares, Cel, Fabriciano, etc: 1. Cruzeiro, 2. Atlético-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Montes Clarense, e afirmo que aqui mais de 90% dos torcedores são cruzeirenses ou atleticanos, com predominância da torcida do Cruzeiro! Isso em todo o Norte de Minas! O times cariocas e paulistas são uma pequena minoria aqui... te afirmo com toda a certeza!

      Excluir
    2. Juiz de Fora a do Vasco fica em 3º, a do Botafogo é maior que a do vasco aqui, e a do Tupi, por mais que seja torcida mista, pode colocar em 5º ainda podendo ser colocado lado a lado com a do Fluminense, Cruzeiro tem poucos torcedores aqui, a do Atlético é menos que a do Corinthians em JF. Essa sua ordem sobre Juiz de Fora está um tanto equivocada meu caro.

      Excluir
    3. Que mentiroso o senhor heim? Sou natural de Juiz de Fora e sempre fui Cruzeirense. Quando eu era criança, na década de 90, era EXTREMAMENTE RARO realmente encontrar um torcedor do Cruzeiro por exemplo. De uns 7 anos para cá cresceu muito! Tanto torcedores do Cruzeiro quanto os do Atlético. Antigamente era raro demais ver um cara com a camisa do Cruzeiro na rua. Hoje em dia eu vou ao Centro da cidade vejo uns 3 todos os dias

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Mentiroso, o norte de minas é dominado por torcedores de times mineiros, com larga vantagens para o cruzeiro. Em janaúba cruzeiro é 52%, o Flamengo não chega a 3%. - Montes Claros (400 mil hab.): Cruzeiro 50,9 – Atlético 26,7 – Corinthians 5,5 – Flamengo 3,5 – São Paulo 3,2. Palmeiras/Santos, Botafogo/Vasco e Grêmio.
      - Januária (70 mil): Cruzeiro 38 – Atlético 17,6 – Corinthians 16,8 – São Paulo 8,5 – Flamengo 6,2. Palmeiras, Santos, Vasco, Botafogo e Grêmio/Internacional.
      - Janaúba (72 mil): Cruzeiro 52,8 – Atlético 26,7 – Corinthians 5,2 – Flamengo 2,8 – São Paulo 2,7. Santos, Palmeiras, Botafogo, Vasco e Grêmio/Internacional.
      - São Francisco (60 mil): Cruzeiro 43,7 – Atlético 20,9 – Corinthians 12,6 – Flamengo 5,5 – São Paulo 5,2 – Palmeiras, Santos, Botafogo, Vasco/Grêmio.
      - Bocaiúva (50 mil), Rio Pardo de Minas (32 mil), São João da Ponte (26 mil): Cruzeiro, Atlético, Corinthians e São Paulo.

      Excluir
  25. já ouvi comentários que a torcida do cruzeiro e atlético vem crescendo em juiz de fora

    ResponderExcluir
  26. Todas as pesquisas recentes indicam a torcida do Atlético como a maior do estado de Minas. Apenas nos anos 90 houve uma ascensão passageira de cruzeirenses.

    O problema dessa rivalidade é o declínio do Atlético nos anos 2000, que coincidiu com a ascensão do Cruzeiro. Ao mesmo tempo, até os anos 1960 o Atlético rivalizava com o América e o Cruzeiro não tinha expressão nem regionalmente.

    Mas esse gremista falou muita besteira. Alem de Ibope, Datafolha, Placar e etc afirmarem que o Atlético tem a maior torcida fora os times do Eixo Rio-Sao Paulo, o Galo tem a segunda maior média de presença de torcida em brasileiros, só ficando atrás do Flamengo. Só pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc,a torcida do galo é a maior de minas,e chupa os baba ovos de times paulista e cariocas,valorizem seus estados,sua terra,honrem seu estado.

      Excluir
    2. Sou Corinthiano, mas concordo com vc !!

      Excluir
    3. kkkkk Mentira, desde os anos 60 a maiorias das pesquisas mostrava o cruzeiro com mais torcedores. E ate hoje o Atletico nunca passou. Basta viajar pelo interior de minas isso fica claro.

      Excluir
  27. É verdade,um cara que torce para o sport de recife e torce tbm p o mulambo carioca,ai vem essa pesquisa e diz que o mulambo tem torcida em todo o pais,quero ver o cabra que torce só para um time,em minas gerais pelo que sei cruzeiro e galo são os dois primeiros e depois vem a do timão e aonde esta a mulambada?????

    ResponderExcluir
  28. porque há um predomínio de torcidas de times paulistas no sul de minas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse predomínio é apenas nos municípios mais próximos da fronteira com SP. A medida que se vai para o norte as torcidas mineiras crescem progressivamente.

      Excluir
  29. Porque há um predomínio de torcida de times paulistas no sul de minas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Influência histórica da mídia paulista, devido à proximidade. Mas o cenário vem mudando gradativamente, com o crescimento da torcida mineira, em especial do Cruzeiro (que é muito forte na maior parte do estado).

      Excluir
    2. Por causa da influência histórica e cultural, etnicamente o mineiro do Sul e triangulo mineiro é paulista, separado apenas por uma linha imaginária de território, mas a cultura, o falar, os costumes, o jeito é o mesmo do paulista.
      o mesmo acontece no norte do paraná e mato grosso do sul.

      Excluir
  30. O Mengão Manda No Brasil e no Mundo 🌍 😂 Aqui é Flamengo ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda na sua cabeça de vento! Torcida fraca e descaracterizada

      Excluir
  31. O Mengão Manda No Brasil e no Mundo 🌍 😂 Aqui é Flamengo ✌

    ResponderExcluir
  32. Torcida do galo em breve vai ser a maior de Minas e a quaarta do Brasil atas apenas de flamengo Corinthians e são Paulo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.