sábado, 19 de novembro de 2011

Futebol Argentino - Entenda o contexto do futebol argentino e veja quem são os grandes na terra do tango

A Argentina é uma das escolas mais tradicionais do futebol mundial. O futebol argentino possui muitos clubes tradicionais e vitoriosos, tanto que, juntos, dominam o ranking de títulos sulamericanos, sobretudo na Copa Libertadores da América.

Veja também:
Conheça o contexto do futebol mexicano e seus principais clubes
Boca Juniors interessado no mercado brasileiro?

Por conta disso, você conhece o contexto do futebol argentino? Sabe quais são os maiores clubes da Argentina? E os mais vitoriosos e populares? A seguir, traçaremos um panorama sobre os detalhes e curiosidades dos clubes argentinos.

Clubes grandes da Argentina

Quem é quem? Retrataremos agora quais são os clubes que os argentinos denominam como “grandes”.

Na Argentina, a exemplo do que acontece no Brasil, existem vários clubes chamados grandes. Os ditos “maiores” são os clubes sediados na capital Buenos Aires e da cidade vizinha de Avellaneda. A cidade de Buenos Aires possui uma população estimada em 3 milhões de habitantes, mas a região metropolitana de Buenos Aires possui cerca de 13 milhões de pessoas. Já Avellaneda, possui uma população aproximada de 350 mil habitantes. Outras cidades futebolisticamente importantes são Rosário, capital da província de Santa Fé, com mais de 1 milhão de habitantes, e La Plata, capital da província de Buenos Aires, com 600 mil habitantes. Vale ressaltar uma diferença importante: a cidade de Buenos Aires é a capital federal (autônoma) enquanto La Plata é a capital da província de Buenos Aires.

Internamente, existem 10 clubes chamados de “grandes”:

Buenos Aires: Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Vélez Sarsfield e Huracán.
Avellaneda: Racing e Independiente.
La Plata: Estudiantes.
Rosário: Newell's Old Boys e Rosário Central.

E existem os chamados “médios”, porém tradicionais:

Buenos Aires: Argentinos Juniors.
La Plata: Gimnasia y Esgrima.

Os demais (não citados) são alcunhados como médios ou pequenos na Argentina.

Porém, existem diferenças bastante evidentes entre o tratamento de cada clube. Existem alcunhas para denominar cada grupo de clubes:

Cinco mas grandes ou os cinco grandes do futebol argentino é a alcunha que tradicionalmente utilizam para se referir à Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Racing e Independiente. Essa expressão se popularizou na Era Amadora e início da Era Profissional na Argentina. Eram os clubes mais populares e importantes durante o período inicial do profissionalismo. Na década de 1930 ganharam essa alcunha os clubes que possuíam regularidade e frequência na liga de futebol principal (primeira divisão), os clubes com mais títulos da liga argentina, e também aqueles com maior número de sócios (o que representava a popularidade). Assim, esses cinco clubes foram alcunhados historicamente como "os cinco maiores da Argentina", e coincidentemente ainda são, hoje em dia, os 5 mais populares e vitoriosos nacionalmente. Apesar desse domínio histórico, clubes emergentes como Estudiantes e Vélez já ameaçam a hegemonia nacional de alguns clubes do quinteto, como Racing e San Lorenzo.

El Sexto Grande é a alcunha que recebe qualquer um dos outros 5 “grandes” (Vélez, Estudiantes, Huracán, Newell's Old Boys e Rosário Central). Essa expressão surgiu após o crescimento destes clubes emergentes, gerando a eterna pergunta sobre “quem seria o 6º grande da Argentina?”. Concluiu-se popularmente que qualquer um desses 5 poderia ser “o sexto”. Entretanto, fatores importantes como o desempenho histórico nos campeonatos nacionais e continentais e o crescimento das torcidas fazem de Vélez e Estudiantes os clubes mais próximos dos 5 maiores, chegando muitas vezes a serem colocados no mesmo patamar dos 5 mais tradicionais. Mas ainda é uma questão em aberto. Se fosse por popularidade, o Rosário Central seria o sexto por ser a sexta maior torcida de acordo com as pesquisas; se fosse por títulos internacionais, o Estudiantes seria o sexto por ter 4 Libertadores da América; se fosse por títulos e regularidade nacional, o Vélez ocuparia a sexta posição... por isso que entre os argentinos, qualquer um desses 5 teria motivos plausíveis para compor o grupo de grandes. 

Definitivamente...

Se fossemos enquadrar os grandes da Argentina sob a nossa ótica, exponenciada pela quantidade e qualidade dos títulos nacionais, internacionais e pela popularidade nacional, provavelmente a maioria dos brasileiros chamariam de “grandes” esses sete clubes: Boca Juniors, River Plate, Independiente, San Lorenzo, Racing, Estudiantes e Vélez Sarsfield.


Clubes mais populares da Argentina

Na Argentina, é muito comum torcidas de bairro, que torcem para o clube do seu bairro ou da sua região, situação parecida com os times de Londres-ING.

Até mesmo os clássicos são oriundos de rivalidades de bairros vizinhos. Um exemplo clássico é San Lorenzo x Huracán. Embora o San Lorenzo possua um “status” muito mais próximo aos outros gigantes da cidade, Boca e River, o clube de Almagro tem como seu maior rival o Huracán por causa da rivalidade histórica de bairros vizinhos. O Huracán é um clube que atualmente mantem sua grandeza muito em função do rival San Lorenzo, uma vez que não consegue mais fazer campanhas dignas de time grande e vê sua torcida diminuir a cada ano.

A tabela a seguir mostra o tamanho percentual das torcidas na Argentina separadas por regiões. E em azul, o percentual nacional das torcidas. Essa pesquisa foi realizada pela consultora argentina Equis, no ano de 2006. O mapa ao lado ilustra a geografia argentina com as províncias e regiões separadas, para facilitar o compreendimento da distribuição das torcidas pelo país platense.


Clube
Região Metropolitana Buenos Aires

Pampa

Patagô-
nia
Noroeste
 (NOA)
Centro-
Oeste
(Cuyo)
Nordeste
(NEA)
Total
ARG
Boca Juniors
40,4 %
38,8 %
44,1 %
35,0 %
44,7 %
47,7 %
40,0%
River Plate
29,9 %
28,5 %
39,8 %
37,6 %
40,7 %
39,0 %
32,6%
Independiente
7,0 %
4,9 %
3,8 %
5,3 %
5,7 %
4,0 %
5,5%
Racing
5,5 %
2,9 %
4,0%
4,6 %
3,1%
4,8 %
4,2%
SaLorenzo
6,9 %
2,3 %
3,8 %
2,0 %
3,0 %
3,0 %
3,9%
Rosário
0,2 %
4,6 %
0,1 %
-
1,0 %
-
1,7%
Estudiantes
0,1 %
4,2 %
0,5 %
-
-
-
1,5%
Newell's O.B.
-
3,5 %
0,1 %
-
-
-
1,2%
VéleSarsf.
2,6 %
0,1 %
0,3 %
1,4 %
-
-
1,1%
Huracán
1,4 %
-
0,5 %
0,5 %
0,3 %
-
0,6%

Fonte: Consultoria Equis, 2006.

PS: A Região do Pampa, também conhecida como Região Pampeana seria mais ou menos o que representa a Região Sudeste no Brasil, em termos populacionais e econômicos. Entretanto, nesta pesquisa a Região Metropolitana de Buenos Aires foi separada da Região Pampeana para mostrar que existem algumas diferenças da capital para as demais províncias do Pampa.

PS2: Nota-se uma clara diferença de popularidade nacional dos 5 clubes da Grande Buenos Aires para os demais. Os clubes de La Plata e Rosário possuem torcidas mais concentradas em suas capitais/províncias. Vélez e Huracan, embora tenham torcidas menores, ainda aparecem com algum percentual em varias regiões do país, talvez pelo fato de serem sediados em Buenos Aires e consequentemente terem a vantagem da grande mídia da capital argentina.

PS3: Basicamente, conclui-se que Boca e River são disparados os clubes mais populares em qualquer região do país. E que Independiente, Racing e San Lorenzo disputam a terceira posição como clube mais popular do país, com pequena diferença do 3º (Independiente) para o 5º (San Lorenzo). O San Lorenzo de Almagro possui uma força extra na Grande Buenos Aires, onde consegue superar a torcida do Racing e praticamente se igualar aos “hinchas” do Independiente.

PS4: Ainda de acordo com a Pesquisa Equis 2006, o River é o único clube cujo número de torcedoras (mulheres) é superior ao número de torcedores (homens). O River é ainda o clube com o maior percentual de torcedores nas classes média e alta, enquanto o Boca possui o maior percentual de torcedores nas classes socioeconômicas mais baixas.

Outras pesquisas:

Argentina, 2009

CLUBE
%
Boca Juniors
34,40 %
River Plate
24,06 %
Independiente
6,76 %
SaLorenzo
4,87 %
Racing
4,47 %

Fonte: Gran DT / Diário Clarín, 2009

* O Gran DT é um levantamento On Line, parecido com o Ranking do Cartola FC do site da Globo no Brasil.

Cidades argentinas

Três, das principais regiões metropolitanas da Argentina, de acordo com uma pesquisa do Sistema Nacional de Consumos Culturales, realizado em 2006:

Grande Buenos Aires

Boca Juniors
35,8 %
River Plate
30,2 %
San Lorenzo
6,5 %
Independiente
6,0 %
Racing
5,8 %
Vélez Sarsf.
3,3 %

Córdoba

Boca Juniors
31,7 %
River Plate
28,7 %
Independiente
9,8 %
Talleres (Córdoba)
8,9 %
Belgrano (Córdoba)
5,6 %
Racing
4,8 %


Rosário

Rosário Central 
33,7 %
Newell's O.B.
18,0 %
Boca Juniors
15,0 %
River Plate
14,6 %
Independiente
4,9 %
Racing
2,8 %


Fonte: Sistema Nacional de Consumos Culturales, 2006


Clubes mais vencedores da Argentina

A tabela a seguir, mostra quais são os clubes mais vencedores da Argentina. Curiosamente, os chamados “5 maiores” dominam o cenário nacional. Este talvez seja o principal fator que contribuiu para a popularização da expressão “Cinco mas grandes”, por serem muito vitoriosos desde os primórdios (Era Amadora) o que consequentemente acabou tornando-os os 5 clubes mais populares e de maior prestígio da Argentina.

Disputada por vinte clubes, a Primera División é disputada em dois torneios: Apertura e Clausura, ambos em turno único com todos contra todos. O 1º colocado de cada torneio sagra-se campeão do mesmo. O rebaixamento é definido na média das três temporadas mais recentes. Os clubes com as duas piores médias são rebaixados diretamente, enquanto os outros dois piores (17º e 18º) disputam uma repescagem, chamada de promoción, com o terceiro e o quarto colocado da Primeira Nacional B.

Vagas para a Libertadores: O campeão do Torneio Clausura e o campeão do Torneio Apertura do mesmo ano (e não da temporada) se classificam para a Copa Libertadores. As outras três vagas são ocupadas pelos 3 melhores colocados na somatória de pontos dos torneios Clausura e Apertura do mesmo ano.
Na Argentina, é muito comum contarem os títulos separados da Era Amadora, dando um peso maior para os títulos nacionais da Era Profissional, a partir de 1931.

O Campeonato Argentino surgiu como um campeonato metropolitano de Buenos Aires em 1891. Em 1931 o campeonato se profissionalizou, mas continuou sendo restrito basicamente à região do pampa até 1966. Só em 1991 foi implantado o sistema atual, de Apertura e Clausura, com dois títulos nacionais de mesmo peso por temporada. 

Em 2013, a AFA atendeu a um pedido do Racing Club para que os torneios amadores fossem contados sem distinção dos campeonatos da Era Profissional (pós-1931). No mesmo ato, o San Lorenzo teve mais um título argentino reconhecido, em 1936 (extinta Copa de Honor), assim como o River Plate (dois títulos unificados, Copa Campeonato e Copa de Oro) alterando o ranking de títulos nacionais.

Maiores Campeões Argentinos da História

A tabela a seguir, mostra quais são os clubes mais vencedores da Argentina. Curiosamente, os chamados “5 maiores” dominam o cenário nacional. Este talvez seja o principal fator que contribuiu para a popularização da expressão “Cinco mas grandes”, por serem muito vitoriosos desde os primórdios (Era Amadora) o que consequentemente acabou tornando-os os 5 clubes mais populares e de maior prestígio da Argentina.

Clube
Nº Títulos Nacionais
Profissional
Amadora
Total
River Plate
35
1
36
Boca Juniors
25
6
31
Racing
8
9
17
Independiente
14
2
16
SaLorenzo
12
3
15
VéleSarsfield
10
0
10
Estudiantes
5
1
6
Newell's Old Boys
6
0
6
Rosário Central
4
0
4
Huracán
1
4
5
Outros Médios e Pequenos que merecem citação
Argentinos Juniors
3
0
3
Quilmes
1
1
2
Lanús
1
0
1
Banfield
1
0
1
Chacarita Juniors
1
0
1
Alumni
0
10
10
Gynasia y Esgrima
0
1
1


Clubes argentinos com maior número de Libertadores e Mundiais

A Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes, assim como ocorre no Brasil, também são as maiores obsessões dos argentinos. Veja na tabela abaixo quais são os maiores vencedores argentinos dessas competições:

Clube
Nº Títulos
Mundial Interclubes
Libertadores da América
Boca Juniors
3
6
Independiente
2
7
River Plate
1
3
Estudiantes
1
4
Racing
1
1
Vélez Sarsfield
1
1
San Lorenzo
0
1
Argentinos Jrs.
0
1


 Como a Mídia atua na Argentina

A "Crise Financeira" atingiu a principal detentora de transmissão dos jogos do campeonato argentino, a emissora de TV por assinatura TyC Sports, resultando na não renovação com a AFA. Desde a temporada 2009 2010, o Governo da presidenta Cristina Kirchner adquiriu os direitos de transmissão da competição, através da emissora aberta estatal Canal 7 de Buenos Aires. Além da TyC Sports, outra importante emissora de TV na Argentina é a filial da Fox Sports da América do Sul.

Os clubes argentinos de maior apelo midiático são os clubes de Buenos Aires, cidade que concentra a grande mídia de abrangência nacional, semelhante ao que ocorre no Brasil com São Paulo e Rio de Janeiro. Pela ordem, Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo possuem uma exposição acima dos demais. Na sequência, Racing e Independiente completam o quinteto dos mais midiáticos. Clubes de Buenos Aires como Vélez e Huracán também apresentam um razoavel nível de exposição na TV, embora o Huracán só consiga seus “minutos de fama” principalmente quando faz o clássico contra o rival San Lorenzo.

Outros centros menos badalados como as capitais La Plata e Rosário possuem o que chamamos de mídia local. Isso tem relação com a ótima quantidade de torcedores que Rosário e Newell's Old Boys possuem na região de Rosário e que Estudiantes e Gynasia y Esgrima possuem na região de La Plata.

Cotas de Tevê - Na Argentina, as cotas anuais de TV dos maiores clubes foram distribuidas da seguinte forma em 2011: 600 milhões de pesos argentinos (equivalente a R$ 230 milhões de reais).

Grupo 1: Boca Juniors e River Plate - 11,5 milhões de reais

Grupo 2: San LorenzoIndependienteRacing Vélez Sarsfield - 8,8 milhões de reais

Grupo 3: EstudiantesNewell's Old BoysArgentinos JrsAll BoysHuracán e demais clubes da primeira divisão argentina - 6 milhões de reais

* Informações do Portal Extra/ Globo.


Patrocínios - Com relação aos valores de patrocínios, não é diferente do que acontece nas Cotas de TV. Os cinco maiores lideram os valores. O Boca Jrs recebia da LG 2,5 milhões de dólares por ano. No total, arrecadava pouco mais de 5 milhões de reais por ano com patrocínios de camisa.

ATUALIZAÇÃO 2012: O banco BBVA Francés (banco argentino privado) fechou um acordo para ser o novo patrocinador máster do Boca Juniors no ano de 2012, em um acordo anual de 4,5 milhões de dólares. Já o rival River Plate receberá US$ 3,5 milhões.  Com informações do Máquina do Esporte.

Número de sócios - Os clubes com maior número de sócios na Argentina, até o início de 2013, são (valores aproximados):

1 - River Plate: 121.000
2 - Boca Juniors: 102.000
3 - Independiente: 93.765
4 - Newell's: 50.000
5 - Vélez Sarfield: 49.037
6 - Rosario Central: 47.373
7 - Racing: 46.392
8 - San Lorenzo: 46.000
9 - Estudiantes: 40.000

Maiores Clássicos da Argentina

Qualquer jogo envolvendo os 5 maiores da Argentina são chamados de clássico: Boca Juniors x River Platx Racinx Independiente x SaLorenzo. Entretanto, os clássicos mais destacados pela mídia e torcedores em geral são:

- El Superclásico é o apelido do clássico entre Boca Juniors x River Plate.

Este é com certeza o maior clássico argentino, um dos mais importantes do mundo. A rivalidade é intensa por serem os dois clubes mais vitoriosos e populares da Argentina. A rixa entre as duas “hinchas” surgiu quando ambos lutavam para ver quem era o melhor representante do bairro de La Boca, onde ambos foram fundados. O River, depois de alguns anos, necessitou mudar de casa, até fixar-se em Belgrano na década de 1920. Os moradores de La Boca, um bairro humilde e operário, não perdoaram o fato de o River ter se mudado para um bairro nobre, sendo adotado pela alta sociedade portenha. A disputa, então, passou a ganhar contornos de "time do povão x time da elite".


- Clássico de Avellaneda é o nome do clássico entre Racinx Independiente.

Para as duas torcidas, é o clássico de maior rivalidade do país. Um clássico que literalmente pára uma cidade, a cidade de Avellaneda. Mas de modo geral, é tido como o segundo maior clássico da Argentina. A disputa local é o grande combustível, apesar da disparidade dos títulos. 


- Segundo maior Clássico de Buenos Aires é o clássico entre Boca Juniors x SaLorenzo.

Embora o grande rival de bairro do San Lorenzo seja o Huracán, o enfraquecimento do segundo nas últimas décadas tem gerado nos torcedores do San Lorenzo um sentimento mais forte contra o Boca Juniors do que contra o Huracán. E o fato do San Lorenzo ser o único clube argentino que possui vantagem no confronto direto histórico contra o Boca, também contribui para aumentar bastante a rivalidade dos adeptos do Boca Juniors em relação ao clube de Almagro. A maioria dos xeneizes consideram o San Lorenzo como segundo maior rival, depois do River Plate. Atualmente, é um dos clássicos que mais geram brigas entre torcidas organizadas na Argentina (conhecidos como Barra-bravas).


- Clásico Platense é o nome do clássico entre Estudiantes x Gynasia y Esgrima.

O Clássico de La Plata é o confronto entre os dois maiores e mais populares clubes de La Plata, capital da província de Buenos Aires. A rivalidade local é intensa, apesar da disparidade nos títulos a favor do Estudiantes.


- Clásico Rosarino é o nome do clássico entre Rosárix Newell's Old Boys.

O clássico da cidade de Rosário envolve os dois principais clubes da cidade, que é a terceira maior cidade do país com 1,1 milhão de habitantes, atrás somente de Buenos Aires e Córdoba: Rosário Central (que possui a sexta maior torcida da Argentina) e Newells Old Boys (que é o oitavo clube mais popular). É considerada uma das maiores rivalidades da Argentina, talvez só inferior ao Superclássico e Clássico de Avellaneda.


- Clássico San Lorenzo de Almagro Vs. Huracán, é assim mesmo que denominam o confronto entre SaLorenzx Huracán.

Pela tradição histórica que se criou na Argentina, esse foi considerado por muito tempo como o terceiro maior clássico do país, mas vem perdendo o charme por causa do fraco desempenho do Huracán nas últimas décadas, gerando uma diminuição no seu número de “hinchas”, fazendo com que os torcedores do San Lorenzo rivalizem mais com os outros grandes da Grande Buenos Aires, principalmente com torcedores do Boca Juniors e River Plate.

Mas é um clássico de muita história na capital Buenos Aires. O San Lorenzo é oriundo do bairro de Almagro e o Huracán é do bairro vizinho chamado Nueva Pompeya. Por isso, desenvolvem uma forte rivalidade desde a Era Amadora.

Atualizado: nov/2015

29 comentários:

  1. Sensacional!!! Meus parabéns! Sou um fa do campeonato argentino e concordo com todas informações. Sou torcedor do San Lorenzo.

    ResponderExcluir
  2. poderia agregar que velez vs san lorenzo nestes anos vem a substituir san lorenzo vs huracan. ya que ferro e huracan estao na B nacional, ferro ja faz uns 14 anos e huracan ja faz 2 anos

    ResponderExcluir
  3. Que site fantástico! Já está nos meus favoritos. É pra aplaudir de pé o redator deste site. Parabéns! "Si muero que sea de lepra!".

    ResponderExcluir
  4. cara, parabens, q site fantastico, sou fanático por futebol, unca tinha encontrado em nenhum site tanta informação fidedigna.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo por este blog espetacular o qual venho lendo constantemente. Bem, se considerarmos que os brasileiros consideram 12 clubes como grandes e isso inclui Botafogo (que, salvo 02 brasileiros, nunca ganhou nada) e Atlético-MG (que até esta Libertadores 2013 só havia ganhado UM título importante e era considerado grande), então devemos considerar que Rosário Central e Newell's também são grandes já que o primeiro tem 04 e o segundo 06 título argentinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa!!!! pra mim esse citados por vc, nunca foram grandes, Grande pra mim é FLAMENGO,CORINTHIANS,SÃO PAULO,VASCO,PALMEIRAS E CRUZEIRO!!! O RESTO É A MIDIA QUERENDO TORNA-LOS GRANDES ¬¬

      Excluir
    2. Galão da massa tem uma torcida respeitada em todo o Brasil, o resto é pura inveja,chupa raposetes vaidosas,torcidinha de simpatizantes que se acha as maiores de Minas.

      Excluir
    3. seu animal, o galo tem 2 conmebol

      Excluir
    4. o Grêmio tem a mesma quantidade de titulos q o cruzeiro, porem com um 1 mundial a mais, e tem mais torcida. VC fala q o cruzeiro é grande e nao cita o Grêmio hahahahahahaha sabe tudo de futebol vc ein

      Excluir
    5. Grêmio e Inter têm tanta importância para o futebol brasileiro quanto Newell's e Rosario Central para a Argentina. Pra mim é o terceiro maior clássico, atrás somente de Palmeiras x Corinthians e Flamengo x Vasco. E à frente de Atlético-MG x Cruzeiro, já que na soma de títulos e torcida, os gaúchos levam vantagem.

      Excluir
    6. GREnal é o 7º maior clássico do mundo, maior brasileiro segundo os ingleses da revista fourfourtwo ai vem um louco dizendo que é o 3º do Brasil por questão de título, kkkkkkkk ta de brincadeira

      Excluir
    7. Quando que os gaúchos tem mais torcida que os mineiros? Cruzeiro tem a maior torcida fora do eixo Rio - São Paulo.

      Excluir
    8. Botafogo é GIGANTE
      Ganhou 4 Torneios Rio-SP, Ganhou Mundial em 1967, Commebol 1993 e ainda foi o time base da Seleção Brasileira campeã de 1958,1962 e 1970 assim,foi eleito um dos melhores clubes da FIFA do século 20

      Excluir
  6. Já vi ALEMÃO,INGLES,TURCO,BRASILEIRO,ITALIANO, MEXICANO, AGORA ARGENTINO, uma verdaderia aula de FUTEBOL, li tyodos do começo ao fim, Fascinante simplesmente SENSACIONAL!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  7. PORTENHO DIZ:IGUAL NO BRASIL: OS GRANDES CAMPEOES E TORCIDAS SÃO FALMENGO,CORINTHIANS,SP, SANTOS,VASCO, CRUZEIRO...ENTRE OUTROS FLU, FOGO, PALMEIRAS, ATLETICO, GREMIO E INTER(TODOS UMPOUCO ABAIXO)

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente muito bom, estou salvando varias sinopses de futebol desse blog, no meu tablet para eu ler mais tarde off-line.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom. Digamos que é um tira-teima. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Como um amigo 'anônimo' citou alguns comentários acima, além de Central e NOB, deve ser considerado, não grande, mas gigante, o Estudiantes LP que, sozinho, tem mais títulos na libertadores que qualquer outro clube brasileiro. Não bastasse isso, venceu no tempo que a libertadores era o torneio mais temido do mundo, só os 'selvagens' a venciam.

    Tem razão, também, o amigo que comentou o mesmo, grandes, no Brasil, somente os 4 paulistas, os 2 gaúchos, flamengo, fluminense e vasco e o cruzeiro. Botafogo e Atlético-MG são dois grandes lixos do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anônimo deve ser torcedor da raposa vaidosa timinho das gerais que não consegue fazer medo em time nenhum do Brasil,timaço é o galão da massa...SEMPRE E SEMPRE!

      Excluir
  11. Concordo com isso de 10 grandes na argentina, sempre achei que isso de 'os cinco grandes' era injusto, mas pro pessoal que fica zoando Botafogo e Atlético (sou Vascaíno) vale lembrar que que até 2006 o Inter não tinha nenhum título internacional e hoje é o que é, então não é sensato menosprezar nenhum grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém coerente. E vale lembrar que até ano passado, o Atlético-MG não tinha nenhuma Libertadores.

      Time grande cedo ou tarde desperta.

      Excluir
  12. Mano na boa, sou hincha da Acade e parabenizo o site, li todos, ta demais, me surpreendi com alguns números do meu Racing como os sócios, metade do inBependiente

    ResponderExcluir
  13. Os maiores argentinos por títulos(em sequência): Boca, Independiente, River e Estudiantes, Racing, Vélez, San Lorenzo, Rosário, Newell's, Argentino Juniors.
    Já por história e título: Boca, River, Independiente, Racing, Estudiantes, Vélez, San Lorenzo, Huracan, Rosário, Newell's e Argentino Juniors

    ResponderExcluir
  14. o san lorenzo teve times mto fortes nos anos 50 chegou a ganhar do real madrid na espanha. A acade tambem teve elencos muito bons antes da criação da libertadores da América mas a equipe mais vitoriosa na epoca se chamava Alumni, acho q era de Cordoba. Parabens pelos textos

    ResponderExcluir
  15. eu sou argentino eu gosto muito do futebol brasileiro, esta bem que voces consideren importantes a estudantes que ganou 4 libertadores, a newells que agora ten 6 titulos nacionals a velez, a rosario central e a huracan mais na argentina nos consideramos times pequenos

    ResponderExcluir
  16. a proposito a informacao esta muito completa, parabens!!!

    ResponderExcluir
  17. A sexta força do futebol argentino é o eterno Newells Old Boys.

    ResponderExcluir
  18. Estudiantes é maior que San Lorenzo e Racing...
    pois é campeão mundial e tetra libertadores

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.