segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Veja as curiosidades dos clubes mexicanos e entenda o contexto do futebol do México

Você sabe quais são os maiores clubes do México? Sabe quais são os mais vitoriosos daquele país? Ou os mais populares? Neste levantamento, abordaremos o contexto e curiosidades do futebol mexicano.

Veja também:
A seguir, você encontra dados importantes sobre o futebol mexicano, que é considerado o segundo pólo mais importante do continente americano em termos econômicos, atrás apenas do futebol brasileiro, e terceira liga mais bem ranqueada, atrás dos Campeonatos Brasileiro e Argentino.

Futebol Mexicano

O campeonato Mexicano, chamado de La Liguilla, é a segunda liga mais rica das Américas, atrás apenas do nosso Brasileirão. Isso, levando-se em conta as cotas de TV, patrocínios e demais valores monetários que envolvem o futebol. Mas em visibilidade, é o primeiro da lista, na frente do Argentino (2º) e Brasileirão (apenas o 3º). No México existem vários canais de Televisão com sinal no Caribe, e em boa parte da América Latina e Estados Unidos. Exemplos são a Televisa e a Fox Latino-americana, canais gigantes que abrangem boa parte da América Latina, principalmente a Fox com o FoxSports, canal exclusivo de esportes que repercute a La Liguilla em sua programação para quase todo o continente americano. 


Esportes mais populares do México

Futebol é o esporte mais popular do país, e principal atração da Fox Sports Latino-americana e Televisa, duas grandes emissoras da TV mexicana, e duas das maiores do Mundo.

Porcentagem da população que gosta de determinado esporte:

Esportes mais populares
Futebol
61,8%
Boxe
39,8%
Basquetebol
33,0%
Beisebol
31,6%
Futebol Americano
20,3%
Golfe
10,0%

Fonte: Consulta Mitofsky (Instituto mexicano)


Clubes

Os clubes mexicanos considerados gigantes são América, Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Pumas. São os clubes mais vitoriosos e populares do país. América, Pumas e Cruz Azul sediam-se na capital do país, Cidade do México, enquanto o Chivas é da segunda maior cidade mexicana, Guadalajara.

Internamente, outros clubes mexicanos também são considerados grandes. Atlas (Guadalajara), Santos Laguna (Torreón), Pachuca (Pachuca), Toluca (Toluca), Atlante (Cidade do México/ Cancún), Tigres e Monterrey (ambos de Nuevo Leon). Porém, sem a mesma dimensão e importância dos 4 citados no parágrafo anterior.


As 10 maiores torcidas do México

Pesquisa mais recente:

Clube                                               Percentual de torcedores
1. América
23,4%
2. Chivas Guadalajara
21,1%
3. Cruz Azul
12,5%
4. Pumas
11,2%
5. Morelia
3,7%
6. Toluca
3,3%
7. Pachuca
3,2%
8. Monterrey
2,5%
9. Santos Laguna
2,3%
10. Tigres
1.8%

- Na capital federal, Cidade do México, a distribuição de torcidas de acordo com essa mesma pesquisa ficou assim entre 2011 e 2012:

América...............21,7%
Pumas.................21,1%
Guadalajara..........19,0%
Cruz Azul.............11,1%
Toluca....................5,0%
Morelia...................2,8%
Pachuca.................1,9%
Atlas......................1,7%

Fonte: Consulta Mitofsky, 2012


Outras pesquisas nacionais mais antigas:

Clube                                   Percentual de torcedores
1. Chiva
24,9%
2. América
23,7%
3. Cruz Azul
10,6%
4. Pumas
7,8%
5. Santos Laguna
5,9%
6. Monterrey
5,7%
7. Toluca
2,7%

Fonte: Consulta Mitofsky, 2011.



Clube                                                Percentual de torcedores
1. América
22,3%
2. Chivas Guadalajara
21,2%
3. Cruz Azul
14,8%
4. Pumas
8,4%
5. Santos Laguna
4,1%
6. Toluca
3,9%
7. Monterrey
3,1%
8. Morelia
1.9%
9. Tigres
1.8%
10. Atlas
1.7%

Fonte: Consulta Mitofsky, 2010


Clubes de maior rejeição no México


Clubes com maior rejeição no México
América
43,5%
Chivas Guadalajara
18,5%
Cruz Azul
5,8%
Pumas
4,1%
Tigres
3,0%


- 66% dos torcedores do Chivas odeiam mais o América, e 9% e 5% odeiam mais Pumas e Cruz Azul respectivamente.

- Já os americanistas odeiam mais o Chivas (58%), Cruz Azul (10%) e Pumas (6%).

- Torcedores do Cruz Azul são os que mais possuem rejeição ao América: 72% do total.

- O percentual de 3% de rejeição dos Tigres é oriundo basicamente dos torcedores do Monterrey, a rivalidade mais acirrada do México. O Monterrey possui uma torcida maior que o seu rival e por isso há mais torcedores que rejeitam o Tigres do que o contrário.

Fonte: Consulta Mitofsky.


Campeonato Mexicano


Criado em 1943, durante a sua história variou no número de equipes participantes, mas desde 2004 tem 18 clubes, que são divididos em três grupos. Jogam dois torneios por ano, chamados Clausura e Apertura (nessa ordem), anteriormente conhecida como verão e inverno, respectivamente.


Maiores vencedores da La Liguilla (Campeonato Mexicano)


CLUBE
Nº TÍTULOS MEXICANOS
América
12
Chivas Guadalajara
11
Toluca
10
Cruz Azul
8
Pumas
7
Léon
7
Pachuca
6
Tigres
5
Santos Laguna
5
Monterrey

4





Clubes mexicanos com mais Copas dos Campeões da CONCACAF (similar à Libertadores da América para eles)


CLUBE
Nº TÍTULOS CONCACAF
América
7
Cruz Azul
6
Pachuca
5
Pumas
3
Monterrey
3
Toluca
2
Atlante
2
Chivas Guadalajara
1

Cruz Azul 5 (1969, 1970, 1971, 1996, 1997) 
América 5 (1977, 1987, 1990, 1992, 2006)
Pachuca 4 (2002, 2007, 2008, 2009-10)
Pumas 3 (1980, 1982, 1989)
Toluca 2 (1968, 2003)
Atlante 2 (1983, 2008-09)

Monterrey (2010/11, 2011/12)
Chivas Guadalajara 1 (1962)


Maiores clássicos do México

- Clássicos da Cidade do México: 
América x Cruz Azul Puma

Qualquer confronto envolvendo os três clubes da capital é considerado clássico, mas o clássico entre América x Cruz Azul é o principal da cidade e de maior rivalidade, embora América x Pumas seja o clássico das duas maiores torcidas da Cidade do México.

- Clásico Tapatío ou Derby de Guadalajara: 
Chivas x Atlas

O Chivas é o clube mais popular do México, mas seu maior rival local é o Atlas. Apesar da grande disparidade entre os times, a rivalidade é muito grande no Derby de Guadalajara.

- Clássico Nacional ou El SuperclásicoChivas x América 

Considerado o principal clássico do país. Este clássico ganhou força na década de 60 quando a Televisa adquire o Club América e a partir daí o clube da capital se consolida como grande força econômica, capaz de contratar grandes jogadores do México e do exterior, enquanto o Chivas Guadalajara representava a parte menos abastada do futebol. Criou-se a rivalidade do clube do dinheiro versus o clube do povão. Mesmo sendo de cidades diferentes, o Chivas é considerado o maior rival do América e vice-versa.

- Derby de Monterrey ou Clássico Regiomontano de Nuevo Léon: 
Monterrex Tigres

Dentre os clássicos regionais do México (fora das duas cidades principais), este é com certeza o mais importante. Há quem diga que é o clássico de maior rivalidade do país, superando inclusive Chivas x América. Entretanto, os rivais de Monterrey, do estado de Nueva Léon não possuem a mesma badalação dos clubes da Cidade do México e Guadalajara.

35 comentários:

  1. Boa tarde !!! assistindo ao programa Capitais do Futebol que passa na ESPN e ESPN Brasil no epísodio que fala sobre a Cidade do México os especialistas dizem que o Clássico de maior rivalidadee é entre o America x Pumas e não America x Cruz Azul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico Bento Schmitz29 de maio de 2016 às 12:18

      america universidad nacional autonoma de mexico e o clasico capitalino aguias pumas sao os mascotes o cruz azul migrou pra capital e o clube da cooperativa cruz azul apelido cementeros interior do estado de hidalgo o rival original e o pachuca da capital

      Excluir
  2. Olá, amigo.

    Na verdade é controverso. Se você ler essa ultima pesquisa publicada aqui, percebe-se que entre os torcedores do América, depois do Chivas, o maior rival ainda é o Cruz Azul. E a torcida do Cruz Azul é a que tem a maior rejeição ao América, coisa de 72%.

    O maior clássico da Cidade do México continua sendo Cruz Azul x América, apesar do Pumas ter mais torcida que o Cruz Azul na cidade. O programa da ESPN deve ter levado em conta apenas a popularidade. Na capital do México, América e Pumas são as maiores torcidas, mas não são os maiores rivais.

    Acho que lembra um pouco São paulo, em se tratando de torcida. A maioria dos corintianos, que são maioria em SP, ainda consideram o Palmeiras como maior rival, apesar do SPFC já ter superado o Palmeiras em torcida na cidade.

    Na Cidade do México, o Pumas tem mais torcida, mas não é mais odiado que o Cruz Azul pelos americanistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico Bento Schmitz29 de maio de 2016 às 11:41

      errado o classico capitalino e entre america e universidad nacional autonoma de mexico aguillas vs pumas america cruz azul e o classico jovem porque o clube foi fundado no estado de hidalgo onde o rival original e o pachuca a mudanca de sede pra cidade do mexico foi pela popularidade nacional

      Excluir
    2. SP MAIS TORCIDA QUE O PALMEIRAS VC ESTA DE BRINCADEIRA SR MODERADOR, PESQUISAS COM 2.000 PESSOAS NÃO DESCREVE A REALIDADE DA CAPITAL PAULISTA, BASTA OLHAR OS NÚMEROS DESSAS 2 TORCIDAS EM PRESENÇA NO ESTÁDIO, A TORCIDA DO PALMEIRAS TEM 3X O PÚBLICO DA TORCIDA DO SP, TORCIDA VERDE MUITO MAIS PRESENTE E PARTICIPATIVA, A TORCIDA DO SP É A MAIOR ENGANAÇÃO DO PAÍS, VIDE SEU ESTÁDIO, O MORUMBI QUE LOTA 2X POR ANO E OLHEM LÁ! UM VERDADEIRO ELEFANTE BRANCO.

      Excluir
  3. Também assisti ao programa capitais do futebol, alguns foram muito bons, outros nem tanto. O episódio mexicano não foi nem tão ruim, achei os 2 brasileiros (rj e sp) e o de barcelona piores, cada um tem sua opinião a respeito dos clássicos, muitos consideram o fla-flu o maior clássico do rio, eu acho flamengo x vasco, outros falam que o gre-nal é o maior clássico do brasil, eu acho que é corinthians x palmeiras e por ai vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gremista até depois da Morte9 de janeiro de 2014 às 19:49

      Eu acho que é o GRE-nal pq o estado é constituído só de duas torcidas. Em são Paulo e no rio de janeiro os torcedores tem que dividir o ódio em 75% para cada time. E antes que você me pergunte, eu não acho o de minas gerias o maior clássico pq o atlético por exemplo não tem tanta torcida, fica mais basicamente a do cruzeiro.

      Excluir
    2. Concordo que o Grenal é o maior. Mas a torcida do Galo em Minas é do tamanho da do Cruzeiro, além do Galo ser um time mais "histórico", enquanto o Cruzeiro era o terceiro time até 1960s. A diferença é uma: O Rio Grande do Sul não sofre com tantas migrações ou influencia de Rio e SP. Em Juiz de Fora-MG, a torcida do Flamengo é muito expressiva, isso não acontece em nenhuma cidade gaúcha, de Pelotas a Uruguaiana, ou se é gremista ou colorado. Além dos dois times serem mt equilibrados em conquistas, algo que Galo (pos 81) e Cruzeiro não são.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Só morando no Rio mesmo para sentir o que é um Vasco x Flamengo. O Fla-Flu vale pelo charme (pela sonoridade tb né ...) mas 'ódio' mesmo só no clássico dos milhões.

      Excluir
  4. Que surpresa....Eu imaginava que o Necaxa teria uma grande torcida, clube da região metropolitana da Cidade do México, que tem entre seus torcedores ilustres, o Roberto Bolanos, o Chaves. Nem aparece no ranking de torcidas.....é tão pequena assim a torcida do Necaxa ? Eu imaginava que o Necaxa punha 80 mil pessoas no Azteca em jogos decisivos........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frederico Bento Schmitz29 de maio de 2016 às 12:07

      atlante e necaxa eram os populares mas com a entrada do pumas e a migracao do cruz azul pra capital perderam torcida tanto que migraram tambem o atlante esta em cancun eo necaxa em aguas calientes

      Excluir
    2. Necaxa era o time do seu madruga o Chaves era torcedor do América o Kiko era torcedor do Chivas e o seu barriga e o professor girafales eram torcedores do Pumas.

      Excluir
  5. Melhores ligas de futebol do continente americano sem duvida: 1°Brasileiro, 2°Argentino e 3°Mexicano, depois vem outros colombiano, chileno, dos EUA, etc

    ResponderExcluir
  6. De acordo com esses numeros o América de deve ter uns 26 milhões de torcedores,confere?

    ResponderExcluir
  7. Gremista até depois da Morte9 de janeiro de 2014 às 19:56

    Ótimo trabalho ! continuem assim. Como um apaixonado por futebol espero que vocês fazem das outras ligas também, as ligas das américas(Norte,Central,Sul) em especial pq as dos outros continentes principalmente a do europeu é mais fácil de encontrar, e a de vocês é exclusivo.

    ResponderExcluir
  8. tadinho do gremista que falou que o. GALO nao tem torcida aqui em minas HAHAHA minas só tem um time: CLUBE ATLETICO MINEIRO, e como tudo mundo sabe, nao basta apenas ter muitos torcedores e sim torcedores presentes no estadio, e nao torcedores por simpatia! #AQUIÉGALO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala besteira nao Bruno. Cruzeiro maior em tudo. Torcida atleticana saiu do armário só depois da Libertadores... Respeita quem tem mais torcida e tradicao.

      Excluir
    2. Torcedores presentes no estádio de 18 mil pessoas? Me ajuda ai. Cruzeiro o maior de Minas. O Brasil inteiro sabe.

      Excluir
  9. E os mundial fera ?? ganhou quando ??

    ResponderExcluir
  10. Interessante a reportagem. Minha visão do futebol mexicano era um pouco diferente. As informações que eu e penso que a maioria tinha acesso em relação ao futebol no México se resumia às Libertadores. E nesse ponto pensava eu ser o Cruz Azul um clube com uma leve vantagem sobre o América e o Chivas.
    Acho o Estádio Azteca um dos mais belos do mundo. O Vasco não vem sendo um participante muito assíduo na Libertadores, mas era bom ver clubes brasileiros enfrentarem os mexicanos no Azteca, como o Santos em 2003. Acho que os clubes brasileiros sempre ficam - ou ficavam, pois não estou acompanhando muito a Libertadores nos últimos dois ou três anos - receosos quando enfrentam clubes mexicanos. Depois dos clubes argentinos acho que esses são os mais "cascudos".

    ResponderExcluir
  11. Frederico Bento Schmitz3 de junho de 2016 às 07:38

    basta entender castelhano ate youtube e wikipedia tem mais informacoes so o que confunde e a influencia das ligas dos estados unidos exemplo cruz azul foi fundado em tuna de allende estado de hidalgo o necaxa campeonissimo da epoca amadora mudou o nome para atletico espanol na decada de 1971-80 voltou na de 1981-90 foi multi campeao na de 1991-2000

    ResponderExcluir
  12. Só me intriga o fato do grupo dos "gigantes" ser formado por 4 e não 5 (pq eu incluiria também o Toluca nesse grupo). Isso levando em consideração os títulos conquistados (ganharam mais continentais do que o Chivas e mais títulos nacionais que Cruz Azul e Pumas) e apesar de sua torcida ser menor do que a dos outros 4 grandes e até mesmo de alguns médios tradicionais do país, a relevância dos títulos conquistados ainda sim tem um peso grande pra mim. Considero 5 grandes no México, só uma opinião minha e reforço aqui que gosto muito do trabalho que faz esse blog, é excelente. Ainda tô esperando a sinopse do futebol colombiano e belga, viu?

    ResponderExcluir
  13. O que me chama atenção é o fato do Chivas Guadalajara ter mais torcida do que o Cruz azul na Cidade do México mesmo sendo de outra cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jalisco (o estado do Chivas) apesar de ser a segundo maior estado do país é muito desigual socialmente, então sempre houve um fluxo migratório para o México DF em busca de melhor oportunidade, muitos são descendente dessas pessoas historicamente e a influência nacional do Chivas (um time do povo e all-mexicano) faz sua fama

      Excluir
  14. Em MG so da Cruzeiro...maior torcida e mais tradição o resto é resto so times medianos de segunda divisão.

    ResponderExcluir
  15. Em MG so da Cruzeiro maior torcida e mais tradição.. .o resto é resto so times medianos de segunda divisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta bobagem. A torcida do Atlético em Minas Gerais é HISTORICAMENTE MUITO MAIOR que a do Cruzeiro. Não sem razão, o Clube ativo mais antigo do estado e hegemônico regionalmente há pelo menos um século é o Clube Atlético Mineiro, o América sendo seu maior rival a maior parte do tempo (até a década de 1960 quando o Cruzeiro toma o posto de segundo Clube de Minas Gerais). O Cruzeiro teve um grande crescimento da torcida a partir da década de 1990, coincidentemente (ou não) quando começa a atingir grandes conquistas. Todavia hoje vemos a volta do normalidade de mais de 5 décadas com o América como o segundo Clube do estado, o antigo Ypirang/Palestra Itália atual Cruzeiro, terceiro e o Atlético, Galo forte e vingador hegemônico e principal Clube do estado. GALOOOO #2014eterno

      Excluir
  16. E de fato o Gre-nal é um clássico mais antigo (o Cruzeiro só toma o posto do América de principal rival local do Atlético a partir da década de 1960) e em que há maior equilíbrio nós confrontos (Em Minas há um favoritismo muito grande do Galo em confrontos diretos entre Atlético e Cruzeiro). São númeroa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou cruzeirense, mas o cruzeiro tem mais torcida que o patetico de minas, as pesquisas comprovam, timinho que nasceu em 2013 e quer se achar gigante.

      Excluir
  17. Não sou cruzeirense, mas o cruzeiro tem mais torcida que o patetico de minas, timinho que nasceu em 2013 e quer se achar gigante.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.