sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Clássicos que ocorreram em finais de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e mata-mata de Libertadores da América

Neste levantamento, abordaremos os clássicos mais importantes que já decidiram títulos nas principais competições oficiais: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ainda não houve clássico em final de Copa Libertadores. Campeonatos Estaduais e Regionais não foram considerados.

Caso alguém queira conhecer a história de mata-matas completa, incluindo as finais de estaduais, consulte o link abaixo:

Apesar de não ser uma final, também citaremos os clássicos que ocorreram na fase eliminatória da Copa Libertadores, por se tratar de jogos com maior grau de importância.

As finais de campeonatos com duelo clássico não são muito comuns no Brasil, devido a grande concorrência de 4 estados diferentes que possuem clubes grandes. Obviamente, a probabilidade de existir clássicos paulistas e cariocas é maior, já que há o dobro de times grandes e 6 vezes mais clássicos, o que torna o momento ainda mais especial quando se trata de um encontro entre Grêmio e Inter ou Atlético e Cruzeiro.

O fato é que os clássicos mexem com os nervos em qualquer tipo de jogo. Quando é uma final, ou um confronto muito importante (como é o caso de mata-mata em Libertadores), a ansiedade é exponenciada ao triplo, se é que dá para medir a sensação de momentos tão sublimes.

Isto posto, vamos a eles, os maiores clássicos já realizados:


FINAL DE CAMPEONATO BRASILEIRO

Número de vezes em que ocorreu: 5 vezes

Ano - Clube campeão x clube vice-campeão

1984 - Fluminense x Vasco

1990 - Corinthians x São Paulo

1992 - Flamengo x Botafogo

1994 - Palmeiras Corinthians

2002 - Santos Corinthians


Considerações:

- O Corinthians é o clube que mais disputou clássicos em finais de Brasileirão. Foram três finais. E curiosamente, cada uma com um rival diferente. Venceu a primeira, seu primeiro Brasileiro contra o São Paulo, mas perdeu as duas últimas.

- Os demais clubes só tiveram uma única final de Campeonato Brasileiro. E todos os 8 grandes do Rio e São Paulo já participaram de pelo menos uma final clássica.

- Final com clássico gaúcho e mineiro não ocorreu em nenhuma oportunidade.



FINAL DE COPA DO BRASIL

Número de vezes em que ocorreu: 3 vezes

Ano - Clube campeão x clube vice-campeão

2006 - Flamengx Vasco

2014 - AtléticMCruzeiro

2015 - Palmeiras Santos 

Considerações:

- Somente três finais contendo clássico estadual. E pela primeira vez uma final entre grandes que não envolvesse paulistas e cariocas.

- Muitos atleticanos e cruzeirenses consideraram a final de 2014 como o clássico mineiro mais importante da história.


FINAL DE COPA LIBERTADORES

Número de vezes em que ocorreu: 1 vez

Ano - Clube campeão x clube vice-campeão

2020 - Palmeiras Santos 

Considerações:

-Palmeiras x Santos é o único clássico entre dois rivais locais brasileiros a disputar a grandiosa final de Libertadores da América. O fato é raro também em se tratando de outros países sul-americanos. Antes da final de 2020, houve o confronto de dois grandes rivais em apenas uma vez: River Plate x Boca Juniors, em 2018.
 
 
MATA-MATA EM COPA LIBERTADORES

Número de vezes em que ocorreu: 8 vezes

Ano - Clube vencedor x clube eliminado

1994 (oitavas de final) - São Paulx Palmeiras

1999 (quartas de final) - Palmeiras Corinthians

2000 (semifinal) - Palmeiras Corinthians

2005 (oitavas de final) - São Paulx Palmeiras

2006 (oitavas de final) - São Paulx Palmeiras

2012 (semifinal) - Corinthians x Santos 
 
2020 (oitavas de final) - Santos x Palmeiras
 
2021 (quartas de final) - São Paulx Palmeiras
 
Considerações:

- Todos os clássicos envolvendo brasileiros foram protagonizados por clubes de São Paulo. Vale lembrar que outros jogos ocorreram em fases de grupo, como por exemplo Palmeiras x São Paulo em 1974, Palmeiras x Corinthians em 1999 e Corinthians x São Paulo em 2015.

- O Palmeiras é o clube que mais protagonizou clássicos em mata-mata de Libertadores. Esteve em 7 duelos contra seus três maiores rivais.


Considerações finais sobre os maiores clássicos brasileiros

- Nenhum clássico ocorreu mais de uma vez em finais de Campeonato (contando Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores).

- Levando em conta apenas as finais desses campeonatos e jogos eliminatórios de Libertadores, Palmeiras Corinthians são os dois clubes que mais protagonizaram duelos contra rivais. O Palmeiras disputou 6 clássicos (1 final de Brasileiro e 5 mata-matas de Libertadores) e o Corinthians disputou outros 6 clássicos (3 finais de Brasileiro e 3 mata-matas de Libertadores).

Palmeiras Corinthians Santos Corinthians são os únicos clássicos que já ocorreram tanto em final de Campeonato Brasileiro como em jogo eliminatório de Libertadores (ambos em semifinal).

- O Clássico Grenal (GrêmiInternacional) nunca ocorreu em final de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou em Copa Libertadores.

- Vários clássicos cariocas ainda não ocorreram em finais ou Libertadores. As exceções são Flamengx VascoFlamengx Botafogo e Fluminensx Vasco.

4 comentários:

  1. O Palmeiras sempre bate no corinthians, coitados, não cansam de apanhar.

    ResponderExcluir
  2. O Palmeiras bate no Corinthians,o Corinthians bate no São Paulo e o São Paulo bate no Palmeiras

    ResponderExcluir
  3. Palmeiras vs Santos - Final
    Palmeiras vs SP - Quartas de Finais

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.