sábado, 22 de junho de 2013

Entenda o contexto do futebol francês e veja quem são os maiores clubes da França, os mais vencedores, os mais populares e os clássicos mais importantes do país

O futebol francês passou por uma transformação nos anos 80, após a Era Platini, tornando-se um dos países mais tradicionais no futebol, revelando vários craques e jogadores importantes no cenário mundial. Entretanto, o campeonato francês, oficialmente denominado de Ligue 1, sempre teve destaque menor perante os olhos do mundo quando comparado às ligas mais famosas da Europa, como a Premier League inglesa, La Liga espanhola, Serie A italiana e a Bundesliga da Alemanha. As recentes campanhas do Olympique Lyonnais na Liga dos Campeões e o fortalecimento do Paris Saint-Germain (PSG) após a injeção milionária de euros pelo catariano Nasser Al-Khelaïfi impulsionaram a imagem do futebol francês e fez com que as pessoas de outros países despertassem um maior interesse sobre seus clubes.

Hoje, a Ligue 1 faz parte do top 5 ligas europeias, estando entre as cinco ligas mais importantes da Europa. Além disso, existe uma boa perspectiva para os clubes franceses no cenário europeu, principalmente com os endinheirados PSG e Monaco, além dos tradicionais e populares Olympique Lyonnais e Marseille.

Preferência pelo Futebol

O futebol é o esporte mais importante na França, o preferido entre a maioria da população. A média de público do Campeonato Francês na temporada 2010/11 foi de quase 20 mil pessoas por jogo, acima da média do Brasileirão e só abaixo das 4 principais ligas nacionais da Europa.

Maiores clubes da França

Na França também existe um grupo de clubes cuja opinião pública daquele país trata como “grandes” ou importantes. O torcedor francês é, de modo geral, bastante bairrista e tende a torcer por clubes da sua respectiva cidade ou região, a exemplo dos ingleses. Praticamente não existe mais de um grande clube por cidade, ficando uma grande força para representar sua cidade ou região. A maioria dos grandes clubes da França possui um bom alcance regional, e essa popularidade regional garante uma força extra de receita e consequentemente destaque no cenário nacional. Outra semelhança com a Inglaterra é a quantidade de clubes tradicionais ainda vistos como grandes nacionalmente, que entraram em declínio e que atualmente apresentam uma grande dificuldade para montagem de bons times, casos do Nantes e Saint-Étienne. 

Assim, levando-se em conta o histórico de conquistas e regularidade, a importância, o tratamento da mídia e opinião pública dos franceses, a popularidade e força financeira atual, destacam-se na França oito clubes que compõem os chamados grandes daquele país. Veja quais são, por cidades:

Paris: Paris Saint-Germain (PSG)

Marselha: Olympique de Marseille (OM)

Lyon: Olympique Lyonnais ou Olympique de Lyon (OL)

Saint-Étienne: AS Saint-Étienne

Nantes: FC Nantes

Lille: Lille OSC

Monaco: AS Monaco

Bordeaux: Giroudins de Bordeaux 

Esses são os chamados grandes dentro da França. Porém, há quem restrinja esses grandes a apenas três gigantes de alcance nacional e internacional: Olympique de Marseille, Olympique de Lyon e Paris Saint-Germain, e eventualmente incluindo o também tradicionalíssimo Saint-Étienne apesar do péssimo momento que vive nas últimas décadas.

Localização dos maiores clubes

A França conta atualmente com uma população de 65 milhões de pessoas e é dividida em 26 regiões administrativas, equivalente a estados. A capital Paris (2,3 milhões de habitantes) faz parte de uma imensa região metropolitana também conhecida como Île-de-France, que possui uma população de quase 12 milhões de habitantes, uma das maiores da Europa e do mundo. Paris é a cidade onde se situa o PSG, um clube novo, porém importante no cenário parisiense. Entretanto, a Grande Paris é uma cidade bastante eclética, onde clubes como Marseille e Lyon também ostentam de grande popularidade.

Depois de Paris, a segunda e a terceira maior cidade da França são Marseille (1 milhão de habitantes) e Lyon (500 mil habitantes), respectivamente, ambas ao sul de Paris. Marseille é uma cidade portuária, das mais importantes da França e que representa a cidade-sede do clube mais popular do país: Olympique de Marseille. A cidade de Lyon fica no sudeste frances, vizinha do município de Saint-Étienne (200 mil habitantes). Lyon e Saint-Étienne fazem parte da mesma região administrativa: Ródano-Alpes. Se fossemos comparar ao Brasil seria como se fossem clubes do mesmo estado. Essa proximidade das cidades ajuda a fazer do confronto entre Saint-Étienne x Lyon um importante clássico regional na França.

Maiores torcidas da França

Atualmente, as três maiores torcidas da França são Olympique de Marseille, Olympique de Lyon e PSG. O Marseille ostenta o título de clube mais popular da França há várias décadas, com uma torcida distribuída por todo território francês. As torcidas do Lyon e principalmente do PSG tiveram um crescimento recente, motivado pelas boas campanhas na última década. Outros clubes com quantidade significativa de torcida na França são Lille, Bordeaux e Saint-Étienne, fechando a lista dos seis clubes de maior torcida. O que chama a atenção também é que a popularidade dos clubes franceses fora da França ainda não é algo que se assemelhe aos gigantes da Inglaterra, Espanha e Itália. Porém, os investimentos recentes do PSG, trazendo nomes de peso mundial, vêm gerando um aumento no número de simpatizantes fora da França, o que já coloca o clube parisiense como o de maior alcance mundial, uma vez que no Facebook já supera o número de seguidores do OM, formado basicamente por franceses natos.

Como é de costume, na Seção de clubes internacionais do Sinopse do Futebol, as torcidas são demonstradas apenas dentro do seu âmbito local e por isso mostraremos pesquisas realizadas apenas dentro da França para verificar a popularidade daquele país.

Uma característica importante e já comentada é a de que os clubes franceses possuem torcidas locais e regionais, com raras exceções de clubes que transgridem a barreira geográfica, como o caso dos dois Olympiques: OM e OL.

As pesquisas na França não mostram resultados consolidados com relação ao percentual. Mas quanto à posição, as 3 primeiras parecem bem definidas.

Pesquisa Nacional 1 – Torcidas na França. Pesquisa do instituto Ipsos Public Affairs, que entrevistou 1.010 pessoas acima dos 15 anos de idade em todas as regiões do país, e perguntou “para qual clube você torce?”.

Clube
% de torcida
1  Olympique de Marseille
16%
2  Olympique de Lyon
15%
3  Paris Saint-Germain
5%
4%
5  Lille
3%
6  Bordeaux
3%
7  Nantes
3%
8  Lens
3%
9  Rennes
2%
10 Auxerre
1%
11 Monaco
0,5%

Pesquisa Nacional 2 – Torcidas na França. Essa pesquisa, realizada pelo Ifop, é mais recente que a anterior, porém com um detalhe que pode ter interferido no resultado. A pergunta aos entrevistados foi “qual clube que disputa a Ligue 1 que você prefere ou mais simpatiza?”. Ela restringe a resposta do entrevistado para apenas um clube da primeira divisão, passível de distorção dos resultados uma vez que um entrevistado pode não ter seu clube do coração para responder, sendo obrigado a citar outro clube que simpatiza ou que pretende acompanhar por algum motivo especial. Apesar da metodologia diferente, serviu para medir a popularidade de outra forma, e o resultado apresentou os 3 primeiros na mesma ordem:

Clube
% de torcida
1  Olympique de Marseille
25%
2  Olympique de Lyon
12%
3  Paris Saint-Germain
11%
4  Lille
9%
5  Bordeaux
6%
6  Saint-Étienne
5%
7  Rennes
2%
7  Auxerre
2%
7  Toulouse
2%

* Monaco e Nantes não aparecem nessa última pesquisa porque estavam na segunda divisão na temporada 2011, ano em que foi realizada a pesquisa.

Com relação às regiões, o mapa ao lado mostra a maior torcida por região administrativa. O OM domina grande parte da França, sendo o mais popular em 10 regiões, de diferentes localizações geográficas. O Bordeaux é o mais popular no sudoeste francês, enquanto o Lens domina a parte do extremo norte do país. PSG só é maioria na Grande Paris e o Lyon é o mais popular da região administrativa de Ródano-Alpes, superando seu rival Saint-Étienne, que não possui a maior torcida de nenhuma região do país.

Tamanho das torcidas na capital Paris

Na cidade de Paris e região metropolitana (Île-de-France), o PSG é o clube de maior torcida, muito embora o Marseille seja um forte concorrente em popularidade, mesmo sendo de uma cidade ao sul da França, há centenas de quilômetros da capital francesa. Veja quais são as maiores torcidas de Paris segundo a pesquisa Ifop (2011).

Pesquisa de torcida – Paris

Paris Saint-Germain.................25%
Olympique de Marseille............19%
Olympique de Lyon...................10%
Lille................................................6%
Bordeaux......................................5%
Saint-Étienne...............................3%
Toulouse.......................................2%

Fonte: Instituto IFOP, 2011.

Clubes franceses e a mídia

O Campeonato Francês é uma liga nacional em expansão, que começa a cair no gosto da população de outros países, mas ainda distante do nível de interesse despertado pelas 4 maiores ligas da Europa. Os canais de tevê da França que detém os direitos de transmissão da Ligue 1 são Canal + e beIN Sport. A belN Sport é um canal do grupo Al Jazeera do Qatar, um dos maiores grupos de comunicação do mundo. No Brasil, o Sportv e os canais ESPN transmitem com frequência alguns jogos do campeonato francês. 

Na França, o clube com maior cobertura de mídia é o OM, seguido pelo badalado PSG que tem a vantagem de sediar-se em Paris (importante centro de mídia na França e da Europa) e de ter montado elencos estrelados nos últimos anos. Os demais clubes são sazonais, apresentando maior exposição de acordo com o desempenho no campeonato.

Cotas de Tevê - Na França, a Ligue 1 tem um método de divisão de receitas que leva em conta o mérito esportivo, a audiência de TV, além de metade da cota ser repartida igualmente entre todos os clubes da Ligue 1. São aproximadamente 520 milhões de euros (mais de 1,2 bilhão de reais) distribuídos entre os clubes. Veja como é dividido:

- 50% dividido igualmente entre todos os clubes
- 30% de acordo com o mérito esportivo (25% com base no último campeonato e 5% na média das classificações dos últimos cinco anos)
- 20% baseado nas audiências dos jogos transmitidos pela TV

Como exemplo, veja como foi a divisão do dinheiro na temporada 2010/2011, logo após o Lille ter se sagrado campeão. Note que o campeão liderou o valor recebido em função da cota igual de participação e do mérito esportivo. Entretanto, as maiores cotas por audiência pertenceram a OM, OL e PSG respectivamente.


Fonte: Futebol Finance.

Clubes mais vitoriosos da França

O clube mais vencedor da França é o Olympique Marseille, único clube francês a vencer uma Liga dos Campeões da Europa e segundo maior campeão francês, com apenas um título nacional a menos que o tradicional Saint-Étienne. Em se tratando de Mundiais Interclubes, nenhum clube francês chegou a disputar o torneio. O OM foi impedido de participar em 1993 após denúncias de corrupção contra seu presidente na época. Além do OM, apenas o PSG possui um título internacional oficial, a Recopa Europeia de 1995/96.

Campeonato Francês: A atual denominação do Campeonato Francês de Futebol é Ligue 1, organizada pela FFF (Federação Francesa de Futebol). A Ligue 1 é disputada desde 1932/33, ano em que se instaurou o profissionalismo no futebol. Antes desse período, só existiam torneios amadores não reconhecidos pela FFF. De 1932 até 2002 o Campeonato Francês era chamado de Divisão 1, só mudando seu nome para Ligue 1 a partir de 2003. Atualmente, o campeonato é disputado em sistema de pontos corridos, em turno e returno. O quadro de títulos é bastante equilibrado, lembrando o ranking de títulos do Brasileirão, com muitas equipes diferentes campeãs, e onde o maior campeão tem poucos campeonatos quando comparado a outras ligas importantes.

Veja o quadro com a quantidade total de títulos franceses (1932/33 - atual) e também de títulos da Liga dos Campeões da Europa (Uefa Champions League):

Clube
Títulos do Campeonato Francês
Liga dos Campeões da Europa
Saint-Étienne
10
-
Olympique Marseille
9
1
Nantes
8
-
Olympique de Lyon
7
-
Monaco
7
-
Bordeaux
6
-
Stade de Reims
6
-
Paris Saint-Germain
4
-
Nice
4
-
Lille
3
-

Clubes com menos de 3 títulos não constaram no quadro.

Maiores Clássicos da França

Derby du Rhône ou Derby de Ródano-Alpes é o clássico entre Olympique de Lyon x Saint-ÉtienneAtualmente, esse clássico deixou de ser o de maior rivalidade em função do enfraquecimento do Saint-Étienne. Mas continua sendo um dos clássicos mais tradicionais e charmosos do país, entre dois dos clubes mais vencedores da França. É um dos raros clássicos da França onde a rivalidade é motivada pelo fator local, como é tradição nos clássicos ingleses, argentinos e brasileiros, por exemplo. Lyon e Saint-Étienne são cidades vizinhas, que pertencem a mesma região administrativa de Ródano-Alpes. A proximidade e disputa para ser o maior clube local sempre foi o grande combustível para a rivalidade no Derby Du Rhône.

Le Classique ou O Clássico é o nome do clássico entre Paris SG x O. de MarseilleAtualmente, o clássico entre PSG e OM é tido pela maioria dos franceses como o maior clássico da França, jogo entre os dois maiores orçamentos do país e dos únicos clubes franceses que possuem título continental na Europa. Le Classique é visto como um clássico nacional, de um time historicamente muito tradicional e popular contra um clube novo, endinheirado e poderoso. Marseille fica ao sul da França, enquanto Paris fica ao norte. Por isso a rivalidade quase inexistia antes da década de 1990, quando o OM costumava fazer seus “maiores clássicos” contra os tradicionais Saint-Étienne e Olympique de Lyon. Mas hoje, o crescimento assombroso do PSG e de sua torcida acabaram criando um clima tenso de forças: time do norte contra o time do sul; time da capital contra o time da província e do litoral; time da mídia e do dinheiro contra o time do povo, entre outras alcunhas. Este clássico tornou-se o jogo mais violento, com constantes brigas de torcidas dos dois times. O que ajuda nessa rixa dos torcedores é o fato do OM ter a segunda maior torcida da capital Paris, perdendo apenas para o próprio PSG, aflorando os ânimos dos moradores da capital no dia-a-dia. Parte dos motivos da grande rivalidade foi criada pela mídia francesa, que ajudou na divulgação do “clássico”, especialmente o Canal + que chegou inclusive a investir dinheiro no clube parisiense durante um tempo, gerando revolta nos torcedores do OM.

Choc dês Olympiques ou Choque dos Olympiques é o nome do clássico mais charmoso da França: Olympique de Marseille x Olympique de Lyon
Também conhecido como Olympico, este clássico envolve os dois maiores clubes franceses para boa parte da população francesa. Apesar de serem os dois clubes mais populares do país, chama a atenção o bom comportamento das torcidas nos confrontos, sempre de muito respeito mútuo. O Choque dos Olympiques é mais tratado como um grande clássico, jogo entre dois grandes que sempre disputam o título, do que um jogo de grande rivalidade.

Derby Marseille-Saint-Étienne é o clássico entre Olympique de Marseille x Saint-Étienne. 
Esse clássico foi considerado por décadas como o mais importante da França, tempo em que ambos eram protagonistas das disputas pelo campeonato francês. O Saint-Étienne enfraqueceu, viu sua torcida diminuir, e viu seus grandes rivais (OM e OL) se digladiarem. A importância do clássico entre os dois Olympiques cresceu tanto que hoje o Saint-Étienne se vê um pouco renegado no meio dessa tríade rivalidade histórica. Mas este derby continua sendo um dos clássicos mais tradicionais por causa da história dos clubes e da disputa pela hegemonia do país (OM possui 9 triunfos nacionais, um a menos que o rival alvi-verde).

Derby de la Garonne é o clássico entre Bordeaux x Toulouseum clássico local motivado pela proximidade. Os dois clubes se sediam proximamente ao Rio Garonne. A rivalidade é muito forte por parte dos torcedores do Toulouse e amena por parte dos torcedores do Bordeaux, que se enxergam com um status maior no cenário nacional e por isso consideram como seus grandes rivais o OM, PSG e OL.

Derby Du Nord ou Derby do Norte é o clássico entre
 Lille x Lensque são os dois maiores clubes do extremo norte da França. A disputa local para ser o time preferido e mais bem sucedido da região acirra a rivalidade. É um clássico local.

21 comentários:

  1. Teu blog é show de bola cara, parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, belo serviço que vcs prestam pra nos q gostamos de futebol, agora uma coisa q eu não entendo, ou melhor duas coisas q eu não entendo é porque Nice e Reims não são considerados grandes tendo um numero tão grande de titulos como tem e outra coisa é pq nessas pesquisas o nice nunca aparece como uma das maiores torcidas sendo de uma das maiores cidades da frança, mesmo sendo proximo de marseille, acredito eu q em sua cidade e arredores o nice deva ter a maioria, outra coisa q me intriga é saber quantos torcedores tem o monaco, levando em consideração a pouca população do principado e o fato de a maioria das pessoas q ali moram serem de fora, fico curioso pra saber se tem torcedores em cidades dos arredores de monaco q torcem para o time, pelo q vejo no percentual das pesquisas chuto q seria algo entre 200 ou 300 mil torcedores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monaco tem uma torcida bem pequena e local. O Nice e Reims podemos dizer que são médios tradicionais, mas na França não ostem de tanto prestígio como os citados.

      Excluir
    2. Como você classificaria os seguintes times:
      Auxerre, Lens, Lille, Toulouse,Montpellier?

      Excluir
  3. Uma verdadeira aula de Futebol!

    ResponderExcluir
  4. O Melhor Blog que eu ja vi na Internet PARABÉNS cara!!!! Tem tudo o que eu queria Demais!!!!!

    ResponderExcluir
  5. esse blog é sensacional,tô aprendendo e tirando várias dúvidas sobre o futebol mundial...

    ResponderExcluir
  6. bacana essa matéria ja sabiam que o olympique de lyonnais era considerado uns do grande da frança aqui no brasil o psg começou tem aquela torcida modinha que tem sempre por isso aumentou o numero de fans por psg

    ResponderExcluir
  7. Equilíbrio notável no que tange à quantidade de títulos. Equilíbrio assim, só se vê no futebol brasileiro. Em outros países importantes do universo futebolístico, o campeonato é monopolizado por cerca de, no máximo, 3 ou 4 clubes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que a tendência é que o futebol brasileiro passe a ser menos equilibrado com o passar do tempo. Creio que o Corinthians esteja um passo à frente de todos, tanto é que é um clube que sempre chega entre os primeiros no Campeonato Brasileiro. Depois outros dois outros três clubes passarão a frequentar essa parte da tabela com mais frequência e assim se forme um grupo hegemônico, o que vai ser frustrante pra quem defende a liga brasileira como a melhor por causa do equilíbrio.
      Desta forma será parecido com a Inglaterra nesse sentido, onde há diversos clubes com títulos nacionais, porém apenas três ou quatro dominam atualmente.

      Excluir
  8. O Clássico entre Bordeaux vs Marseille era maior do que Lyon vs Marseille antes do Le Classique!
    Lyon nem tinha campeonato francês

    ResponderExcluir
  9. O clássico Bordeaux vs OM era maior do que OL vs OM antes do Le Classique!
    Lyon nem tinha campeonato francês

    ResponderExcluir
  10. Incrível matéria parabéns

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!! Excelente matéria,futebol francês agora conheço mais👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  12. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Football_Club_de_Nantes

    ResponderExcluir
  13. Saint-Etienne E Bordeaux são rivais do Nantes.

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Football_Club_de_Nantes

    ResponderExcluir
  14. so gostaria de saber porque só um clube por cada cidade

    ResponderExcluir
  15. Existe muita rivalidade entre Nice e Monaco.
    O Reims é um clube tradicional.
    O Lyon só veio ganhar alguma coisa nos anos 2000.

    ResponderExcluir
  16. hoje em dia muita coisa mudou, poderia dar uma atualizada

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.