domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sinopse do Futebol Italiano - Conheça o contexto do futebol italiano, os principais clássicos, repartição do dinheiro da tevê, bem como os clubes mais vitoriosos e populares da Itália

As maiores forças do futebol italiano são Juventus, Milan, Internazionale, Roma e Napoli. São os chamados grandes da Itália, sendo os três primeiros figurinhas carimbadas entre os gigantes europeus. No entanto, há quem considere, na Itália, o grupo de 'grandes' ampliado de 5 para 9 clubes, os quais podemos também chamar de médios tradicionais: Lazio, Genoa, Torino e Fiorentina. 

- Milan e Internazionale: clubes de Milão, capital da região da Lombardia, província de Milão, maior e mais populosa região metropolitana da Itália, com uma população estimada em 7,4 milhões de habitantes.

- Juventus e Torino: clubes de Turim, capital e maior cidade da região do Piemonte, com cerca de 2,2 milhões de habitantes, província de Turim. Mas é apenas a quarta maior cidade da Itália.

- Roma e Lazio: clubes da capital federal Roma, cuja região metropolitana é de 2,5 milhões de habitantes.

- Napoli: clube de Nápoles, sul da Itália, terceira cidade mais populosa da Itália após Milão e Roma, e tem a segunda maior região metropolitana do país com 4,4 milhões de habitantes, perdendo apenas para Milão.


Torcidas na Itália

A Juventus é a maior torcida da Itália com certa folga, quase o dobro do segundo colocado. Curiosamente, o Milan, clube mais vitorioso internacionalmente e um dos mais populares e midiáticos do planeta, é apenas o terceiro clube de maior torcida dentro da Itália. Sua popularidade é engrossada pelo número incalculável de fãs e simpatizantes espalhados pelo mundo, especialmente nos países do norte da África (cujo Cairo - Egito, concentra boa parte desta popularidade), países da Ásia e Brasil.

Veja o ranking de uma pesquisa recente sobre as maiores torcidas no território Italiano realizada por um dos maiores institutos de pesquisa do país, Demos & Pi. Destaque para a Juventus, que possui a maior torcida na Itália e domina praticamente todas as regiões do país. Note que o grupo das 5 maiores torcidas parece estar consolidado, uma vez que em 2003 o Instituto italiano Doxa apontou o mesmo quinteto como mais popular, constatando-se ainda que a ordem das três primeiras torcidas não foi alterada.

Pesquisa Nacional 1 - Pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto italiano Demos & Pi.

Juventus.............................29,0%
Internazionale..................17,4%
Milan.....................................14,1%
Napoli.....................................9,2%
Roma......................................7,4%
Cagliari..................................2,1%
Fiorentina.............................2,1%
Bologna.................................1,7%

Fonte: Instituto Demos & Pi, 2010


POR REGIÕES DA ITÁLIA



























Região Noroeste

Região mais "rica" e onde situam-se Milão e Turim, duas das cidades mais importantes da Itália, tanto econômica como culturalmente.

Juventus.........32%
Inter...............27%
Milan..............21%
Torino...............4%
Sampdoria........4%
Atalanta...........3%



Região Nordeste

Inter.................25%
Juventus..........23%
Milan...............13%
Bologna............8%
Parma...............6%
Verona..............5%


Região Central 

É a região onde está a cidade de Roma, capital do país.

Juventus............27%
Roma................23%
Inter..................14%
Milan................12%
Lazio..................6%
Fiorentina............6%
Livorno................3%


Região Sul 

Tida como a região mais "pobre" do país, equivalente ao Norte/Nordeste no Brasil. Região onde se situa Nápoles, terceira maior cidade italiana.

Juventus............31%
Napoli...............21%
Milan................12%
Inter..................10%
Roma.................7%
Cagliari...............5%
Bari....................4%
Lecce.................3%
Palermo..............2%
Catania...............2%

Fonte: Instituto Demos & Pi, 2010


Pesquisa Nacional 2 - Pesquisa realizada em entre 6 a 8 de fevereiro de 2003 pelo Instituto italiano Doxa Ricerche e Analisi di Mercato.

Juventus............................31,0%
Internazionale..................22,2%
Milan.....................................16,4%
Roma......................................6,0%
Napoli.....................................4,2%
Lazio.......................................3,5%
Fiorentina.............................2,7%
Torino.....................................1,9%

Fonte: Instituto Doxa, 2003.


Clubes de maior rejeição da Itália

Inter..................16,1%
Juventus............13,4% 
Milan..................8,0%
Outro clube.........4,7%

Fonte: Instituto Demos & Pi, 2010

- Segundo a pesquisa do Demos & Pi, a maioria dos torcedores do Milan e Juventus odeiam mais a Internazionale do que qualquer outro clube. Talvez por isso a Inter é tida como o clube de maior rejeição da Itália. 

- Já entre os torcedores da Inter, curiosamente a pesquisa aponta que a maioria dos interistas odeiam mais a Juventus do que o Milan, apesar de toda a tradição e rivalidade do Derby de Milão.


Mídia e Tevê

Os clubes que possuem maior cobertura de mídia na Itália são os clubes do norte do país, principalmente os de Milão, cidade mais importante economicamente, principal centro do mercado publicitário italiano. Apesar de situar-se em Turim, a Juventus também ocupa grande espaço nos noticiários esportivos produzidos em Milão.

A maior emissora da Itália é a RAI - Radiotelevisione Italiana - emissora de origem estatal que é principal responsável pela transmissão dos jogos do Campeonato Italiano para todo o país. Os clubes que dominam a grade de transmissões são Milan, Internazionale e Juventus, seguidos de Napoli, Roma e Lazio. O clube de maior apelo para transmissões internacionais é o Milan, clube que possui o maior número de jogos transmitidos para outros países, sendo a China e o Brasil dois dos seus principais mercados.

Outro importante centro de mídia é a capital Roma, beneficiando os clubes locais (Roma e Lazio).

Cotas de tevê - Recentemente, foi adotado o modelo de negociação coletiva na Itália para as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 em um valor total de aproximadamente 900 milhões de Euros por temporada, conforme noticia o site português Futebol Finance. É o terceiro maior montante do planeta, perdendo apenas para o montante da Premier League inglesa e da La Liga espanhola. As receitas televisivas representam a principal fonte de receita dos clubes italianos, de modo geral.

Com relação ao modo de distribuição das receitas, a forma adotada é a seguinte: 

- 40% do total é repartido em partes iguais pelos 20 clubes da Serie A;
- 30% é repartido em função do desempenho (10% pela histórico de resultados, 15% com base nas últimas 5 temporadas e 5% face à última temporada); e 
- 30% em função das audiências televisivas (25% face ao número de adeptos e 5% com base no número de habitantes da cidade sede do clube).

Atualmente, os clubes que recebem as maiores cotas são Juventus, Milan, Inter, Napoli e Roma.

Veja como ficou a divisão de grana da Série A italiana na temporada 2012/13, segundo publicação do Bundesliga Fanatic:
Note que no total, a Juventus recebeu um valor bem acima dos demais por causa do desempenho nas últimas temporadas (last seasons) e por causa das pesquisas de torcida (Supporter), onde abocanha 56 milhões de euros com sua participação no número de torcedores. Milan e Inter rigorosamente empatados com 87,7 milhões de euros, com diferença a favor da Inter no tamanho de torcida e diferença a favor do Milan no desempenho histórico. Todos os clubes possuem cota fixa de 19 milhões de euros.


Títulos

Campeonato Nacional: O campeonato Italiano é oficialmente chamado de Campeonato Italiano de Futebol - Serie A ou Lega Calcio, sendo realizado desde 1898. O campeonato teve alguns nomes diferentes e varias fórmulas de disputa ao longo da história, mas todos os títulos nacionais são unificados e chamados de escudetos ou scudetto, em referência ao brasão de armas com o tricolor italiano. Veja o número de títulos no quadro abaixo.

Liga dos Campeões da Europa: Principal competição de clubes da Europa. Apenas os 3 gigantes da Itália já a conquistaram. O Milan já chegou a 11 finais, a Juventus a 7 finais e a Inter a 5 decisões de Liga dos Campeões. Roma, Sampdoria e Fiorentina possuem um vice cada. Veja o número de títulos no quadro abaixo.

Quadro com o número de Títulos Italianos e da UEFA Champions League:

CLUBE
Títulos italianos (Scudettos)
UEFA Champions League
Juventus
33
2
Milan
18
7
Internazionale
18
3
Genoa
9
-
Torino
7
-
Bologna
7
-
Pro Vercelli
7
-
Roma
3
-
Fiorentina
2
-
Napoli
2
-
Lazio
2
-

Campeões mundiais de clubes: O Milan é único clube do planeta com 4 títulos mundiais interclubes. A Inter de Milão venceu todos os 3 mundiais que disputou. Completa a lista de italianos campeões mundiais a Juventus com 2 triunfos.


Maiores clássicos

- Derby de Milão ou Derby della Madonnina é o principal clássico da Itália, disputado entre Milan x Internazionale. Jogo que pára a cidade e movimenta a província de Milano e boa parte do país. Os dois gigantes de Milão dividem o mesmo estádio, atribuindo um nome peculiar para não associar nada que lembre o rival. A Inter é o grande rival dos torcedores do Milan. Já para os interistas, o Milan é descrito para a maioria como um rival importante, mas não unânime, pois nutrem um ódio muito grande pela Juventus, talvez até maior do que pelo rival milanês.

- Derby da Itália ou Derby d'Italia é o clássico disputado entre Juventus x Internazionale. Apesar de situarem em cidades diferentes, o derby da Itália é considerado uma das maiores rivalidade da Itália, principalmente para torcedores da Juventus que não veem o rival Torino como uma grande força. Este ainda é o clássico dos dois clubes mais populares da Itália, o que contribui para aumentar a rivalidade no cotidiano dos torcedores. A rivalidade aflorada vem de longa data, quando em determinados momentos da história os dois clubes protagonizaram disputas acirradas pelo título do calcio. 

- Derby da capital ou Derby della Capitale é o clássico disputado entre Roma x Lazio. Os dois maiores clubes da capital italiana fazem um jogo a parte, um dos duelos de maior rivalidade da Itália. Historicamente, o clássico da capital é o jogo de maior risco, com maior número de ocorrência de brigas de torcidas organizadas (ultras italianas). Além de rivais na capital, as duas torcidas possuem ideologias bem distintas.

Clássico Juve vs. Milan é o clássico entre Milan x Juventus. Considerado por muitos como os dois maiores clubes da Itália, as duas maiores marcas e receitas do futebol do calcio. São ainda os dois clubes mais vencedores, a Juve nacionalmente e o Milan internacionalmente. Apesar de todos esses ingredientes, este clássico apresenta menor rivalidade e intensidade do que os clássicos de ambos os clubes contra a Internazionale, considerado, por tanto, como o terceiro maior clássico entre os três gigantes italianos. Mas continua sendo um dos clássicos italianos mais importantes e de maior repercussão nacional e internacional.

Clássico de Turim ou Derby della Mole é o clássico disputado entre Juventus x Torino. A decadência do Torino nas últimas décadas fez com que o clássico se tornasse mais morno do que o comum, principalmente por parte dos torcedores da Juve. Mas continua sendo o 5º clássico mais importante da Itália.

35 comentários:

  1. Legal essa materia sobre o Campeonato ITALIANO parabens a materia e sobre as cidades

    ResponderExcluir
  2. BELA MATÉRIA, EU GOSTARIA DE SABER PORQUE O GENOA COM 9 TÍTULOS NACIONAIS NÃO APARECE ENTRE AS MAIORES TORCIDAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E logico faz quantos decadas que o Genoa é campeão do Calcio?? kkkkkkkkk Forza Viola!!!!!!!

      Excluir
  3. Achei que a torcida da Lazio fosse maior, e o que o Derby della Capitale fosse mais acirrado que o Derby della Madonnina, Genoa x Sampdoria é outro jogo de muita rivalidade também.

    ResponderExcluir
  4. Você se esqueceu do scudetto do Cagliari conquistado em 1970!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não esquecemos. Só incluímos na tabela os clubes que possuem a partir de dois títulos.

      Excluir
    2. Tem interferência da mídia pra Juventus ter essa torcida toda em todas regiões da Itália?

      Excluir
  5. Sinopse do Futebol é um resumo muito bem feito sobre como é o futebol nos principais países do mundo, porém esse sobre o futebol Italiano deixou a desejar, conheço muito do futebol italiano pois sou morador do tradicional bairro de Santa Felicidade em Curitiba, tenho parentes na colônia italiana "colonia cecília" em Palmeira interior do estado, morei alguns anos na Itália com parentes que ainda então por lá, e a maior rivalidade no sentido de ódio entre equipes com certeza é Lazio x Roma (Esquerdistas x Direitistas, as brigas, entre outros motivos que se eu for citar vou me estender muito). Genoa x Sampdoria não serem citados nas rivalidades e nem como médios tradicionais deixa o resumo incompleto. No mais parabéns parabéns pelo blog, só estou querendo ajudar a ficar melhor! Estou esperando muito pela sinopse do futebol Brasileiro. Ciao, abraços e dalhe coxa. Coritiba Foot Ball Club ETERNAMENTE.

    ResponderExcluir
  6. Bela reportagem. Só faltou colocar outros clássicos importantes da Itália, como Genoa x Sampdoria (Derby della Lanterna), Hellas Verona x Chievo Verona (Derby della Scala), Palermo x Catania (Derby di Sicilia), Bologna x Parma (Derby Emiliano).

    ResponderExcluir
  7. Para mim a Lazio é maior que o Napoli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem dúvida a torcida do Napoli é maior e mais apaixonada que a da Lazio!!!

      Excluir
    2. Também achava que a Lazio era maior que o Napoli, mas o clube napolitano é praticamente o único grande clube do Sul da Itália. Mas considero os 2 clubes no top 6 da Itália.

      Excluir
  8. a torcida da AS Roma é bem maior do que nessas pesquisas

    ResponderExcluir
  9. A torcida da Roma é bem maior, essa pesquisa está equivocada

    ResponderExcluir
  10. Não citar o clássico entre Juve vs Napoli também é um crime. Os napolitanos odeiam a Juventus.Típico clássico dos Ricos vs Pobres, Norte vs Sul tão evidenciado na Itália envolvendo preconceito territorial.

    ResponderExcluir
  11. POR ENQUANTO A FIFA SÓ RECONHECEU OFICIALMENTE O MUNDIAL DE CLUBES PARARELO A ELA A COPA RIO DE 1951 , PORTANTO O MILAN TEM APENAS 1 MUNDIAL FIFA E 3 INTERCONTINENTAIS [ 1 JOGO ] O QUE É UM AMISTOSO PARA ELA . SE OS INTERCONTINENTAIS DE CLUBES DE 1960 A 2004 FOR RECONHECIDOS POR ELA [ FIFA ] Á UMA POSSIBILIDADE DE O FLUMINENSE CAMPEÃO DA COPA RIO 52 E VASCO CAMPEÃO DA COPA RIO RIVADAVIA C.M. 53 E TORNEIO INTERCONTINENTAL DE PARIS DE CLUBES 57 SER RECONHECIDOS TAMBEM COMO CAMPEÕES MUNDIAIS .

    ResponderExcluir
  12. esqueceram do clássico Palermo e Catânia.

    ResponderExcluir
  13. A torcida do Napoli é sem dúvida maior que a da Lazio e muito mais apaixonada também!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a matéria,o campeonato Italiano eo mais charmoso da Europa! Andiamo Inter!!

    ResponderExcluir
  15. Sensacional. Trabalho muito bem feito. Parabéns. Viva a Fiorentina!

    ResponderExcluir
  16. Sensacional. Trabalho muito bem feito. Parabéns. Viva a Fiorentina!

    ResponderExcluir
  17. Sensacional. Trabalho muito bem feito. Parabéns. Viva a Fiorentina!

    ResponderExcluir
  18. Eu incluiria no Hall dos grandes a Sampdoria também, pelo menos no nível do rival Genoa.
    Juventus, Milan, Internazionale
    Roma, Lazio, Napoli
    Torino, Fiorentina, Genoa, Sampdoria.

    ResponderExcluir
  19. FORZA JUVE!!!
    JUVENTUS TI AMO!!!

    ResponderExcluir
  20. Acho muita carência de toda a região sul da Itália ter apenas o Napoli como time grande, e é interessante que Genoa, Torino e Bologna mesmo com tantos títulos hoje tem uma torcida minúscula no cenário nacional

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.