quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ranking de Estrutura - Clubes com as melhores infra-estruturas de futebol do Brasil

Para ranquear os clubes de acordo com sua estrutura, foi utilizado o excelente levantamento realizado pelo Canal Sportv em parceria com Professores do Curso de Futebol da Universidade Federal de Viçosa, que compararam as estruturas dos Centros de Treinamento dos clubes.
Aqui, o objetivo é ranquear os clubes conforme sua respectiva estrutura de futebol. Logo, clubes sociais e estrutura utilizada para outros esportes não estão compreendidas no levantamento.
Sobre o levantamento realizado pela Sportv, existem alguns pontos a serem considerados:
Primeiro, o levantamento levou em conta apenas os seguintes quesitos:
- Qualidade dos Centros de Treinamento - qualidade dos gramados, número de campos disponíveis e nível dos vestiários
- Estrutura dos Departamentos Médicos – centros de fisioterapia, qualidade das academias, recursos humanos (equipe médica), piscinas de hidromassagem, saunas e outros elementos de recuperação física.
- Hotel e Concentração – estrutura e conforto, número e tamanho dos leitos, salas de lazer, qualidade das cozinhas e nutricionistas.

Bonificações Complementares: Nossa análise de Estrutura vai além desses itens analisados pelo Sportv. Os clubes que possuem outros quesitos importantes numa análise de estrutura receberam pontuação bônus. Os quesitos são:
- Estádio Particular em condições de uso – bônus de 300, 350, 400 e 450 pontos para estádios de 15 a 30 mil lugares, 31 a 45 mil lugares, 46 a 60 mil lugares e acima de 60 mil lugares respectivamente.
- Estrutura de Categoria de Base – bônus de 50 pontos para clubes que possuam boa estrutura de categorias de base e sejam clubes reconhecidamente reveladores de talentos. Como base, foi utilizado o ranking do Site Olheiros. Os 10 primeiros garantiram a pontuação bônus.
(Top 10 Ranking Olheiros 2010)
1º Internacional
2º Cruzeiro
3º São Paulo
4º Grêmio
5º Fluminense
6º Santos
7º Corinthians
8º Figueirense
9º Atlético-PR
10º Atlético-MG

Observação Importante: O ranking feito pelo canal Sportv teve seu levantamento realizado no primeiro semestre de 2010. Recentemente, o Corinthians inaugurou um Centro de Treinamentos, que não foi avaliado pela Equipe Sportv. Segundo informações do próprio Corinthians, o CT ainda está inacabado, com apenas 70% da sua estrutura concluída, mas já conta com amplo espaço e vários campos de treinamento, ótima estrutura de Departamento Médico, porém ainda sem importantes quesitos como um hotel para concentração de atletas, coisa que aumentava muito os pontos nas avaliações realizadas pela equipe do Sportv. Parte dessa estrutura estava no Parque São Jorge e foi transferida para o CT.
Dessa forma, por já contar com o seu novo CT, o Corinthians recebeu uma bonificação de 700 pontos.

Isto posto, aqui está a classificação final das melhores estruturas de treinamento elaborada pelo Canal Sportv, lembrando que a pontuação máxima que os clubes podiam chegar era de 4.275 pontos.

Ranking de Melhores Estruturas de Treinamento (Sportv)
Atlético MG - 3.538 pontos
Atlético PR - 3.509 pontos
Cruzeiro - 3.465 pontos
São Paulo - 3.447 pontos
Santos - 3.142 pontos
Palmeiras - 3.107 pontos
Internacional - 3.032 pontos
Goiás - 2.993 pontos
Grêmio - 2.964 pontos
10º Botafogo - 2.814 pontos
11° Flamengo - 2.690 pontos
12° Vasco - 2.650 pontos
13° Corinthians - 2.439 pontos
14° Fluminense - 2.297 pontos
15° Avaí - 2.255 pontos
16° Guarani  - 2.252 pontos
17° Atlético GO - 2.156 pontos
18° Vitória - 1.943 pontos
19° Ceará - 1.705 pontos
20° Grêmio Prudente - 395 pontos



RANKING FINAL DE MELHORES ESTRUTURAS
Somando os pontos de bonificação para os quesitos Estádio e Categoria de Base, o ranking final ficou na seguinte maneira:


São Paulo........................3.947
Atlético PR......................3.859
Atlético MG.....................3.588
Cruzeiro...........................3.515
Santos...............................3.492
Internacional.................3.482
Palmeiras........................3.407
Grêmio..............................3.364
Corinthians.....................3.189
10° Goiás................................2.993
11º Vasco...............................2.950
12º Botafogo........................2.814
13° Flamengo......................2.690
14° Fluminense..................2.347

* Foram incluídos apenas os 12 grandes mais os clubes que se destacaram e se colocaram entre o G12.

14 comentários:

  1. Favor atualizar esse RANKING de estrutura pq hj o CORINTHIANS tem uma das 3 melhores do PAÍS disparadas

    com seu super novo ct com HOTEL e tudo coisa que o PALMEIRAS que esta na frente não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o ranking já considera uma bonificação de 700 pontos ao Corinthians pelo CT novo, ainda assim vocês ficam atrás do Palmeiras. E não fique jogando para a torcida, porque só o fato do CT ser novo não significa que seja melhor que o da concorrência. o CT do Palmeiras ainda é melhor que o do Corinthians mesmo sem hotel e cozinha, embora os mesmos sejam construídos até a Copa de 2014.

      Excluir
  2. CT do PALMEIRAS melhor que o DO CORINTHIANS? vc esta maluco?
    aquele CT do PALMEIRAS não tem, HOTEL,COZINHA,tem menos CAMPOS , menos EQUIPAMENTOS, tudo perde em tudo quesito estrutura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos como fazer um levantamento de estrutura em todos os anos. Temos de esperar que o Sportv e a UFV refaçam o ranking novamente para atualizarmos. Por hora, o ranking de estrutura mais recente que conhecemos é esse de 2010. Vamos aguardar.

      Excluir
  3. Se o CORINTHIANS sem CT, conseguiu mais de 2400 pontos, imagine com um CT NOVO, construido a pouco tempo com HOTEL coisa que poucos clubes tem, ficaria no top 3 sem duvidas, repense

    ResponderExcluir
  4. Depois que o Sportv refazer o ranking incluindo o CT do Timão, com certeza se não for o melhor, estará entre os 03 melhores!!!! E com o estádio será o primeiro sem sombra de duvidas.

    ResponderExcluir
  5. Na boa, esse ranking de estrutura, ou ta muito desatualizado, ou quem elaborou nao possui o minimo de conhecimento a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provavel que esteja desatualizado, afinal foi feito no final de 2010. Mas a maioria das posições ainda deve se manter. Basicamente pegamos o ranking de estrutura mais bem embasado que já existiu. Não inventamos informações, apenas aproveitamos o que já existe.

      Esperamos que o Sportv refaça um novo ranking de estrutura, atualizado, para podermos atualizar aqui também.

      Abç.

      Excluir
  6. Tenho que rir. Os Clubes do Rio nem deveriam aparecer. Que estrutura tem lá? Me mostrem, por favor. O ranking tem que começar com clubes com estadio próprio...que é o caso do SP, ATLETICO/PR, CORITIBA, GRÊMIO, INTER, PALMEIRAS, SANTOS. ME PERDOEM, ATÉ GRÊMIO PRUDENTE..KKKK

    ResponderExcluir
  7. Ranking defasado, precisa ser atualizado. SEP e SCCP contam hoje com estádios e CTs de primeira linha, merecem no mínimo a mesma pontuação do SPFC na liderança.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro que já em 1995 já tínhamos uma boa estrutura, muito além de fluminense, botafogo e similares, kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. favor atualizar o ranking
    #palmeirasomelhoratualmente

    ResponderExcluir
  10. As categorias de base do FFC são das melhores nacionais; seus CTs da Base e profissionais são os melhores do RJ, com poucos parâmetros no Brasil, d emodo que o post está bastante desatualizado.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.