segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ranking de Clubes - Grandes Craques e Esquadrões

O objetivo desta análise foi elaborar um ranking de clubes que levasse em conta a quantidade e qualidade de grandes craques e esquadrões ao longo da história, ou seja, um ordenamento dos clubes que tiveram mais/maiores craques e que formaram os melhores esquadrões ao longo do tempo.

Por se tratar de um tema bastante subjetivo, o ranqueamento dos clubes se deu através de uma pesquisa de opinião. Foi solicitado para os membros de uma comunidade de futebol que ranqueassem de forma imparcial os clubes levando-se em conta:

- a quantidade de grandes craques;
- a qualidade dos grandes craques (os melhores);
- e os melhores esquadrões.

No total, foram aproximadamente 50 opiniões diferentes. E no final foi feito a média e o balanceamento das colocações de cada clube. Antes da pesquisa de opinião, ficou estabelecido que os clubes que recebessem a mesma quantidade de votos ou que tivessem uma diferença inferior a 2 votos por posição seriam declarados iguais em um empate técnico. Como critério de desempate, foi utilizado outro ranking, o de Participações em Jogos Oficiais da Seleção Brasileira. Esse ranking de participações em jogos da seleção não especifica grandes craques. Justamente por isso que ele foi usado apenas para o desempate dos clubes sob empate técnico na pesquisa de opinião.  

De acordo com a pesquisa de opinião, a ordem final após a média e balanceamento das posições foi a seguinte:


Pesquisa de opinião – Grandes Craques e Esquadrões

Santos
Flamengo
Botafogo
Vasco
Palmeiras
Cruzeiro
Internacional
São Paulo
Corinthians
10º Atlético MG
10º Grêmio
12º Fluminense
12º Guarani
14º Bahia

Como critério de desempate para o Ranking Final, também usamos o ranking com Número de Participações em jogos oficiais da Seleção Brasileira de Futebol:

Participações em jogos da Seleção Brasileira

1. São Paulo 924
2.
Flamengo 840
3.
Botafogo 806
4.
Corinthians 747
5.
Santos 745
6.
Palmeiras 738
7.
Vasco 700
8.
Fluminense 544
9.
Cruzeiro 390
10.
Atlético MG 376
11.
Internacional 296
12.
Grêmio 266
* Esses números sofrem alterações constantes e por isso podem ficar desatualizados.


RANKING FINAL DE GRANDES CRAQUES E ESQUADRÕES

Como já foi dito, o Ranking Final baseou-se na Pesquisa de Opinião e o desempate se deu conforme a posição no Ranking de Participações pela Seleção Brasileira de Futebol.
Desempates:

3º Botafogo e Vasco = 3º Botafogo, 4º Vasco da Gama
6º Cruzeiro, Internacional e São Paulo = 6º São Paulo, 7º Cruzeiro e 8º Internacional.
10º Atlético MG e Grêmio = 10º Atlético MG e 11º Grêmio
12º Fluminense e Guarani = 12º Fluminense e 13º Guarani


Ranking Final - Grandes Craques e Esquadrões

Santos
Flamengo
Botafogo
Vasco
Palmeiras
São Paulo
Cruzeiro
Internacional
Corinthians
10º Atlético MG
11º Grêmio
12º Fluminense
13º Guarani
14º Bahia

9 comentários:

  1. Não entendo como uma pesquisa de grandes craques coloca o Corinthians em nono colocado, se o Timão teve Ronaldo (tetra e penta campeão do mundo, 03 vezes o melhor jogador do mundo) no seu elenco. Entre outros grandes craques que jogaram na seleção como Sócrates(6º maior jogador da Copa Mundo segundo a FIFA,1982; Casagrande; Viola; Vampeta; Dida; e considerado por Maradona o maior jogador de todos os tempos e sendo o maior ídolo do Neto, Rivelino enquanto jogou no Corinthians participou das copas de 1970 (aquela que é considerada a melhor seleção nacional de todos os tempos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou corinthiano, mas concordo com a pesquisa. O Corinthians, ao longo de sua história, nunca foi caracterizado por formar grandes esquadrões. Dos jogadores que vc citou, quem marcou realmente em uma copa do mundo foi Rivelino e Sócrates. Casagrande nunca foi craque, e não foi titular em 86, Vampeta e Viola tb foram reservas em copa do mundo, e Dida não chegou a marcar época como titular da seleção em copas. Comparando com os outros times do ranking, nono lugar não é uma colocação descabida.

      Excluir
  2. Concordo em ressaltar Sócrates("um grande santista") e Rivelino o resto é a cara do clube citado! meia boca!

    ResponderExcluir
  3. O Palmeiras devia estar a frente de muitos
    Oberdan/Marcos/Valdir de Moraes/Lado
    Djalma Santos/Arce
    Luís Pereira/Alfredo Mostarda
    Roberto Carlos
    Só pra começar , o Palmeiras empataria com o Santos ficando no mínimo em segundo.Devíamos ganhar também junto com o SPFC pelo menos alguns pontos , pois só esses times tiveram pelo menos um jogador em cada copa que o Brasil ganhou , sem falar que somente em 82 e 90 a seleção não levou um jogador nosso se não me engano.
    PS : Também merecemos pontos por termos representado a seleção em 65 num tempo que tinha um Santos e um Botafogo fortes

    Daniel Cordeiro

    ResponderExcluir
  4. O santos e o melhor mesmo dalhe peixe!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vasco foi o clube que mais cedeu gols à seleção e te osmaiores artilheiros do campeonato nacional. Acho que esse tanking poderia ter sido melhor aprofundado. Fica aqui minha sugestão: Fazer um ranking mais detalhado neste quesito que eu particularmente considero importantíssimo. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. São Paulo deveria estar em 1º teve o melhor time Brasileiro do século XX o esquadrão de Telê
    Além disso o Botafogo é um time com pouquíssimos Títulos não deveria estar ai

    ResponderExcluir
  7. Fluminense em décimo segundo?? Que absurdo, Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians na frente do Fluminense? Fluminense é um dos times que mais cedeu jogadores a seleção, Grêmio cedeu pouquíssimos, e não teve muitos craques em sua história. Corinthians não montava tantos times bons, ja ficou mais de 20 anos sem ganham nem paulista, e ganhou seu primeiro brasileiro nos anos 90. O maior craque do Corinthians, Rivellino, nunca ganhou nada lá, e quando foi pro Fluminense encantou o mundo junto da Máquina tricolor com outros craques históricos como Carlos Alberto Torres e Felix. Fluminense teve muito mais craques e montou muito mais esquadrões fortes que Grêmio Corinthians e Atletico

    ResponderExcluir
  8. Década de 60 , Santos de pel´e Cia , Botafogo de Garrincha e
    Cia , Cruzeiro de Dirceu Lopes \ Tostão e Cia e Palmeira de
    Ademir da Guia \ Dudu e Cia.
    1.955 a 1970 auge do futebol brasileiro com certeza.
    eliasrotadospassaros@gmail.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.