sábado, 20 de julho de 2013

Entenda o contexto do futebol paraguaio, com informações sobre os maiores clubes, os mais vencedores, as maiores torcidas e o resumo dos principais clássicos do Paraguai

O futebol paraguaio disputa com o futebol chileno o posto de quarta força do futebol sulamericano, com uma leve vantagem em função do retrospecto do tradicional Olímpia, maior clube do país e um dos maiores do continente, dono de 3 Libertadores da América. Entretanto, o futebol do país como um todo, conta com um nível técnico bem distante dos vizinhos Brasil e Argentina, uma vez que o Paraguai economicamente não possui a mesma capacidade de investimento dos países rivais. Os próprios clubes chilenos possuem um poder econômico maior.

Os paraguaios tem no futebol sua maior diversão. Este esporte está amplamente inserido na cultura e no gosto popular dos paraguaios. Esta sinopse tratará de apresentar algumas características dos clubes paraguaios, desconhecidas da grande maioria dos brasileiros que apreciam o futebol.

Maiores Clubes do Paraguai

O Paraguai, assim como o Chile, possui três clubes chamados de grandes pela opinião pública local. Os três estão situados na capital Assunção (Asunción):

Club Olímpia

Club Cerro Porteño

Club Libertad

Além dos 3 grandes, Assunção é praticamente a capital do futebol, uma vez que todos os clubes tradicionais estão sediados na capital. Nesse aspecto, a semelhança é com o futebol uruguaio, onde o campeonato gira em torno de Montevidéu. Assunção também é a cidade sede de outros dois clubes tradicionais, outrora também referidos como ‘grandes’, mas que atualmente são considerados de médio porte: Guarani e Nacional.

O grande palco do país é o Estádio Defensores del Chaco, de propriedade da Federação Paraguaia de Futebol e do governo paraguaio. Em função da capacidade, 40.000 espectadores, é o maior palco do país e local dos principais jogos dos grandes clubes.

Localização dos clubes

O Paraguai é um pequeno país sem saída para o mar, que apresenta uma população de 7 milhões de pessoas, cuja capital é Assunção. A capital conta com aproximadamente 800 mil moradores, mas conurbada a uma região metropolitana com mais de 2,5 milhões de habitantes. A cidade é praticamente polarizada pelos dois gigantes nacionais, Olímpia e Cerro Porteño. Os outros três clubes importantes do país (Libertad, Nacional e Guarani) também são da cidade. Fora da capital, o futebol paraguaio não é muito próspero.

Mapa da cidade de Assunção
O mapa ao lado mostra que o Cerro Porteño se localiza no mesmo bairro do Nacional, Bairro do Obrero, que é um dos bairros mais povoados e famosos da cidade pela cultura e humildade de seus moradores. Outra curiosidade é que o Libertad e o Olímpia são de bairros vizinhos, como podemos observar no mapa ao lado. Esses detalhes ajudam a entender um pouco sobre as rivalidades secundárias na cidade de Assunção. Ainda na região metropolitana de Assunção, fica a cidade de Luque, que é o município sede do maior clube paraguaio fora da capital, o Sportivo Luqueño.


Maiores torcidas do Paraguai

Por ser um país pequeno, são escassas as pesquisas de torcida no Paraguai. Mas não é muito difícil de perceber que o país é dominado por dois clubes: Olímpia e Cerro. São as duas maiores torcidas com muita folga. Historicamente, os paraguaios sempre atribuíram ao Cerro Porteño o posto de maior torcida do país, alcunhado como clube do povão. Além do apelido de El Ciclón, é constantemente referido como club del pueblo ou lá mitad más uno. Mas o sucesso do Olímpia ao longo da segunda metade do século XX, com dezenas de títulos nacionais e de Libertadores, fizeram do clube alvi-negro um clube tão popular quanto seu rival, apesar dos apelidos mais voltados para suas glórias: El decano ou Rey de Copas.

O posto de clube mais popular é, aliás, um constante motivo de discussão entre os torcedores dos dois clubes. Olimpistas sabem que possuem o melhor currículo de títulos do país e se gabam muito disto, sobrando aos cerristas o costume de intitular-se como clube de maior torcida, fato não aceito pelos alvi-negros, que acreditam ser também os mais populares. Resumindo, se perguntar a um olimpista, ele dirá que o Olímpia detêm a maioria do país. Se fizer a mesma pergunta a um cerrista, ele dirá a mesma coisa, que torce para o clube mais popular.

E de certa forma ambos têm alguma razão, pois é notório o equilíbrio nos números, ainda que o Cerro Porteño apresente uma leve vantagem nos números da pesquisa abaixo, a mais recente encontrada.

Pesquisa Nacional – Paraguai. Pesquisa realizada entre 22 e 27 de agosto de 2011 pelo instituto Ati Snead Consultores, com amostragem de 1.500 entrevistados acima dos 15 anos de idade.

Clube
% de torcida
1  Cerro Porteño
42,1 %
2  Olímpia
41,6 %
3  Guarani
6,2 %
4  Libertad
3,8 %
5  Nacional
2,4%
6  Sportivo Luqueño
1,7%

Fonte: Ati Snead Consultores, 2011.(f)

Note que o Libertad vem na quarta colocação, atrás do Guarani, ambos muito distantes de seus dois rivais. Os cinco clubes de maior torcida são todos da capital Assunção.

Mídia e Tevê

Na mídia paraguaia, os dois gigantes nacionais dividem o maior espaço. Libertad, Guarani e Nacional tem um espaço bem reduzido na TV. Os demais clubes paraguaios praticamente só aparecem nos holofotes quando enfrentam algum grande. Olímpia e Cerro são os clubes que mais recebem de direitos de TV e da Federação Paraguaia de Futebol.

O Libertad, apesar de terceira força do país, conta com o dinheiro e apoio político do seu mais ilustre torcedor, o atual presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. O clube conta ainda com uma boa estrutura, mais de 20 mil sócios, o que ajuda o clube a se manter tão competitivo quanto seus dois maiores rivais, mesmo sem tantos recursos da TV e federação.

Clubes mais vencedores do Paraguai

O clube mais vencedor do país é indiscutivelmente o Olímpia. Único clube paraguaio que possui títulos internacionais oficiais. E não são poucos: 8 títulos internacionais no total, entre eles, 3 Libertadores e 1 Mundial Interclubes (1979).

Nacionalmente, o Olímpia também domina. Cerro, Libertad e Guarani também possuem quantidade significativa de títulos nacionais.

Campeonato Paraguaio: Oficialmente chamado de Primera División, atualmente é disputado em sistema de Apertura e Clausura. A mudança ocorreu em 2008. Antes, de 1906 a 2007, era disputado com um campeonato por temporada, sendo profissionalmente a partir de 1935.

Veja o quadro de títulos dos clubes paraguaios:

Clube
Campeonato Paraguaio
Libertadores
Olímpia
39
3
Cerro Porteño
29
-
Libertad
16
-
Guarani
10
-
Nacional
9
-
Sportivo Luqueño
2
-
Sol de América
2
-

O Olímpia possui ainda 1 Mundial Interclubes, 1 Supercopa da Libertadores, entre outros títulos.

Maiores Clássicos do Paraguai

El Superclásico é o nome do jogo entre Olímpia x Cerro Porteño. Também chamado de Clásico del Fútbol Paraguayo, este jogo marca o duelo dos dois gigantes nacionais, os grandes rivais do país. É considerada uma das maiores rivalidades das Américas e do mundo. Apesar do Olímpia ser um clube muito mais bem sucedido historicamente, o confronto é caracterizado por um rigoroso equilíbrio. Em aproximadamente 400 partidas, a diferença de vitórias raramente fica acima de 2 ou 3 triunfos a favor de algum deles. Até esta data (julho/2013), o Olímpia tem 143 vitórias contra 141 do arqui-rival. O motivo da rivalidade é histórica. Os dois clubes cresceram ao longo dos tempos, protagonizando a disputa pelos títulos nacionais em um maior número de vezes. O Cerro tem origem popular, clube de camadas mais baixas, o que gerou para os paraguaios a imagem de um clássico onde um é referido como o clube do povão e o outro como o clube do sucesso, das glórias. O Superclássico é ainda o jogo de maior risco de confronto, com histórico de muitas ocorrências policiais em razão das brigas entre as barras-bravas das duas equipes. No cotidiano, a capital Assunção 'respira' Cerro Porteño e Olímpia, sendo o único jogo que pára a cidade e todo o país para acompanhar o clássico.

Clásico Blanco y Negro é o nome do clássico entre Olímpia x Libertad. Clássico importante, que ganhou mais repercussão nos últimos anos, quando o Libertad passou a ser considerado uma grande força do futebol paraguaio (tomando o posto do Guarani) e com isso, incomodar mais os dois gigantes da cidade. Os dois alvinegros fazem o que é considerado o segundo clássico mais importante da atualidade. Libertad e Olímpia são sediados em bairros vizinhos, o que gerava uma boa disputa principalmente no começo do século XX. Hoje em dia, olimpistas costumam ironizar os rivais alvinegros pelo dinheiro e apoio político do presidente da Conmebol.

Clásico del Vecindario é o clássico entre Cerro Porteño x Nacional. É um dos jogos mais tradicionais do Paraguai, entre os dois clubes do Barrio Obrero, que é um dos bairros mais famosos e populares da capital federal. É um bairro muito povoado e simpático, onde estão localizados os dois clubes. A distância entre uma sede e outra é a menor envolvendo os 5 principais clubes da capital. A proximidade sempre gerou uma grande rivalidade, que foi esfriando com o tempo, uma vez que o Cerro foi se tornando cada vez mais popular e vencedor, deixando seu vizinho bem para trás.

Clásico más añejo é como se referem ao jogo entre Olímpia x Guarani. É considerado o clássico mais antigo do país, dos dois clubes mais velhos em fundação. O Guarani ainda possui a terceira maior torcida do Paraguai, mas encontra-se muito enfraquecido, o que fez perder o posto de segundo maior rival dos olimpistas para o Libertad.

22 comentários:

  1. Post Muito Bom .. Explicando Bem Parabens !

    ResponderExcluir
  2. Achei legal bom conhecer um pouco sobre o campeonato paraguaio. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas mais interessante e que a equipe tradicional do Libertad tem menos torcida que o Guarani time que não e conhecido no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que para os torcedores que acompanham a Libertadores de forma mais constante o Guarani é conhecido sim.

      Excluir
    2. É conhecido sim, principalmente entre a torcida da travecada. Pergunte a qualquer curintiano. hahahahaha

      Excluir
    3. UMA TRIKA EMOCIONADA FALANDO DE TRAVECO, CHEGA A SER HILÁRIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

      Excluir
  4. Uma vez vi uma reportagem da revista Placar dizendo que a terceira maior torcida do Paraguai era do Sportivo Luqueño,da cidade de Luque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza é, fui no Paraguay e constatei isso e eles memso falam, e dizem ser a mais fanática

      Excluir
    2. Isso se dá pelo fato da torcida do luquenho,ser da cidade de Luke.A grande maioria da torcida local torce para o time que leva o nome da cidade.Isso também acontece com alguns times do interior,como o caso do 2 de Maio de Pedro Juan. Mas nacionalmente, tanto Guarani como libertad tem maiores torcidas do país. Geralmente, torcidas do interior leva mais torcidas aos estádios que times da capital,com exceção de cerro e olímpia. Isso da a falsa sensação que equipes do interior tem mais torcida que os dois(libertad e guarani).

      Excluir
  5. Muito bom, com tudo isso é boa coisa torcer pro Olimpia ou Cerro :D os maiores!

    ResponderExcluir
  6. Ainda estou lendo o site, mas já posso dizer que é demais. Os artigos sobre o futebol internacional são fenomenais. Parabéns!

    Sobre o Paraguai, especificamente, gostaria de saber se você tem informações sobre contratos de patrocínio e TV.

    Valew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não temos. Tem algumas coisas que são impossíveis de descobrir, por mais fantástica que seja a internet, que nos aproxima de contextos de diversos países.

      Excluir
  7. Parabéns pelo trabalho ! Tudo sobre futebol encontro Aqui !

    ResponderExcluir
  8. O apoio do Nicolaz Leoz que injetou dinheiro e organizou o Libertad financeiramente, tornou o clube com maior estrutura e saúde financeira do Paraguai, maior que o Cerro e o Olimpia, apesar da sua pequena torcida. Meu amigo morou em assunção e comentou isso, minha simpatia por um clube no paraguai é pelo Olimpia. Sou Paulista da capital SP.
    Parabens pelo documentário.

    ResponderExcluir
  9. Jogos (em todas as competições): 404
    Vitórias do Olímpia: 143
    Vitórias do Cerro: 142
    Empates: 119
    Gols Olímpia: 562
    Gols Cerro: 550

    Até 25/04/2014 - Fonte: Wikipedia

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante para quem está interessado em saber mais sobre o futebol no Paraguai, é bem explicativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Eu moro bem perto do Paraguai e sempre vou lá comprar umas bugingangas e, na verdade, quase todo mundo torce pro Cerro Porteño no interior. Essa torcida do Olimpia deve ser em Assunção. Inclusive comprei uma camisa do C Porteño, que é bem bonita 'digacidipaçaji' - by Crack Neto. KKK

    ResponderExcluir
  12. Interessante notar o renascimento do Guarani, que voltou a ganhar o campeonato paraguaio.

    ResponderExcluir
  13. Belo trabalho para de quem fez esse conteudo obg!

    ResponderExcluir
  14. Um cara fez o comentario desrespeitoso e homofóbico alí em cima e seu comentário foi postado..aff

    ResponderExcluir
  15. Interessante!!!
    Obrigada por compartilhar um conteúdo de modo simples e prático.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.