domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sinopse do futebol russo - Apresentação em detalhes do futebol da Rússia, os grandes clubes, as maiores torcidas, os mais vencedores e os principais clássicos do país

Este levantamento foi produzido pelo colaborador Pablo Martins.

Escrito por: Pablo Martins

Neste espaço, mostraremos uma compilação de informações inéditas, em se tratando de sites brasileiros, sobre os clubes russos. A Rússia é um país situado entre a Europa e a Ásia, ao norte dos dois continentes. Sua população é de mais de 143 milhões de habitantes, o que coloca a Rússia como o nono país mais populoso do mundo e o mais populoso do continente europeu. 

Com uma liga milionária, o Campeonato Russo cresce cada vez mais e, hoje, já conta com grandes jogadores de renome mundial, altos salários e grandes contratações. O futebol russo sempre foi tradicional e o país era a vanguarda do forte, competitivo e equilibrado futebol da extinta URSS. Os principais títulos e conquistas do futebol russo na Europa são a Eurocopa de 1960 (então URSS) e os títulos da Europa League (então Copa da Uefa) de CSKA (2005) e Zenit (2007).

Preferência pelo Futebol

O futebol é o esporte mais popular da Rússia. Quase 30% dos russos se declararam fãs de futebol e torcedor de algum clube do país. Esse número, porém, vem caindo nos últimos anos, segundo estudos. Em 2006, 36% dos russos se declaravam fãs de futebol, esse número caiu mais de 6% nos últimos sete anos o que contrasta com o crescimento da liga nacional nos últimos tempos.

Mapa da Rússia, com as principais cidades do país. Clique na imagem para ampliar a foto.



Maiores clubes da Rússia

Historicamente, no período da URSS, os três grandes clubes russos eram: Spartak Moscow, Dynamo Moscow e CSKA Moscow. Outros clubes como o Torpedo Moscow e o Lokomotiv Moscow eram tradicionais (sobretudo o Torpedo), tinham status de "grande" e com bastante representatividade dentro do futebol soviético. 

Entretanto, atualmente são 5 os times considerados grandes no contexto do futebol russo: Spartak Moscow, CSKA Moscow, Zenit, Dynamo Moscow e Lokomotiv Moscow. Internamente, outros dois clubes também podem ser considerados como "grandes": o Rubin Kazan, clube da cidade de Kazan, que detém certo status por conta do sucesso recente e o Torpedo Moscow, que apesar de todo seu sucesso estar atrelado ao passado, ainda é considerado um clube tradicional (o clube está há um bom tempo na segunda divisão).

Moscou: Spartak, CSKA, Dynamo e Lokomotiv.

São Petersburgo: Zenit.

Como podemos perceber, os clubes de Moscou dominam o cenário dos grandes clubes e o futebol russo de uma forma geral. O Zenit, apesar de historicamente não ter as mesmas glórias e status dos times de Moscou, hoje em dia por seus sucessos recentes, goza de grande prestígio e status dentro e fora do país.

Localização dos maiores clubes russos

Como já vimos, a capital da Rússia, Moscou, concentra a maior parte dos grandes times russos. Outro centro importante do futebol russo é a cidade de São Petersburgo, segunda maior cidade do país e um grande centro financeiro, cidade onde o Zenit está localizado.

As cidades russas onde estão localizados os maiores clubes do país.
Maiores torcidas da Rússia

Segundo diversos estudos e pesquisas, a maior torcida da Rússia é a do Zenit. A torcida do Zenit cresceu muito nos últimos anos acompanhando o sucesso nacional e internacional do clube. Em contrapartida, a torcida do Spartak Moscow caiu consideravelmente em números absolutos no mesmo período. Outro fator a ser considerado é o fato de o Zenit ser a maior torcida nas cidades russas onde não há um clube na primeira divisão nacional ou algum clube de sucesso. Um ponto importante é a aversão das outras cidades russas (principalmente das repúblicas separatistas) a tudo que seja relacionado com Moscou (a capital representa a dominação da Rússia sobre as repúblicas separatistas). Isso prejudica o tamanho das torcidas dos times de Moscou em outras cidades do país.

Embora as pesquisas de torcida não sejam comum na Rússia e no restante da Europa, alguns estudos foram realizados no país e os seguintes resultados foram obtidos:

Pesquisa Nacional 1 – Rússia. Pesquisa do instituto Nielsen, de 2011, que entrevistou mais 19.000 russos em todas as regiões do país. Pesquisa encomendada pelo Zenit:

Clube
% de torcida
1  Zenit
27%
2  Spartak Moscow
16%
3  CSKA Moscow
13%
4  Rubin Kazan
5%
5  Lokomotiv Moscow
3%
6  Dynamo Moscow
3%


Pesquisa Nacional 2 – Rússia. Pesquisa do Centro Russo de Pesquisa de Opinião Pública (VTsIOM), de junho de 2013, que entrevistou 1.600 pessoas de 130 assentamentos de 42 regiões da Rússia.

Clube
% de torcida
1  Zenit
21%
2  Spartak Moscow
17%
3  CSKA Moscow
17%
4  Dynamo Moscow
6%
5  Anzhi
5%
6  Rubin Kazan
5%
7  Lokomotiv Moscow
3%
8  Kuban Krasnodar
2%
9  Volga
1%


Como podemos perceber, os dados das duas pesquisas são bem diferentes. As preferências dos torcedores russos parecem ser bem voláteis e variar conforme o período. Uma outra pesquisa realizada em outubro de 2012 colocou o Spartak Moscow em primeiro lugar e deu os seguintes resultados sobre as 10 maiores torcidas do país:


Fonte: Divulgação na mídia russa. [Link]

Em algumas pesquisas nacionais, clubes de outros países da Europa como o Barcelona, Manchester United e o Real Madrid apareceram entre as 10 equipes de futebol mais populares do país. Um ponto importante é o predomínio do Zenit entre os torcedores mais jovens (18-29 anos), justificando a liderança do Zenit na maioria dos estudos.

O mapa abaixo mostra a maior torcida das cidades russas com mais de 1 milhão de habitantes:






.
Note que o Zenit possui a maior torcida em todas as principais cidades e regiões da Rússia, exceto na Região Metropolitana de Moscou, dominada pelos clubes da capital, em especial o Spartak.

Clubes russos e a mídia

O Campeonato Russo é uma liga milionária que a cada temporada conta com mais jogadores de destaque mundial. A Liga Russa tem relativa repercussão na Europa e vem atraindo mais fãs nos últimos anos. No Brasil, os canais ESPN detém os direitos de transmissão da liga.

Spartak, CSKA, Lokomotiv, Dynamo, Zenit e Rubin Kazan, são os clubes com maior repercussão na mídia e os times com o maior número de transmissões na TV. O Zenit, segundo estudos, é o clube com maior audiência na TV russa. Segundo um estudo do Instituto Nielsen, a partida de maior audiência na TV russa é o jogo entre Zenit x CSKA Moscow. 

A audiência média dos principais clubes da Rússia (em milhões de espectadores):

1. Zenit — 3,1
2. Spartak — 2,85
3. Spartak — 2,75
4. Kuban — 2,3
5. Rubin — 2,3


Fonte: Instituto Nielsen

Cotas de Tevê  As cotas da TV representam uma pequena parte das receitas dos times russos. Na temporada 2011/12, o campeão Zenit levou cerca de 5,3 milhões de euros relativos aos direitos de transmissão. Os outros times recebem de acordo com o tamanho de suas torcidas.

Receitas dos clubesO Campeonato Russo foi a sétima liga mais rica do mundo no ano de 2012, segundo estudo da Deloitte, ficando na frente de outros centros mais tradicionais. A maioria dos clubes russos têm donos magnata. Os times mais ricos do país são em ordem: Zenit, CSKA Moscow, Spartak Moscow, Dynamo e Lokomotiv.

Times mais vitoriosos da Rússia

O futebol russo tem dois períodos distintos: o primeiro corresponde ao Campeonato Soviético e o segundo, ao Campeonato Russo (a partir de 1992). No período soviético, os clubes com mais conquistas eram, na ordem: Spartak (12 títulos), Dynamo Moscow (11 títulos) e CSKA Moscow (7 títulos). No período pós 1992, seis clubes conquistaram o campeonato russo. Internacionalmente, os únicos clubes russos que conquistaram títulos europeus foram CSKA e Zenit.  O quadro abaixo mostra a quantidade de títulos por clube no campeonato russo e nas competições europeias:

Clube
Campeonato Russo
Europa League
Spartak Moscow
9
-
CSKA Moscow
4
1
Zenit
3
1
Rubin Kazan
2
-
Lokomotiv
2
-
Alania
1
-


Maiores Clássicos da Rússia

Grande Clássico de Moscou é o jogo entre Spartak x CSKA. É o clássico de maior rivalidade, maior repercussão e maior importância no contexto do futebol russo. O Spartak é conhecido como “o time do povo”, o CSKA é conhecido “os soldados”. Ambos os clubes tiveram forte importância política na URSS, o Spartak tem sua origem ligada ao operariado russo, já o CSKA, foi fundado por militares do exército russo (CSKA em russo significa Clube Central do Exército). Nos dias de jogos entre os dois grandes rivais, é comum às duas torcidas exaltarem suas origens, sobretudo a torcida do CSKA. O confronto também é conhecido como o confronto dos cavalos x porcos, mascotes de CSKA e Spartak respectivamente. É o confronto das duas maiores torcidas da capital russa e que mais leva público aos estádios.

Derby Spartak Moscow Vs. Dynamo Moscow é o nome do clássico entre Spartak x Dynamo Moscow. É um clássico de muita história e tradição, o clássico dos dois clubes russos mais fortes no período de futebol soviético. Por conta da queda do Dynamo Moscow nas últimas décadas, a rivalidade entre os dois times diminuiu consideravelmente, mas essa partida continua muito importante no calendário russo. Um outro fator que contribui para a rivalidade entre os dois times, é a boa relação dos torcedores do Dynamo com os torcedores do CSKA (maior rival do Spartak), essa relação de amizade é um ingrediente a mais para o clássico.

Derby Spartak Moscow Vs. Lokomotiv Moscow é o nome do clássico entre Spartak x Lokomotiv. Embora não tenha tanta história como os outros clássicos da cidade de Moscou, a rivalidade entre Spartak e Lokomotiv existe e os jogos entre as duas equipes são de relativa importância no futebol russo, principalmente na capital.

Clássico Spartak Moscow Vs. Zenit é o duelo entre Spartak x ZenitÉ um clássico nacional de muita rivalidade e importância no futebol russo por envolver as duas maiores torcidas do país. Para os torcedores do Zenit, o Spartak Moscow é o maior rival, embora, essa rivalidade não seja correspondida da mesma forma pelos torcedores do Spartak, que têm maior rejeição pelos clubes vizinhos de Moscou.

Clássico Lokomotiv Moscow Vs. Torpedo Moscow é o confronto entre Lokomotiv x Torpedo. Trata-se de mais uma importante rivalidade entre torcidas da capital russa. 

Existem outras rivalidades regionais na Rússia, mas bem menores do que as rivalidades citadas.

12 comentários:

  1. Meus parabéns pela matéria...pela primeira vez vejo o futebol russo tão bem postado num site/blog brasileiro,tínhamos dificuldades pra saber um pouco mais do futebol daquele país.

    ResponderExcluir
  2. Seria um bom momento para anlisar a Ucrania. Até

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente artigo desse blog. Parabéns! Se possível, façam uma sinopse do futebol da Colômbia. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Faz o do espanhol, ucraniano e holandes

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o Blog. Faz uma sinopse do futebol grego? Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Furada, impossível o Zenit ter tudo isso de torcedores, é mentira!
    Quem fez isso tem que voltar a estudar.

    ResponderExcluir
  7. As fontes estão na matéria, é só olhar! A propósito, deixem bem claro que a principal pesquisa foi feita em pedido do próprio Zenit e, por isso, postei outras pesquisas independentes.

    Pablo - Autor da sinopse.

    ResponderExcluir
  8. se essa pesquisa estiver certa a torcida do zenite e maior que a do flamengo, pq 27% 143 milhoes de pessoas sao 38 milhoes, e a torcida do spartak e cska sao maiores q a do corinthians pq 16% de 143 milhoes sao 22 milhoes de pessoas, isso sem contar as torcidas da india e da china

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas 30% dos russos se declararam fãs de futebol. 30% equivale à 50 milhões de russos, aproximadamente. O Zenit tem sua torcida nessa margem.

      Pablo - autor da sinopse.

      Excluir
  9. Parabéns pela matéria, a melhor que li sobre o futebol russo.

    ResponderExcluir
  10. В 3-м туре чемпионата Франции ПСЖ примет Мец.

    Эксперты ODDS.am считают, что в матче не будет забито больше четырех голов. В Париж Мец отправится в статусе аутсайдера, но это совершенно не значит, что у гостей будет проходной двор в обороне, а фаворит будет реализовывать каждый момент, бросившись на соперника сломя голову. Вероятнее всего, не стоит в этом матче ждать повторения результата прошлого поединка между клубами на "Парк-де-Пренс", когда парижане выиграли со счётом 5:0. Сейчас чемпион находится не в кондициях для погромов.

    Другие доводы в пользу этого прогноза доступны на странице матча.

    Игра начнется 16 сентября в 22:00 мск. https://odds.am/ru/news/6776/bukmekeri-predlozhili-stavku-na-match-pszh---mec-v-chempionate-francii/

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela Matéria! Deu pra saber um pouco sobre o futebol russo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Publicaremos preferencialmente os comentários não-anônimos. Comentários anônimos desrespeitosos serão apagados. Comentários racistas, xenofóbicos e preconceituosos são proibidos e seus autores poderão responder judicialmente.